12-02-2021 às 14:38
viva
![[Imagem: Screenshot-2021-02-12-at-11-57-47.png]](https://i.postimg.cc/ryQHGT5R/Screenshot-2021-02-12-at-11-57-47.png)
a BMW K1300 S substituíu a K1200 S, tendo sido apresentada a 07 de Outubro de 2008 no Salão de Colónia como comemoração dos 25 anos da série K; e começado a ser vendida em Fevereiro de 2009
![[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-11-46-30.png]](https://i.postimg.cc/6QXzJbdN/Screenshot-2021-02-09-at-11-46-30.png)
foi produzida na fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha até Setembro de 2015
sendo um desenvolvimento da K1200 S, trouxe um grande incremento de qualidade geral, performance e 136 cc de capacidade do motor face à antecessora
tinha também um potente motor de 175 cv (+ 8 cv que a K1200 S), novas carenagens mais aerodinâmicas e um novo sistema de escape
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![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-21.png]](https://i.postimg.cc/bwgfs5qq/imageonline-co-whitebackgroundremoved-21.png)
o motor foi completamente revisto, sob a supervisão da empresa de engenharia inglesa Ricardo, que tinha anteriormente concebido a transmissão do Bugatti Veyron
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-8.png]](https://i.postimg.cc/GhK5QCYs/imageonline-co-whitebackgroundremoved-8.png)
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-14.png]](https://i.postimg.cc/xdBf1H1Y/imageonline-co-whitebackgroundremoved-14.png)
introduziram ainda um veio de transmissão melhorado, que reduziu o ruído na roda traseira e aumentou a eficiência nas passagens de caixa
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-2.png]](https://i.postimg.cc/6p3tVz7t/imageonline-co-whitebackgroundremoved-2.png)
para optimizar o fluxo de ar, a caixa de ar e condutas foram alteradas
a transmissão e o chassis foram também revistos
a BMW K1300 S estreou ainda a nova geração de botões, abandonando os tradicionais BMW, substituindo-os por botões normais como na concorrência, mais compactos
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-1.png]](https://i.postimg.cc/x80PJX6p/imageonline-co-whitebackgroundremoved-1.png)
![[Imagem: Screenshot-2021-02-10-at-11-51-54.png]](https://i.postimg.cc/d101hv8m/Screenshot-2021-02-10-at-11-51-54.png)
o sistema electrónico de ajuste da suspensão ESA foi totalmente revisto, tendo sido lançada a nova geração ESA II
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-13.png]](https://i.postimg.cc/q7yY2CGp/imageonline-co-whitebackgroundremoved-13.png)
![[Imagem: Duolever600.jpg]](https://i.postimg.cc/q7KfQFpV/Duolever600.jpg)
o farolim é em LEDs
![[Imagem: 19bmw-k1300-s.png]](https://i.postimg.cc/fymJNCc6/19bmw-k1300-s.png)
uma novidade introduzida - opcional - foi o Shift Assistant, que permitia fazer passagens de caixa (para cima) sem utilizar a embraiagem: quando a mudança de cima é engrenada, a ignição e injecção são interrompidas durante 50 milisegundos; o que permite não só engrenar mais rapidamente como também poupar na vida útil dos discos da embraiagem
![[Imagem: 2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-phot...ery-10.jpg]](https://i.postimg.cc/pXvdjDYL/2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-photo-gallery-10.jpg)
outra opção era um painel de instrumentos HP totalmente digital LCD em 2D (estilo MotoGP), com cronómetro de circuito; elementos em carbono; pack desportivo HP; e escape de rendimento Akrapovic
![[Imagem: hqdefault.jpg]](https://i.postimg.cc/RV1NpPVt/hqdefault.jpg)
![[Imagem: 20170419-162701-1024x576.jpg]](https://i.postimg.cc/CKCYHKCp/20170419-162701-1024x576.jpg)
![[Imagem: 2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-phot...ery-11.jpg]](https://i.postimg.cc/g0jjJmyy/2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-photo-gallery-11.jpg)
