BMW K1300 S "a última superdesportiva K"
#1

viva

BMW K1300 S

[Imagem: Screenshot-2021-02-12-at-11-57-47.png]

a BMW K1300 S substituíu a K1200 S, tendo sido apresentada a 07 de Outubro de 2008 no Salão de Colónia como comemoração dos 25 anos da série K; e começado a ser vendida em Fevereiro de 2009

[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-11-46-30.png]

foi produzida na fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha até Setembro de 2015

sendo um desenvolvimento da K1200 S, trouxe um grande incremento de qualidade geral, performance e 136 cc de capacidade do motor face à antecessora

tinha também um potente motor de 175 cv (+ 8 cv que a K1200 S), novas carenagens mais aerodinâmicas e um novo sistema de escape

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-15.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-16.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-17.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-18.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-19.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-20.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-21.png]

o motor foi completamente revisto, sob a supervisão da empresa de engenharia inglesa Ricardo, que tinha anteriormente concebido a transmissão do Bugatti Veyron

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-8.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-14.png]

introduziram ainda um veio de transmissão melhorado, que reduziu o ruído na roda traseira e aumentou a eficiência nas passagens de caixa

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-2.png]

para optimizar o fluxo de ar, a caixa de ar e condutas foram alteradas

a transmissão e o chassis foram também revistos

a BMW K1300 S estreou ainda a nova geração de botões, abandonando os tradicionais BMW, substituindo-os por botões normais como na concorrência, mais compactos

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-1.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-10-at-11-51-54.png]

o sistema electrónico de ajuste da suspensão ESA foi totalmente revisto, tendo sido lançada a nova geração ESA II

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-13.png]
[Imagem: Duolever600.jpg]

o farolim é em LEDs

[Imagem: 19bmw-k1300-s.png]

uma novidade introduzida - opcional - foi o Shift Assistant, que permitia fazer passagens de caixa (para cima) sem utilizar a embraiagem: quando a mudança de cima é engrenada, a ignição e injecção são interrompidas durante 50 milisegundos; o que permite não só engrenar mais rapidamente como também poupar na vida útil dos discos da embraiagem

[Imagem: 2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-phot...ery-10.jpg]

outra opção era um painel de instrumentos HP totalmente digital LCD em 2D (estilo MotoGP), com cronómetro de circuito; elementos em carbono; pack desportivo HP; e escape de rendimento Akrapovic

[Imagem: hqdefault.jpg]
[Imagem: 20170419-162701-1024x576.jpg]
[Imagem: 2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-phot...ery-11.jpg]

comparativamente com a K1200 S, a K1300 S:

- é 8 cv mais potente
- tem 10 Nm mais binário
- é 6 kg mais pesada
- é mais veloz 1 km/h
- é 0.10 s mais lenta nos 0 - 100 km/h
- é 14 mm mais comprida
- é 10 mm mais alta
- tem a mesma largura
- tem mais 13 mm de distância entre eixos
- consome em média menos 0.5 L/100 km
- era € 550 mais cara que a K1200 S (nova na Alemanha)

antecessora: BMW K1200 S
sucessora: BMW S1000 RR

algumas concorrentes na altura: Ducati 1098/1198/1199 + Honda CBR 1000 RR FireBlade + Honda VFR 1200 F + Kawasaki Ninja ZX-14 + MV Agusta F4/R/RR/RC + Suzuki GSX-R 1000 + Suzuki GSX-R 1300 Hayabusa + Triumph Sprint ST 1050 + Yamaha YZF-R1

especificações técnicas:

