BMW R1150 GS
#1

Boa noite camaradas

Ajudem me com uma dúvida: a 1150 de 2003 é melhor e mais fiável que a 1200 até 2007?

Tenho visto alguns anúncios e as 1150 andam ao mesmo preço que as 1200, e em alguns casos (as menos km) até mais caras.

Vocês que percebem disto, é mesmo assim, as 1150 são as melhores?

Boas curvas
Responder
#2

Penso que sejam exactamente a mesma coisa, ambas são fiáveis e robustas.

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#3

Se fores a um concessionário vão te dizer que são diferentes porque a 1200 tem um pacote tecnológico mais avançado, uma melhor distribuição de peso, melhor maneabilidade e maior facilidade de deslocação com motor desligado...uma maior leveza do conjunto digamos.
Tenta um test drive, ou pelo menos sentares em ambas e veres como te ajustas
Responder
#4

A 1150 é melhor  cool
Responder
#5

A geração 1150 é descendente directa do primeiro boxer 4 valve de 1100cc e a 2ª geração destes. Em concreto pouco muda em relação a estes.
Nos 1200 já existem mais gerações e evoluções, desde os oil head a acabar no último air/water head (antes dos 1250).

O problema nestas motas nem sequer é a mecânica, pois o boxer é um motor comprovadamente fiável, robusto e com bastante longevidade (basta ver a forma como muitas são usadas).

O problema acaba a ser mais a electrónica, que quanto mais evoluas nas sucessivas gerações, mais complexa (e consequentemente problemática) se pode tornar. Problemas com moduladores de ABS, com suspensões electrónicas (ESA), Controlo de estabilidade (ASC), imobilizador electrónico (EWS), centralinas, CanBus, etc., não são raros. Aliás, tem havido recalls mais ou menos massivos com o objectivo de colmatar algumas falhas da electrónica das motos BMW (boxers incluídas) e que quanto mais recente o modelo seja, mais complexa se torna.
Aliás, chegou ao ponto da malograda situação dos compradores das "R1200" com ESA, em 2014, obrigados a encostar a mota durante mais de 1 mês enquanto a marca procurava solucionar o problema... aonde até troca de moto e compensações monetárias aconteceram.

Portanto é relativo afirmar quais são as (parafraseando-te) «melhores", de entre essas que apontas. Claro que se espera que uma moto das gerações desses anos que falas, tenham já na medida do possível, solucionado todas as questões mais problemáticas e que a teres eventuais chatices, tenham mais que ver com a idade do material do que propriamente com questões de construção e respectiva fiabilidade.

Quanto aos preços entre as 2003 e 2007, que referes, a acontecer, acho que acaba apenas a ser uma mera questão de mercado e maior ou menor especulação que haja... e não tanto a ver com a fiabilidade delas, respectivamente.
As BMW nunca foram baratas... e mesmo no mercado de usados, pelo menos em PT, são extremamente sobrevalorizadas, independentemente do ano.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)