BMW K1200 R
#1

viva

BMW K1200 R


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no seguimento do lançamento da 2ª geração dos motores K, incluíndo a K1200 S e a nova K1200 GT, a BMW decidiu lançar igualmente uma versão naked/streetfighter da K1200 S: a K1200 R

foi apenas a 2ª moto naked tetracilíndrica da BMW, a seguir à K100 original

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com um design muito arrojado e radical, e com todos os atributos da K1200 S, a K1200 R foi apresentada a 15 de Setembro de 2004 no Salão Intermot de Munique, tendo as vendas começado a 04 de Junho de 2005, sendo a naked mais potente do mundo na altura, com 163 cv (apesar de ser 4 cv menos potente que a S)

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tinha um motor de 4 cilindros em linha transversais @ 55º com 1 157 cc, injecção electrónica BMS-K, protecção electrónica dos circuitos eléctricos, depósito de óleo sob o assento, mono-braço traseiro, sistema de ajuste electrónico da suspensão ESA, ABS integral II, CBS, ASC, computador de bordo, indicador de mudança engrenada, monitorização electrónica da pressão dos pneus TPC, suspensão frontal Duolever, suspensão traseira EVO Paralever, alarme com imobilizador, manetes ajustáveis, punhos aquecidos, tomada de corrente 12 V, malas laterais opcionais, escape com catalisador de 3 vias e óptica frontal dupla assimétrica

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a BMW lançou ainda uma competição mundial mono-modelo com base na K1200 R: a BMW K1200 R Power Cup

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por ser uma moto naked muito versátil, foi bastante utilizada como base para projectos tuning

teve ainda aparições no grande ecran, nomeadamente no filme "Resident Evil: Extinction" (2007) e "Bangkok Dangerous" (2008)

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em 2007, a BMW apresentou ainda uma versão semi-carenada da K1200 R: a K1200 R Sport

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comparativamente com a K1200 S, a K1200 R:

- é 4 cv menos potente
- tem 3 Nm menos binário
- é menos veloz 18 km/h
- é 0.05 s mais lenta dos 0 - 100 km/h
- é 11 kg mais leve
- é 106 mm mais comprida
- é 49 mm mais estreita
- é 19 mm mais alta
- o pneu traseiro é 10 mm mais estreito
- a suspensão frontal tem 10 mm menos curso
- consome em média menos 0.06 L/100 km
- tem o guiador mais largo e mais alto, dando ao condutor uma posição mais direita

antecessora: [nenhuma]
sucessora: BMW K1300 R

algumas concorrentes na altura: Aprilia Tuono 1000/R, Benelli TNT 1130, BMW R1200 R, Buell XB12S Lightning, Ducati Monster S2R/S4R, Harley-Davidson XR 1200, Honda CB 1300 Super Four/S, Kawasaki ZRX 1200 R, Moto Guzzi Griso 1100, Suzuki GSF 1200 Bandit, Suzuki GSF 1250 Bandit, Suzuki GSX 1300 B-King, Triumph Speed Triple 1050, Yamaha BT 1100 Bulldog, Yamaha V-Max