- anos de produção: 2008 a 2015 (7 anos)
- local de produção: fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha
- código do modelo: K40
- motor: 4 cilindros em linha transversais @ 55º, 4T, dupla árvore de cames à cabeça DOHC, corrente interna, 16 V, 1 293 cc, Euro 3
- diâmetro x curso: 80.0 x 64.3 mm
- compressão: 13.0:1
- potência máxima: 175 cv @ 9 250 rpm
- binário máximo: 140 Nm @ 8 250 rpm
- 0 - 100 km/h: 2.9 s
- velocidade máxima: 281 km/h
- refrigeração: líquida c/ depósito de 2.55 L
- alimentação: injecção electrónica BMS-K c/ corpos de 46 mm
- alternador: trifásico 580 W c/ 50 Amperes
- bateria: Yuasa YTX 14 BS, 12 V 14 AH, sem manutenção
- velas: NGK KR9CI
- sistema de escape: 4-2-1 c/ catalizador de 3 vias + silenciador hexagonal em aço inoxidável @ 9.4 kg
- quadro: bridge frame em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro em aço tubular + mono-braço traseiro em alumínio
- embraiagem: multidiscos em banho de óleo, accionada hidraulicamente
- transmissão: caixa de 6 velocidades tipo cassete + veio de transmissão final de 2 níveis sem manutenção
- suspensão frontal: Duolever c/ mono-amortecedor central + 125 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- suspensão traseira: EVO Paralever c/ mono-amortecedor central + 135 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- travagem frontal: 2 discos ventilados Ø 320 mm c/ 4 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- travagem traseira: 1 disco ventilado Ø 265 mm c/ 2 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- jante frontal: alumínio 3.50 x 17" MT H2
- jante traseira: alumínio 6.00 x 17" MT H2
- pneu frontal: 120/70 ZR 17" @ 2.5 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- pneu traseiro: 190/55 ZR 17" @ 2.9 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- depósito de óleo: 3.5 L, atrás do motor c/ 2 bombas + filtro de óleo na parte esquerda da moto + radiador de óleo sob a óptica frontal
- depósito de combustível: 19 L (incluíndo 4 L de reserva)
- consumo médio: 5.8 L/100 km
- autonomia média: 327 km
- comprimento: 2 196 mm
- largura: 905 mm
- altura: 1 221 mm
- distância entre eixos: 1 585 mm
- altura do assento: 820 mm (790 mm na posição mais baixa)
- peso a seco: 228 kg
- peso em cheio: 254 kg
- peso máximo admissível: 460 kg
- algumas cores: Cinza Granito Metalizado + Cinza Claro Metalizado c/ realces em Vermelho Magma + Laranja Lava Metalizado
- PVP na Alemanha (2009): € 15 750
- preço usadas em Portugal (2021): € 7 500 - € 12 750

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-11.png]
[Imagem: 20170419-162252-1024x576.jpg]
[Imagem: bmw-k1300s-uper-view.jpg]
[Imagem: Screenshot-2021-02-11-at-13-19-42.png]
[Imagem: bmw-k1300s-2009-test-3.jpg]
[Imagem: bmw-k1300s-2009-test-1.jpg]
[Imagem: bmw-k1300s-19.jpg]
[Imagem: bmw-k1300s-3.jpg]
[Imagem: AC-Schnitzer-K1300-S.jpg]

https://www.youtube.com/watch?v=ttpj0BpHtOs

boas curvas & óptimas rectas

Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT 987cc-90cv
ex-Yamaha XJ 600 Diversion S 599cc-61cv
ex-Suzuki GS 500 E 487cc-52cv
ex-Suzuki GN 125 124cc-13cv
ex-Suzuki AYWR 50 Katana 49cc-7cv
Responder
#2

