BMW K1300 GT
#1

viva

BMW K1300 GT

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ex-aequo com a apresentação da BMW K1300 S, e para comemorar os 25 anos da série K, a BMW apresentou também a evolução da desportiva turística K1200 GT a 07 de Outubro de 2008 no Salão de Colónia na Alemanha: a K1300 GT

o que já era bom ficou portanto ainda melhor

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a K1300 GT adoptou todas as melhorias e incrementos de qualidade geral da irmã K1300 S; no entanto, a BMW decidiu baixar a potência do motor em 15 cv (para 160 cv) e reduzindo em 5 Nm o binário máximo, ajustando-o mais para uma condução turística

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uma das maneiras mais fáceis de distinguir a K1300 GT da K1200 GT (para além do logótipo do modelo) é o facto da K1300 GT ter entradas de ar laterais hexagonais (falsas) que contêm o logótipo da BMW

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os botões/comandos são também da nova série, tal como na K1300 S

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as suspensões continuam a ser as soberbas Duolever e EVO Paralever

o equipamento (de série + opcional) contava, entre outros, com o computador de bordo, porta-luvas dianteiro, ecran electricamente ajustável, punhos aquecidos, assentos aquecidos, guiador ajustável, assento ajustável, 2º geração do controlo electrónico da suspensão ESA II, 2ª geração do ABS integral II, controlo de estabilidade ASC, travagem combinada CBS, controlo electrónico da pressão dos pneus, farol de xénon, GPS BMW Motorrad, cruise-control e malas laterais pintadas à cor da moto com a mesma chave da ignição

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relativamente à K1200 GT, a K1300 GT:

- tem o mesmo peso
- tem o mesmo comprimento
- é 17 mm mais estreita
- tem a mesma altura
- tem a mesma distância entre eixos
- tem um novo painel de instrumentos
- tem mais 136 cc
- é 5 cv mais potente
- tem 5 Nm mais de binário máximo
- mais binário e potência disponíveis a baixas e médias velocidades
- é 0.28 s mais rápida dos 0 aos 100 km/h
- é 8 km/h mais veloz
- consome em média mais 0.30 L/100 km

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antecessora: BMW K1200 GT
sucessora: BMW K1600 GT

a K1300 GT é assim um fantástico exemplar de uma moto desportiva turística

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algumas concorrentes da altura: BMW R1200 S/RT, Honda VFR 1200 F, Honda ST 1300 Pan-European, Kawasaki GTR 1400 Concours, Moto Guzzi Norge 1200, MZ 1000 ST, Suzuki GSF 1250 Bandit S, Triumph Sprint ST/GT 1050, Yamaha FJR 1300

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especificações técnicas:

- código do modelo: K44
- produção: fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha
- anos de produção: Dez.2007 - Out.2010 (~ 3 anos)
- motor: 4 cilindros em linha transversais @ 55º, 4T, dupla árvore de cames à cabeça DOHC, corrente interna, 16 V, 1 293 cc, Euro 3
- diâmetro x curso: 80.0 x 64.3 mm
- compressão: 13.0:1
- potência máxima: 160 cv @ 9 000 rpm
- binário máximo: 135 Nm @ 8 000 rpm
- 0 - 100 km/h: 3.2 s
- velocidade máxima: 261 km/h
- refrigeração: líquida c/ depósito de 2.55 L
- alimentação: injecção electrónica BMS-K c/ corpos de 46 mm
- alternador: trifásico 945 W 14 V
- bateria: 12 V 19 Ah, de gel sem manutenção, localizada entre o guiador e o tampão do depósito de combustível
- velas: NGK KR9CI
- sistema de escape: 4-2-1 c/ catalizador de 3 vias + silenciador em aço inoxidável
- quadro: bridge frame em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro em aço tubular + mono-braço traseiro em alumínio
- embraiagem: multidiscos em banho de óleo, accionada hidraulicamente
- transmissão: caixa de 6 velocidades tipo cassete + veio de transmissão final de 2 níveis sem manutenção
- suspensão frontal: Duolever c/ mono-amortecedor central + 125 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- suspensão traseira: EVO Paralever c/ mono-amortecedor central + 135 mm de curso + ajuste electrónico da suspensão ESA II
- travagem frontal: 2 discos ventilados Ø 320 mm c/ 4 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- travagem traseira: 1 disco ventilado Ø 294 mm c/ 2 pistões + ABS II + controlo de tracção ASC
- jante frontal: alumínio 3.50 x 17" MT H2
- jante traseira: alumínio 5.50 x 17" MT H2
- pneu frontal: 120/70 ZR 17" @ 2.5 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- pneu traseiro: 180/55 ZR 17" @ 2.9 bar c/ controlo electrónico da pressão do pneu TPC
- depósito de óleo: 3.5 L, atrás do motor c/ 2 bombas + filtro de óleo na parte esquerda da moto + radiador de óleo sob a óptica frontal
- depósito de combustível: 24 L (incluíndo 4 L de reserva)
- consumo médio: 6.1 L/100 km
- autonomia média: 414 km
- comprimento: 2 318 mm
- largura: 965 mm
- altura: 1 438 mm
- distância entre eixos: 1 572 mm
- altura do assento: 800 - 820 mm (na posição mais baixa) a 820 - 840 mm (na posição mais alta)
- peso em cheio: 288 kg
- peso máximo admissível: 520 kg
- algumas cores disponíveis: Vermelho Maçâ Metalizado + Azul Real Metalizado + Bege Magnésio Metalizado (todas com contrastes)
- preço usadas em Portugal (2021): € 9 496 - € 10 500

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https://www.youtube.com/watch?v=YDZXBeik150

boas curvas & óptimas rectas

Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT 987cc-90cv
ex-Yamaha XJ 600 Diversion S 599cc-61cv
ex-Suzuki GS 500 E 487cc-52cv
ex-Suzuki GN 125 124cc-13cv
ex-Suzuki AYWR 50 Katana 49cc-7cv
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#2

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#3

É pá Vitorino....

A K1300GT, como o proprio nome diz, é uma GT (Grand Tourer) e não uma "desportiva de turismo"...

Ou melhor, falando do forma a que tu entendas, era um barco como o foi no seu momento a FJ! devil

Às vezes não é só preciso paracer pá, é preciso se-lo! blink
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#4

(17-02-2021 às 22:53)LoneRider Escreveu:  A K1300GT, como o proprio nome diz, é uma GT (Grand Tourer) e não uma "desportiva de turismo"...

Deixa de ser "picuinhas", pá... Se a K1300S é uma "superdesportiva", porque é que a GT não pode ser uma "desportiva de turismo"? devil

Espera entretanto pelos próximos episódios, pois pelo andar da carroça, e continuando na serie K, o Vitorino vai entrar pelas hexacilíndricas K16... e estou curioso com a designação do segmento que ele lhes irá dar.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#5

(17-02-2021 às 23:46)carlos-kb Escreveu:  
(17-02-2021 às 22:53)LoneRider Escreveu:  A K1300GT, como o proprio nome diz, é uma GT (Grand Tourer) e não uma "desportiva de turismo"...

Deixa de ser "picuinhas", pá... Se a K1300S é uma "superdesportiva", porque é que a GT não pode ser uma "desportiva de turismo"? devil

Espera entretanto pelos próximos episódios, pois pelo andar da carroça, e continuando na serie K, o Vitorino vai entrar pelas hexacilíndricas K16... e estou curioso com a designação do segmento que ele lhes irá dar.

Light Weight Tourer ! devil

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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