comparativamente com a K1200 S, a K1300 S:
- é 8 cv mais potente
- tem 10 Nm mais binário
- é 6 kg mais pesada
- é mais veloz 1 km/h
- é 0.10 s mais lenta nos 0 - 100 km/h
- é 14 mm mais comprida
- é 10 mm mais alta
- tem a mesma largura
- tem mais 13 mm de distância entre eixos
- consome em média menos 0.5 L/100 km
- era € 550 mais cara que a K1200 S (nova na Alemanha)
antecessora: BMW K1200 S
sucessora: BMW S1000 RR
algumas concorrentes na altura: Ducati 1098/1198/1199 + Honda CBR 1000 RR FireBlade + Honda VFR 1200 F + Kawasaki Ninja ZX-14 + MV Agusta F4/R/RR/RC + Suzuki GSX-R 1000 + Suzuki GSX-R 1300 Hayabusa + Triumph Sprint ST 1050 + Yamaha YZF-R1
especificações técnicas:
- anos de produção: 2008 a 2015 (7 anos)
- local de produção: fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha
- código do modelo: K40
- motor: 4 cilindros em linha transversais @ 55º, 4T, dupla árvore de cames à cabeça DOHC, corrente interna, 16 V, 1 293 cc, Euro 3
- diâmetro x curso: 80.0 x 64.3 mm
- compressão: 13.0:1
- potência máxima: 175 cv @ 9 250 rpm
- binário máximo: 140 Nm @ 8 250 rpm
- 0 - 100 km/h: 2.9 s
- velocidade máxima: 281 km/h
- refrigeração: líquida c/ depósito de 2.55 L
- alimentação: injecção electrónica BMS-K c/ corpos de 46 mm
- alternador: trifásico 580 W c/ 50 Amperes
- bateria: Yuasa YTX 14 BS, 12 V 14 AH, sem manutenção
- velas: NGK KR9CI
- sistema de escape: 4-2-1 c/ catalizador de 3 vias + silenciador hexagonal em aço inoxidável @ 9.4 kg
- quadro: bridge frame em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro em aço tubular + mono-braço traseiro em alumínio
- embraiagem: multidiscos em banho de óleo, accionada hidraulicamente
- transmissão: caixa de 6 velocidades tipo cassete + veio de transmissão final de 2 níveis sem manutenção
- suspensão frontal: Duolever c/ mono-amortecedor central + 125 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- suspensão traseira: EVO Paralever c/ mono-amortecedor central + 135 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- travagem frontal: 2 discos ventilados Ø 320 mm c/ 4 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- travagem traseira: 1 disco ventilado Ø 265 mm c/ 2 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- jante frontal: alumínio 3.50 x 17" MT H2
- jante traseira: alumínio 6.00 x 17" MT H2
- pneu frontal: 120/70 ZR 17" @ 2.5 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- pneu traseiro: 190/55 ZR 17" @ 2.9 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- depósito de óleo: 3.5 L, atrás do motor c/ 2 bombas + filtro de óleo na parte esquerda da moto + radiador de óleo sob a óptica frontal
- depósito de combustível: 19 L (incluíndo 4 L de reserva)
- consumo médio: 5.8 L/100 km
- autonomia média: 327 km
- comprimento: 2 196 mm
- largura: 905 mm
- altura: 1 221 mm
- distância entre eixos: 1 585 mm
- altura do assento: 820 mm (790 mm na posição mais baixa)
- peso a seco: 228 kg
- peso em cheio: 254 kg
- peso máximo admissível: 460 kg
- algumas cores: Cinza Granito Metalizado + Cinza Claro Metalizado c/ realces em Vermelho Magma + Laranja Lava Metalizado
- PVP na Alemanha (2009): € 15 750
- preço usadas em Portugal (2021): € 7 500 - € 12 750
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-11.png]](https://i.postimg.cc/HLxTTz0V/imageonline-co-whitebackgroundremoved-11.png)
![[Imagem: 20170419-162252-1024x576.jpg]](https://i.postimg.cc/Dw8PXJTm/20170419-162252-1024x576.jpg)
![[Imagem: bmw-k1300s-uper-view.jpg]](https://i.postimg.cc/W3jZXtQG/bmw-k1300s-uper-view.jpg)
![[Imagem: Screenshot-2021-02-11-at-13-19-42.png]](https://i.postimg.cc/qB1KxJQK/Screenshot-2021-02-11-at-13-19-42.png)
![[Imagem: bmw-k1300s-2009-test-3.jpg]](https://i.postimg.cc/HxsxrMqh/bmw-k1300s-2009-test-3.jpg)