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-10.png]
[Imagem: 2009-BMW-K1300-Si.jpg]
[Imagem: bmw-k1300s-30th-anniversary-like-new-1.jpg]
[Imagem: Bmw-k1300s-1.jpg]
[Imagem: Screenshot-2021-02-11-at-12-58-25.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-11-at-12-56-58.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-12.png]
[Imagem: bmw-k1300s-2.jpg]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-9.png]
[Imagem: 2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-photo-gallery-8.jpg]
[Imagem: Screenshot-2021-02-11-at-12-47-38.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-11-at-12-46-10.png]
[Imagem: transferir.jpg]
[Imagem: unnamed-1.jpg]
[Imagem: Bmw-K-S-Wallpapers-Wallpapers-Free-Wallp...1300-S.jpg]
[Imagem: 2012-BMW-K1300-SHPa.jpg]
[Imagem: bmw-2009-k1300-16.jpg]
[Imagem: 17232fa89b34dc1cfd92a51d07eeaa63.jpg]
[Imagem: 0f0883c85c64c2e455855e7df7b91464.jpg]
[Imagem: 3472.jpg]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-7.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-6.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-5.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-4.png]
[Imagem: 25112.jpg]
[Imagem: k1300s-2g.jpg]
[Imagem: bmw-k1300s-hp-and-dy-3-800x0w.jpg]
[Imagem: 2013-bwm-k-1300-s-5-1600x0w.jpg]
[Imagem: 2016-BMW-K-1300-S-CB485932586.jpg]
[Imagem: 02bmw-k1300-s.png]
Responder
#3

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-3.png]
[Imagem: 22bmw-k1300-s.png]
[Imagem: 07bmw-k1300-s.png]
[Imagem: 29bmw-k1300-s.png]
[Imagem: unnamed.jpg]
[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-13-16-02.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-13-12-45.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-12-56-23.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-12-38-12.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-12-36-08.png]
[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-11-51-16.png]
Responder
#4

vitorino Escreveu:BMW K1300 S "a última superdesportiva K"

Considerar a K13S como uma "superdesportiva"... tem muito que se lhe diga (até porque o termo traduzido de "supersport" e referente às diferentes categorias dos mundiais de velocidade, refere concretamente outro tipo e cilindrada de motos)!

Mas não deixa porém de ser verdadeiramente uma das melhores sport-tourers que estiveram em comercialização.
E ainda hoje penso que poderia ter sido dono de uma.
Responder
#5

(12-02-2021 às 15:43)carlos-kb Escreveu:  E ainda hoje penso que poderia ter sido dono de uma.

E ainda podes, desde que haja dinheiro e saúde. Estamos sempre a tempo.
Responder
#6

(12-02-2021 às 15:43)carlos-kb Escreveu:  E ainda hoje penso que poderia ter sido dono de uma.

Acho que andámos a "galar" a mesma, em tempos, ali para os lados de Carnaxide... bigsmile
Responder
#7

(12-02-2021 às 15:58)Nfilipe Escreveu:  
(12-02-2021 às 15:43)carlos-kb Escreveu:  E ainda hoje penso que poderia ter sido dono de uma.

E ainda podes, desde que haja dinheiro e saúde. Estamos sempre a tempo.

Continuo com vontade de voltar a ter uma sport-tourer "alemoa". Mas actualmente, e a sê-lo, já não seria esta, mas sim a mamalhuda (RS)!

(12-02-2021 às 16:17)marco.clara Escreveu:  
(12-02-2021 às 15:43)carlos-kb Escreveu:  E ainda hoje penso que poderia ter sido dono de uma.
Acho que andámos a "galar" a mesma, em tempos, ali para os lados de Carnaxide... bigsmile

Cor de laranja? Se for... confere! blink

Mas estava em muito mau estado especialmente por baixo (escape, jantes, quadro, colectores, etc.)... vinha de um país de estradas com sal!

Ainda vi uma outra, branca. Mas extremamente sobrevalorizada.

Optei pelo melhor negócio... e mais racional. A japonesa rival!

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#8

Na minha opinião a BMW em termos estéticos é hit or miss, mas este modelo está especialmente bem concebido no que toca a sua imagem.
Responder
#9

(12-02-2021 às 16:32)carlos-kb Escreveu:  
(12-02-2021 às 16:17)marco.clara Escreveu:  
(12-02-2021 às 15:43)carlos-kb Escreveu:  E ainda hoje penso que poderia ter sido dono de uma.

Acho que andámos a "galar" a mesma, em tempos, ali para os lados de Carnaxide... bigsmile

Cor de laranja? Se for... confere! blink

Essa mesmo. blink
Responder
#10

deja vu? think

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)