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especificações técnicas:
- código do modelo: K43 (0584)
- produção: fábrica da BMW em Spandau/Berlim/Alemanha
- anos de produção: Jun.2005 - Ago.2008 (3 anos)
- motor: 4 cilindros em linha transversais @ 55º, 4T, corrente interna, 2 árvores-de-cames à cabeça DOHC, 16V, 1 157 cc, emissões Euro 3
- diâmetro x curso: 79.0 x 59.0 mm
- compressão: 13.0:1
- potência máxima: 163 cv @ 10 250 rpm [rotação máxima do motor: 11 000 rpm]
- binário máximo: 127 Nm @ 8 250 rpm
- alimentação: injecção electrónica BMS-K c/ 4 corpos de 46 mm cada
- alternador: trifásico 580 W c/ regulador electrónico de voltagem
- bateria: AGM 12 V - 14 Ah
- velas: NGK KR9CI
- transmissão: caixa de 6 velocidades tipo cassete integrada no bloco + veio de transmissão final
- embraiagem: multidiscos em banho de óleo, accionada hidraulicamente
- quadro: box frame em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro tubular em aço + mono-braço em alumínio com EVO Paralever
- suspensão frontal: Duolever c/ mono-amortecedor ajustável c/ curso de 115 mm + sistema anti-afundamento + sistema de ajuste electrónico da suspensão ESA
- suspensão traseira: EVO Paralever c/ mono-amortecedor ajustável c/ curso de 135 mm + sistema de ajuste electrónico da suspensão ESA
- sistema de travagem frontal: 2 discos ventilados Ø 320 mm c/ 4 pistões Brembo EVO + ABS integral II + CBS + ASC
- sistema de travagem traseira: 1 disco ventilado Ø 265 mm c/ 2 pistões Brembo + ABS integral II + CBS + ASC
- pneu frontal: 120/70 ZR 17" c/ monitorização electrónica da pressão do pneu TPC @ 2.5 bar
- pneu traseiro: 180/55 ZR 17" c/ monitorização electrónica da pressão do pneu TPC @ 2.9 bar [possibilidade de montar um 190/50 ZR 17"]
- jante frontal: alumínio MT H2 3.50" x 17"
- jante traseira: alumínio MT H2 5.50" x 17"
- peso em cheio: 237 kg (241 kg na R Sport)
- peso máximo admissível: 450 kg
- comprimento: 2 288 mm
- largura: 856 mm
- altura: 1 230 mm (1 180 mm na R Sport)
- distância entre eixos: 1 572 mm
- altura do assento: 820 mm (790 mm com o assento na posição mais baixa)
- depósito de combustível: 19 L (c/ reserva de 4 L) em plástico
- depósito de óleo de motor: 3.5 L (sob o assento)
- consumo médio: 6.3 L/100 km
- 0 - 100 km/h: 2.85 s
- velocidade máxima: 262 km/h
- PVP nova na Alemanha na altura: € 14 100
- preço usadas em Portugal (2021): € 5 000 - € 6 800
- intervalo de manutenções: a cada 20 000 km
- equipamento opcional: sistema de ajuste electrónico da suspensão ESA, ABS integral II, GPS BMW Navigator II, descanso central, malas laterais, top-case em tecido, saco de depósito
- algumas cores: #841 Amarelo Sol + #946 Grafite Escuro Metalizado + #954 Branco Alumínio Metalizado

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https://www.youtube.com/watch?v=JGh9gJtlmz4

boas curvas & óptimas rectas

BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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#2

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BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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#3

Vá lá, conseguiu resumir tudo a um post!
Andas a perder qualidades!?
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#4

[Imagem: n0tiH8h.gif]
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#5

Aguardo ansiosamente o episódio acerca das poucas bmw interessantes que foram lançadas nessa época. devil

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
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#6

(06-02-2021 às 16:38)LoneRider Escreveu:  Vá lá, conseguiu resumir tudo a um post!
Andas a perder qualidades!?

Nao mudes de lentes não. Eu vejo 2 posts. Meter aquelas imagens só num post era difícil! lol
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#7

(08-02-2021 às 09:49)Nfilipe Escreveu:  
(06-02-2021 às 16:38)LoneRider Escreveu:  Vá lá, conseguiu resumir tudo a um post!
Andas a perder qualidades!?

Nao mudes de lentes não. Eu vejo 2 posts. Meter aquelas imagens só num post era difícil! lol

Ve lá que nem me apercebi...
O unico sitio obde possivelmente sou mesmo rapido é e fazer schroll down no topicos do Vitorino!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#8

(08-02-2021 às 18:35)LoneRider Escreveu:  O unico sitio obde possivelmente sou mesmo rapido é e fazer schroll down no topicos do Vitorino!

Deves fazer muitos amigos com esse feitio deves! devil
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#9

(08-02-2021 às 21:12)Nfilipe Escreveu:  
(08-02-2021 às 18:35)LoneRider Escreveu:  O unico sitio obde possivelmente sou mesmo rapido é e fazer schroll down no topicos do Vitorino!

Deves fazer muitos amigos com esse feitio deves! devil

Tenho quase a certeza de que se o Vitorino me conhecer me vai pedir um autógrafo!
Ele sabe que sou um gajo porreiro, que se não fosse eu o pobre não tinha feed nos seus tópicos de copy paste! blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#10

Provavelmente a minha moto preferida da BMW.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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