![[Imagem: bmw-k1300s-2009-test-1.jpg]](https://i.postimg.cc/x8X1R2TG/bmw-k1300s-2009-test-1.jpg)
![[Imagem: bmw-k1300s-19.jpg]](https://i.postimg.cc/BvNZf6jc/bmw-k1300s-19.jpg)
![[Imagem: bmw-k1300s-3.jpg]](https://i.postimg.cc/QCKj7J00/bmw-k1300s-3.jpg)
![[Imagem: AC-Schnitzer-K1300-S.jpg]](https://i.postimg.cc/gc1ZTSFc/AC-Schnitzer-K1300-S.jpg)
https://www.youtube.com/watch?v=ttpj0BpHtOs
boas curvas & óptimas rectas
BMW K1300 S
![[Imagem: Screenshot-2021-02-12-at-11-57-47.png]](https://i.postimg.cc/ryQHGT5R/Screenshot-2021-02-12-at-11-57-47.png)
a BMW K1300 S substituíu a K1200 S, tendo sido apresentada a 07 de Outubro de 2008 no Salão de Colónia como comemoração dos 25 anos da série K; e começado a ser vendida em Fevereiro de 2009
![[Imagem: Screenshot-2021-02-09-at-11-46-30.png]](https://i.postimg.cc/6QXzJbdN/Screenshot-2021-02-09-at-11-46-30.png)
foi produzida na fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha até Setembro de 2015
sendo um desenvolvimento da K1200 S, trouxe um grande incremento de qualidade geral, performance e 136 cc de capacidade do motor face à antecessora
tinha também um potente motor de 175 cv (+ 8 cv que a K1200 S), novas carenagens mais aerodinâmicas e um novo sistema de escape
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-15.png]](https://i.postimg.cc/5NZMhznM/imageonline-co-whitebackgroundremoved-15.png)
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o motor foi completamente revisto, sob a supervisão da empresa de engenharia inglesa Ricardo, que tinha anteriormente concebido a transmissão do Bugatti Veyron
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-8.png]](https://i.postimg.cc/GhK5QCYs/imageonline-co-whitebackgroundremoved-8.png)
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introduziram ainda um veio de transmissão melhorado, que reduziu o ruído na roda traseira e aumentou a eficiência nas passagens de caixa
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-2.png]](https://i.postimg.cc/6p3tVz7t/imageonline-co-whitebackgroundremoved-2.png)
para optimizar o fluxo de ar, a caixa de ar e condutas foram alteradas
a transmissão e o chassis foram também revistos
a BMW K1300 S estreou ainda a nova geração de botões, abandonando os tradicionais BMW, substituindo-os por botões normais como na concorrência, mais compactos
![[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-1.png]](https://i.postimg.cc/x80PJX6p/imageonline-co-whitebackgroundremoved-1.png)
![[Imagem: Screenshot-2021-02-10-at-11-51-54.png]](https://i.postimg.cc/d101hv8m/Screenshot-2021-02-10-at-11-51-54.png)
o sistema electrónico de ajuste da suspensão ESA foi totalmente revisto, tendo sido lançada a nova geração ESA II
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o farolim é em LEDs
![[Imagem: 19bmw-k1300-s.png]](https://i.postimg.cc/fymJNCc6/19bmw-k1300-s.png)
uma novidade introduzida - opcional - foi o Shift Assistant, que permitia fazer passagens de caixa (para cima) sem utilizar a embraiagem: quando a mudança de cima é engrenada, a ignição e injecção são interrompidas durante 50 milisegundos; o que permite não só engrenar mais rapidamente como também poupar na vida útil dos discos da embraiagem
![[Imagem: 2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-phot...ery-10.jpg]](https://i.postimg.cc/pXvdjDYL/2015-bmw-k1300s-motorsport-revealed-photo-gallery-10.jpg)
outra opção era um painel de instrumentos HP totalmente digital LCD em 2D (estilo MotoGP), com cronómetro de circuito; elementos em carbono; pack desportivo HP; e escape de rendimento Akrapovic
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![[Imagem: 20170419-162701-1024x576.jpg]](https://i.postimg.cc/CKCYHKCp/20170419-162701-1024x576.jpg)
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comparativamente com a K1200 S, a K1300 S:
