Fábrica da Tesla em Portugal? Sim, é possível
Assinar a petição online (carta aberta) para Elon Musk
Todos querem a fábrica de carros e baterias da Tesla: AICEP, Ministério da Economia, diversas autarquias e até um grupo informal criado no Facebook.
Há muitos portugueses empenhados em convencer o patrão da Tesla de que Portugal é a melhor escolha para instalar a Gigafactory 2
O anúncio de que a marca norte-americana de veículos eléctricos Tesla pretendia ter uma fábrica de baterias em solo europeu pôs tudo a mexer: do Ministério da Economia à agência que capta investimento para Portugal, o AICEP, passando ainda por um grupo informal que foi criado no Facebook no sábado e que, hoje, conta já com mais de 55.000 membros.
![[Imagem: EKDSQLA.jpg]](http://i.imgur.com/EKDSQLA.jpg)
O patrão da Tesla, Elon Musk, é conhecido por ser extremamente activo nas redes sociais. Em particular, no Twitter. E é justamente por esse canal que o grupo designado “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!” quer convencê-lo a instalar no nosso país a segunda Gigafactory da marca. Como? Enviando-lhe o seguinte tweet: “@elonmusk, 100.000 Portuguese are welcoming you to Portugal”.
A Tesla deverá escolher o local que irá receber a Gigafactory 2 no primeiro trimestre de 2017. Ao que se sabe, estão na corrida, para além de Portugal, Espanha, França, Holanda e também alguns países da Europa de Leste. “Podemos oferecer à Tesla inúmeras vantagens”, sustenta André Marquet, um dos fundadores do grupo, sublinhando que uma delas passa, desde logo, por “não existir nesses países, até agora, nenhum movimento” semelhante ao“Bring Tesla Gigafactory to Portugal!” Isso será decisivo para convencer Elon Musk? “É possível. Pode não ser determinante, mas a dinâmica que entretanto se gerou e que está a crescer de dia para dia só pode ajudar”, opina André Marquet.
O Governo português já estabeleceu conversações com a marca norte-americana, que se aprofundaram aquando da visita a Portugal de uma delegação da Tesla Motors, liderada por Douglas Alfaro e que incluía o responsável pelas Infra-estruturas de Carregamento na Europa. De acordo com a nota de agenda do Ministério do Ambiente, um dos tópicos do encontro foi “a possibilidade de atracção de projectos de investigação e desenvolvimento da Tesla, tirando partido da infra-estrutura rodoviária de classe mundial existente em Portugal”.
Em Sparks, no estado norte-americano do Nevada, onde foi instalada a primeira Gigafactory, foram investidos mais de 5.000 milhões de dólares com a previsão de criar 6.500 postos de trabalho directos e 11 mil indirectos, avança a imprensa americana. Números impressionantes, mas que deverão adquirir ainda maior expressividade no caso da Gigafactory 2, já que esta unidade industrial não irá produzir apenas baterias de iões de lítio, mas também os modelos da marca.
Assinar a petição online (carta aberta) para Elon Musk
Todos querem a fábrica de carros e baterias da Tesla: AICEP, Ministério da Economia, diversas autarquias e até um grupo informal criado no Facebook.
Há muitos portugueses empenhados em convencer o patrão da Tesla de que Portugal é a melhor escolha para instalar a Gigafactory 2
O anúncio de que a marca norte-americana de veículos eléctricos Tesla pretendia ter uma fábrica de baterias em solo europeu pôs tudo a mexer: do Ministério da Economia à agência que capta investimento para Portugal, o AICEP, passando ainda por um grupo informal que foi criado no Facebook no sábado e que, hoje, conta já com mais de 55.000 membros.
![[Imagem: EKDSQLA.jpg]](http://i.imgur.com/EKDSQLA.jpg)
O patrão da Tesla, Elon Musk, é conhecido por ser extremamente activo nas redes sociais. Em particular, no Twitter. E é justamente por esse canal que o grupo designado “Bring Tesla Gigafactory to Portugal!” quer convencê-lo a instalar no nosso país a segunda Gigafactory da marca. Como? Enviando-lhe o seguinte tweet: “@elonmusk, 100.000 Portuguese are welcoming you to Portugal”.
A Tesla deverá escolher o local que irá receber a Gigafactory 2 no primeiro trimestre de 2017. Ao que se sabe, estão na corrida, para além de Portugal, Espanha, França, Holanda e também alguns países da Europa de Leste. “Podemos oferecer à Tesla inúmeras vantagens”, sustenta André Marquet, um dos fundadores do grupo, sublinhando que uma delas passa, desde logo, por “não existir nesses países, até agora, nenhum movimento” semelhante ao“Bring Tesla Gigafactory to Portugal!” Isso será decisivo para convencer Elon Musk? “É possível. Pode não ser determinante, mas a dinâmica que entretanto se gerou e que está a crescer de dia para dia só pode ajudar”, opina André Marquet.
O Governo português já estabeleceu conversações com a marca norte-americana, que se aprofundaram aquando da visita a Portugal de uma delegação da Tesla Motors, liderada por Douglas Alfaro e que incluía o responsável pelas Infra-estruturas de Carregamento na Europa. De acordo com a nota de agenda do Ministério do Ambiente, um dos tópicos do encontro foi “a possibilidade de atracção de projectos de investigação e desenvolvimento da Tesla, tirando partido da infra-estrutura rodoviária de classe mundial existente em Portugal”.
Em Sparks, no estado norte-americano do Nevada, onde foi instalada a primeira Gigafactory, foram investidos mais de 5.000 milhões de dólares com a previsão de criar 6.500 postos de trabalho directos e 11 mil indirectos, avança a imprensa americana. Números impressionantes, mas que deverão adquirir ainda maior expressividade no caso da Gigafactory 2, já que esta unidade industrial não irá produzir apenas baterias de iões de lítio, mas também os modelos da marca.
Honda CX 400 '83 Eurosport