BMW K1200 RS
#1

viva

BMW K1200 RS

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-3.png]

a turística desportiva K1200 RS foi a evolução natural da K1100 RS (que por sua vez o tinha sido da K100 RS); e tem o título de ter sido a última moto desportiva da BMW com o motor longitudinal/deitado de 4 cilindros "Tijolo Voador" desenvolvido nos anos '80 (embora a última iteração do "Tijolo Voador" tenha sido a BMW K1200 LT)

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-1.png]

relativamente à K1100 RS:

- as carenagens são completamente novas e mais aerodinâmicas
- a distância entre eixos diminuiu 15 mm para 1 550 mm
- o comprimento aumentou 20 mm para 2 250 mm
- a forquilha mudou para uma Telelever c/ sistema anti-afundamento
- a embraiagem mudou de cabo para hidráulica
- o motor aumentou de cilindrada 78 cc (1 171 cc no total)
- o quadro tubular em aço foi substituído por um moderno quadro de alumínio
- a ciclística foi revista e melhorada
- a potência foi aumentada 30 cv (para 130 cv - quebrando a barreira auto-imposta dos 100 cv)
- o binário aumentou 10 Nm (para 117 Nm)
- o peso em cheio aumentou 17 kg (para 285 kg) (embora o aumento de potência e ciclística revista anule esse aumento)

[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-2.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-4.png]
[Imagem: krs13.jpg]

em 1999 os pistões foram modificados para reduzir o consumo de óleo

em 2000 foi introduzido o ABS II de série + nova montagem dos avanços + novo painel digital RID Rider Information Display

em 2001 foi lançado o restyling da K1200 RS com uma nova carenagem do farol dianteiro + pousa-pés mais abaixo + avanços subidos ligeiramente + espelhos maiores

[Imagem: BMW-K-1200-RS-2007-06-15-ret.jpg]

em 2002 foi introduzida a bateria sem manutenção

em 2003 foi lançada a versão "GT" da K1200 RS, com uma posição de condução mais direita + pousa-pés ajustáveis + ecran maior e electricamente ajustável + malas laterais de série à cor da moto

[Imagem: KEZQZDQBURQ6-YCV4-QJRBJQHVI4.jpg]
[Imagem: unnamed-9.jpg]
[Imagem: QJ2-PXTG5-O5-V4-KVIF6-GVGN3-VABY.jpg]
[Imagem: BMW-K1200-GT-4.jpg]

a K1200 RS foi ainda, à imagem da tradição de muitas outras BMW, utilizada frequentemente como moto de polícia e serviços de emergência em vários países (versão especial K1200 P); devido à sua alta qualidade de construcção, autonomia, potência, capacidade de carga e maneabilidade

[Imagem: Schurgers-Design-BMW-K1200-P-01.jpg]
[Imagem: Schurgers-Design-BMW-K1200-P-02.jpg]
[Imagem: k1200rs-police-2.jpg]
[Imagem: 71802-sym241.jpg]
[Imagem: Police-motorcycle-in-Finland.jpg]
[Imagem: BMW-K1200-RS-police-motorcycle-Bury-St-E...-07-11.jpg]
[Imagem: 36542296084-f2668f9529-b.jpg]
[Imagem: Police-K12-RS.jpg]
[Imagem: i510068.jpg]

dados técnicos:

local de produção: fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha
anos de produção: 1997 - 2005 (8 anos)
unidades produzidas: 37 992
código do modelo: K589 (até 2000); K547 (após 2001, aquando do restyling)
antecessora: BMW K1100 RS
sucessora: BMW K1200 GT (novo motor)
motor: 4 cilindros em linha deitados/longitudinal c/corrente, 4T, dupla árvore de cames à cabeça DOHC, 16V, 1 171 cc
diâmetro x curso: 70.5 x 75 mm
compressão: 11.5:1
potência: 130 cv @ 8 750 rpm
binário: 117 Nm @ 6 750 rpm
refrigeração: líquida
alimentação: injecção electrónica Bosch Motronic MA 2.4
velas: NGK DCPR7E (2003 - 2004), NGK BKR6EX (1998 - 2002)
bateria: YUASA 51913 12V 19Ah
alternador: trifásico 14V 840W
embraiagem: mono-disco a seco, accionada hidraulicamente
transmissão: caixa manual de 6 velocidades acoplada a veio de transmissão final
quadro: alumínio dupla-trave c/ motor como elemento reforçante (com apoios de borracha para redução de vibrações), acoplado a mono-braço Paralever
suspensão dianteira: Telelever com mono-amortecedor central
suspensão traseira: mono-amortecedor central
travões dianteiros: 2 discos ventilados 320 mm c/ 4 pistões Brembo + ABS
travão traseiro: 1 disco ventilado 285 mm c/ 2 pistões Brembo
pneu frontal: 120/70 ZR17
pneu traseiro: 170/60 ZR18
jantes: alumínio de 5 raios
escape: aço inoxidável c/ catalisador
altura do assento: 770 mm - 800 mm
distância entre eixos: 1 550 mm
comprimento: 2 250 mm
largura: 850 mm
altura: 1 200 mm
peso a seco: 266 kg
peso em cheio: 280 kg
depósito de combustível: 22 L
consumo médio: 6.4 L/100 km
autonomia média: 344 km
0 - 100 km/h: 3.3 s
velocidade máxima: 246 km/h
cores: Azul Capri metalizado, Branco Alpine/Azul Orient metalizado, Vermelho Piedmont metalizado, Azul Capri, Branco Alpine/Azul Orient, Azul/Cinza Arctic metalizado, Azul Frost/Vermelho Marrakesh, Cinza Fiord/Amarelo Mandarin, Azul Dolphin
preço na altura ajustado à inflação de 2020: € 20 909.17