- é 8 cv mais potente
- tem 10 Nm mais binário
- é 6 kg mais pesada
- é mais veloz 1 km/h
- é 0.10 s mais lenta nos 0 - 100 km/h
- é 14 mm mais comprida
- é 10 mm mais alta
- tem a mesma largura
- tem mais 13 mm de distância entre eixos
- consome em média menos 0.5 L/100 km
- era € 550 mais cara que a K1200 S (nova na Alemanha)
antecessora: BMW K1200 S
sucessora: BMW S1000 RR
algumas concorrentes na altura: Ducati 1098/1198/1199 + Honda CBR 1000 RR FireBlade + Honda VFR 1200 F + Kawasaki Ninja ZX-14 + MV Agusta F4/R/RR/RC + Suzuki GSX-R 1000 + Suzuki GSX-R 1300 Hayabusa + Triumph Sprint ST 1050 + Yamaha YZF-R1
especificações técnicas:
- anos de produção: 2008 a 2015 (7 anos)
- local de produção: fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha
- código do modelo: K40
- motor: 4 cilindros em linha transversais @ 55º, 4T, dupla árvore de cames à cabeça DOHC, corrente interna, 16 V, 1 293 cc, Euro 3
- diâmetro x curso: 80.0 x 64.3 mm
- compressão: 13.0:1
- potência máxima: 175 cv @ 9 250 rpm
- binário máximo: 140 Nm @ 8 250 rpm
- 0 - 100 km/h: 2.9 s
- velocidade máxima: 281 km/h
- refrigeração: líquida c/ depósito de 2.55 L
- alimentação: injecção electrónica BMS-K c/ corpos de 46 mm
- alternador: trifásico 580 W c/ 50 Amperes
- bateria: Yuasa YTX 14 BS, 12 V 14 AH, sem manutenção
- velas: NGK KR9CI
- sistema de escape: 4-2-1 c/ catalizador de 3 vias + silenciador hexagonal em aço inoxidável @ 9.4 kg
- quadro: bridge frame em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro em aço tubular + mono-braço traseiro em alumínio
- embraiagem: multidiscos em banho de óleo, accionada hidraulicamente
- transmissão: caixa de 6 velocidades tipo cassete + veio de transmissão final de 2 níveis sem manutenção
- suspensão frontal: Duolever c/ mono-amortecedor central + 125 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- suspensão traseira: EVO Paralever c/ mono-amortecedor central + 135 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- travagem frontal: 2 discos ventilados Ø 320 mm c/ 4 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- travagem traseira: 1 disco ventilado Ø 265 mm c/ 2 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- jante frontal: alumínio 3.50 x 17" MT H2
- jante traseira: alumínio 6.00 x 17" MT H2
- pneu frontal: 120/70 ZR 17" @ 2.5 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- pneu traseiro: 190/55 ZR 17" @ 2.9 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- depósito de óleo: 3.5 L, atrás do motor c/ 2 bombas + filtro de óleo na parte esquerda da moto + radiador de óleo sob a óptica frontal
- depósito de combustível: 19 L (incluíndo 4 L de reserva)
- consumo médio: 5.8 L/100 km
- autonomia média: 327 km
- comprimento: 2 196 mm
- largura: 905 mm
- altura: 1 221 mm
- distância entre eixos: 1 585 mm
- altura do assento: 820 mm (790 mm na posição mais baixa)
- peso a seco: 228 kg
- peso em cheio: 254 kg
- peso máximo admissível: 460 kg
- algumas cores: Cinza Granito Metalizado + Cinza Claro Metalizado c/ realces em Vermelho Magma + Laranja Lava Metalizado
- PVP na Alemanha (2009): € 15 750
- preço usadas em Portugal (2021): € 7 500 - € 12 750
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![[Imagem: 20170419-162252-1024x576.jpg]](https://i.postimg.cc/Dw8PXJTm/20170419-162252-1024x576.jpg)
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![[Imagem: bmw-k1300s-2009-test-3.jpg]](https://i.postimg.cc/HxsxrMqh/bmw-k1300s-2009-test-3.jpg)
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boas curvas & óptimas rectas
Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT 987cc-90cv
ex-Yamaha XJ 600 Diversion S 599cc-61cv
ex-Suzuki GS 500 E 487cc-52cv
ex-Suzuki GN 125 124cc-13cv
ex-Suzuki AYWR 50 Katana 49cc-7cv