Como prevenir ferrugem na moto? [Manutenção]
#1
Boas

Já no ano anterior, deparei-me com alguns vídeos deste Sr acerca de manutenção da mota e certos produtos a usar, e deparei-me com um usado mais no inverno e na altura das chuvas e frio - ACF-50

ACF-50 é um produto usado na aviação e serve para evitar a ferrugem nos metais, inclusivamente bastante usado nas motas -> http://www.acf-50.co.uk/motorcycle/streetbike.htm

 -> o vídeo é este, de como aplicar na mota: 


https://youtu.be/jjx5gqBZLfk


Entretanto encontrei outros produtos similares e um vídeo comparativo entre todos eles, avanço desde já que o ACF-50 ficou em 3o lugar:

https://youtu.be/R5LSxpoqcWo


Alguém usa algum produto destes ou similares?
Velasquez87

"Autorizo a meterem-se com piadolas à minha pessoa!! 
Não me responsabilizo a pagar na mesma moeda"



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#2
Tenho uma Honda... conhecida e reconhecida pela qualidade de construção!
Oxidação e ferrugem são coisas que não lhe assiste! lol troll
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#3
(15-11-2018 às 14:07)carlos-kb Escreveu: Tenho uma Honda... conhecida e reconhecida pela qualidade de construção!
Oxidação e ferrugem são coisas que não lhe assiste!  lol  troll

Carlos, não é bem assim. 
Poderá ser assim caso ela no inverno pouco saia da garagem, mas quem faz a sua vida quer seja no verão ou inverno à chuva, estes produtos são uma mais valia.

A minha SV quando a adquiri em Janeiro também estava impecável...12 mil kms depois de um inverno rigoroso, as bainhas tinham ganho alguns pontinhos...

Estes produtos servem mesmo nesse propósito, usar duas vezes no outono/inverno/primavera e certamente que o material agradece.
Velasquez87

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#4
Velazquez... Sei disso.... estou apenas no gozo! troll

É certo que motos expostas mais prolongadamente a agentes atmosféricos nocivos, que estejam quase sempre na rua ou em que o seu habitat normal de circulação sejam zonas costeiras / marítimas, estão mais sujeitas a isso.

Tenho um bom exemplo, não tanto na Honda, mas mais em concreto na BMW, em que grande parte das pessoas se queixa de parafusos ferrugentos, zonas "picadas" ou com pontinhos de oxidação, tinta do motor a estalar, etc... na minha ex F800ST, tirando as jarras que estavam a descascar o acabamento de superfície em zonas pontuais, tudo o resto se mantinha relativamente em bom estado. Mas por norma as minhas motas têm garagem ou estacionamento coberto (seja em casa como no trabalho). E tirando outras deslocações que obrigue a ficar na rua, isso acabam a ser excepções.

Ainda que também seja um bocado picuinhas no tratamento e manutenção do material. Embora não use nenhum produto xpto para esse fim, por norma a mota costuma estar sempre limpa e cuidada, como sabes... e isso, no tempo, ajuda a evitar essas mazelas inestéticas.
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#5
Na minha cbf tinha dois ponto de ferrugem na parte superior na suspensão! nunca usei tais produtos talvez por isso... lol
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#6
A Artax tem pontos de ferrugem por todo o lado....


Prontos, vou falar a sério.

A oxidação é algo difícil de evitar.
No entanto este tipo de produtos, se bem usados e fazendo-o com critério podem ajudar a que se atrase esse processo de oxidação.

No entanto, acho este tipo de tratamentos mais efectivos para as motas que não andam do que paras as motas que andam diariamente.
Uma mota que ande diariamente sofre todo tipo de agressões que podem ser futuros focos de oxidação e que este produto não protege, como podem ser as acções abrasivas de pedras e areias, assim como objectos estranhos. A água das chuvas de Inverno entrenham-se onde dificilmente chega esse produto, existem elementos mecânicos que não podes proteger (o caso dos discos de travão) e os ciclos de temperatura, quer se queira quer não, ajudam a que os focos de oxidação se acelerem.

Inevitavelmente, seguindo os conselhos de sempre, a melhor forma de evitar que se oxiden os metáis da tua mota é lavando-a frequentemente, secar e lubrificar.
I just don't run with the crowd!

http://www.loneriderendlessroad.com
  




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