concorrentes da altura: Triumph Daytona 1200, Kawasaki ZZR 1100, Kawasaki GPZ 1100, Kawasaki GTR 1000 Concours, Kawasaki ZRX 1200 S, Suzuki GS 1200 SS, Suzuki GSF 1200 Bandit S, Suzuki GSX-R 1100N, Yamaha FJ 1200, Honda ST 1100 Pan-European, Honda CBR 1100 XX Super Blackbird, Moto Guzzi Sport 1100 EFI, Moto Guzzi Daytona RS, Moto Guzzi 1100 Sport Corsa, Buell S3 Thunderbolt

[Imagem: 774cbf64-f264-45f0-8530-e6ce2e4ac752.jpg]
[Imagem: unnamed-8.jpg]
[Imagem: 53e3e5d8fe23f28d238ad8f08840eeb9.jpg]
[Imagem: BMW-K1200-RS-grey.jpg]
[Imagem: unnamed-7.jpg]
[Imagem: 1998-bmw-k1200rs-86181-458.jpg]
[Imagem: maxresdefault-1.jpg]
[Imagem: maxresdefault.jpg]
[Imagem: 2002-bmw-k1200rs-86189-532.jpg]
[Imagem: BMW-K1200-RS-01.jpg]
[Imagem: unnamed-6.jpg]

https://www.youtube.com/watch?v=DJmjj3PW...7%E3%83%B3

boas curvas & óptimas rectas

Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT 987cc-90cv
ex-Yamaha XJ 600 Diversion S 599cc-61cv
ex-Suzuki GS 500 E 487cc-52cv
ex-Suzuki GN 125 124cc-13cv
ex-Suzuki AYWR 50 Katana 49cc-7cv
Responder
#2

[Imagem: zbmz2213k1200rs.jpg]
[Imagem: unnamed-5.jpg]
[Imagem: unnamed-4.jpg]
[Imagem: 106575900-Ns-FWv-L.jpg]
[Imagem: 8004-6991-L.jpg]
[Imagem: BMW-K1200-RS-red.jpg]
[Imagem: bmw-k1200rs-by-flyinglynx-dweqho-fullview.jpg]
[Imagem: 20200719-191543-1.jpg]
[Imagem: left-side-800.jpg]
[Imagem: cdae9c3d-3742-4e8e-84f9-2f32eaac9370.jpg]
[Imagem: 5f7a9df619eddc639702b485.jpg]
[Imagem: IMG-20160218-085742.jpg]
[Imagem: unnamed-3.jpg]
[Imagem: p0003199-01.png]
[Imagem: k1200rs.png]
[Imagem: unnamed-2.jpg]
[Imagem: unnamed-1.jpg]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-6.png]
[Imagem: transferir.png]
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-5.png]

Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT 987cc-90cv
ex-Yamaha XJ 600 Diversion S 599cc-61cv
ex-Suzuki GS 500 E 487cc-52cv
ex-Suzuki GN 125 124cc-13cv
ex-Suzuki AYWR 50 Katana 49cc-7cv
Responder
#3

Gosto desta moto, especialmente na decoração de "Alice no país das maravilhas"
Responder
#4

Um gajo que faça uma pesquisa no Google por imagens desta mota não precisa de sair deste topico para conhecer todas as cores em que a mota foio pintada!

A mota é fixe, marcou um antes e um depois na marca dos ventiladores, mas para falar desta mota não é preciso descarregar todo o conteudo existente no wikipedia neste topico.

Basta com preguntar e estão propiciadas as condições para um debate obde pouco se vai esclarecer sobre a mota em questão!
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)