CB125f... What's next?
#31

(10-10-2017 às 17:43)Diogo.fps Escreveu:  ACSousa, fiz esse exame este ano, antes disso tinha enviado um mail à APEC com perguntas, isto foi o que me responderam. Deve responder às tuas dúvidas smile

[Imagem: nzBXfMG.png]
Obrigado! Sabes que mota eles têm lá? E como foi o exame?
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#32

ACSosua ' Escreveu:  Obrigado! Sabes que mota eles têm lá? E como foi o exame?
Uma mt07 e uma ER6N. Eu fiz na ER6N, não gostei da mota (muito morta) mas funcionava tudo bem e para o objectivo que foi, serviu smile

Foi igual a um exame normal. Mas aconselho-te a teres uma aula em escola de condução antes, ou pelo menos praticares por ti antes, porque a maneira como tens que conduzir no exame é muito diferente da que qualquer pessoa conduz na estrada, e como já conduzes no dia a dia já tens hábitos diferentes.
No meu caso não me preparei, fiz mesmo muita merda, a meio do caminho exame já tinha assumido que ia chumbar. Nem os 8 sabia fazer (com todas as regras que ensinam nas escolas de condução pelo menos). Não sei como o homem passou-me, mas disse-me que se tivesse apontado tudo tinha chumbado umas duas vezes.
Foi o meu pai que andou com ele no carro durante o exame e deve ter-lhe dito que eu andava com uma 600 no dia a dia aos anos, deve ter ajudado a convencê-lo

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#33

Isso dos exames é a maior punheta que nos enfiaram, mas como os portugueses são cornos mansos e só se revoltam nas internets (contra mim falo), não se passa nada.

Tenho a A2 desde Dezembro 2016.
24 anos feitos a 20 de Outubro, logo posso tirar a categoria A. Como é possível ter que tirar a cat A pela escola de condução e não, somente, pelo IMTT só porque não tenho 2 anos de carta? Ora, isto leva a que tenha de obter um comprovativo médico (sim, até porque eu nem conduzo todos os dias lol) e pagar as aulas de condução.

Money talks..e coisa da prima!! evil
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#34

Esta cena da A2 não tem grande jeito

Eu, aos 20 anos podia conduzir qualquer mota, sem tretas.

O último exame de código que fiz foi com 16 anos para sub categoria A1


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#35

As limitações financeiras que deixas antever em todo o teu discurso são meio caminho andado para deixares a mota encostada perante a primeira adversidade com que te depares.

Se andas a contar os tostões para a carta... para a mota, seja usada ou nova a crédito... seguro, etc. etc. etc., quando tiveres uma simples manutenção que não possas adiar, como fazes? Quando deixares cair a mota para o lado e partires qualquer coisa, como fazes? Quando a mota tiver uma avaria, como fazes? Qualquer despesa fora do previsto será claramente um problema que terás dificuldade em resolver.

Não quero parecer um Velho do Restelo, nem "cortar o teu barato". Sou daqueles que acha que quanto mais gente andar de mota, melhor. Mas no teu lugar pensava duas vezes se realmente tens condições para fazer aquilo que pretendes sem te arrependeres mais tarde...
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#36

(11-10-2017 às 00:27)marco.clara Escreveu:  As limitações financeiras que deixas antever em todo o teu discurso são meio caminho andado para deixares a mota encostada perante a primeira adversidade com que te depares.

Sim, convém ter em atenção que peças e manutenção numa mota das que queres comprar deverá ficar qualquer coisa mais caro que na tua CBF (além dos consumos, que vão ser tipo o dobro ou mais, claro)

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#37

(11-10-2017 às 00:27)marco.clara Escreveu:  As limitações financeiras que deixas antever em todo o teu discurso são meio caminho andado para deixares a mota encostada perante a primeira adversidade com que te depares.

Se andas a contar os tostões para a carta... para a mota, seja usada ou nova a crédito... seguro, etc. etc. etc., quando tiveres uma simples manutenção que não possas adiar, como fazes? Quando deixares cair a mota para o lado e partires qualquer coisa, como fazes? Quando a mota tiver uma avaria, como fazes? Qualquer despesa fora do previsto será claramente um problema que terás dificuldade em resolver.

Não quero parecer um Velho do Restelo, nem "cortar o teu barato". Sou daqueles que acha que quanto mais gente andar de mota, melhor. Mas no teu lugar pensava duas vezes se realmente tens condições para fazer aquilo que pretendes sem te arrependeres mais tarde...

Pff...facil
Se a mota custar 100, pedir logo 125... ! 
Assim esta sempre coberto duma eventualidade, a isto chama-se ser prevenido.


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#38

(11-10-2017 às 00:27)marco.clara Escreveu:  As limitações financeiras que deixas antever em todo o teu discurso são meio caminho andado para deixares a mota encostada perante a primeira adversidade com que te depares.

Se andas a contar os tostões para a carta... para a mota, seja usada ou nova a crédito... seguro, etc. etc. etc., quando tiveres uma simples manutenção que não possas adiar, como fazes? Quando deixares cair a mota para o lado e partires qualquer coisa, como fazes? Quando a mota tiver uma avaria, como fazes? Qualquer despesa fora do previsto será claramente um problema que terás dificuldade em resolver.

Não quero parecer um Velho do Restelo, nem "cortar o teu barato". Sou daqueles que acha que quanto mais gente andar de mota, melhor. Mas no teu lugar pensava duas vezes se realmente tens condições para fazer aquilo que pretendes sem te arrependeres mais tarde...
A história de comprar uma a crédito já foi por àgua abaixo... E claro que sei dessas adversidades de que falas. 
Penso que um MT-03 usada seja a melhor escolha, na altura certa
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#39

Boas Malta! Ja ha orçamento!! Ja tenho duas na mira, uma cb500f de 2017 com menos de 10000km e outra que e a cb500x de 2017 com 2000km... Mas primeiro tenho de despachar a minha 125cc para poder ir buscar uma destas. Que opinioes têm destes modelos?
Ah, e ja agora... Qual sera a desvalorizacao que ha na venda da minha 125 num stand em vez de vender no olx?

Cumps V
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#40

CB500X, há por ai algumas no Forum, é perguntar o que acham delas. A outra, não sei...
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