(19-11-2018 às 10:48)dmanteigas Escreveu: O DCT é "scooterizar" a condução da mota. Eu dispenso, nem tenho qualquer curiosidade em experimentar. Já conduzi scooter vários anos, sei perfeitamente a sensação de apenas acelerar a conduzir, não me interessa se uma tem barulho de mudanças a entrar e a outra não. Claro que entre os dois "males" optaria sempre pelo DCT em vez da scooter "tradicional" uma vez que sempre me poderia divertir a usar o joystick para meter e tirar mudanças.
Manteigas, pá... Neste momento meteste o Corradino D'Ascanio a dar voltas no túmulo.
O conceito scooter é completamente dissociável do mero acto de apenas "acelerar e travar", sem necessidade de meter mudanças. Nem a primeira implica necessariamente a segunda, até porque as primeiras scooters tinham precisamente caixa manual... e o maior símbolo delas, a mítica Vespa, durante muitos anos recorreu exclusivamente a caixa manual.
Aliás, a adopção de transmissão por variador contínuo ocorreu bem depois, e mais porque a ergonomia da scooter e a forma como o condutor vai sentado, com os pés num estrado, não torna muito prático o acto de meter mudanças com o pé (ainda que as houvesse)... talvez por isso mesmo muitas scooter de caixa manual recorriam a um comando da mesma no punho ou por alavanca.
O DCT, por seu lado, é não mais que é uma caixa automática desenvolvida pela Honda, para motos, tal como existem e até estão na moda "nos automóveis". E também como a maioria destes, tem a possibilidade de ser usada em modo "pilotado", através de patilhas (e não joystick).
(19-11-2018 às 17:43)dmanteigas Escreveu: Mas a verdade é que muito provavelmente o futuro andará por aqui... motas com DCT, carros com mudanças automáticas... a grande maioria das pessoas conduz por necessidade, portanto tudo o que reduza o "fardo" de conduzir é sempre bem aceite.
Até vejo mais iso é com os célebre carros autónomos (sem condutor)... em que até às motos a coisa parece estar a querer chegar.
https://www.andardemoto.pt/moto-news/394...-autonoma/ (19-11-2018 às 19:30)dmanteigas Escreveu: No QS tu metes e tiras mudanças na mesma. Só que em vez de seres tu a cortar a aceleração manualmente um dispositivo faz isso por ti.
Uma caixa automática (goste-se ou não), também não deixa de ser um dispositivo que faz as passagens de caixa, por ti...