BMW K1200 LT - a última "Tijolo Voador"
#1

viva

BMW K1200 LT

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a BMW K1200 LT foi a última iteração do motor longitudinal/deitado de 4 (e 3) cilindros em linha "Tijolo Voador"; ~ 233 mil unidades após originalmente ter sido apresentado nos Anos '80; e no seu auge ter atingido a potência máxima de 130 cv na K1200 RS

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987 cc: K100 + K100 C + K100 RS + K100 RT + K100 LT + K100 TIC [84 909 unidades produzidas]
740 cc: K75 + K75 T + K75 C + K75 S + K75 RT + K 75 TIC [67 964 unidades produzidas]
987 cc: K1 [6 921 unidades produzidas]
1 093 cc: K1100 RS + K1100 LT + K1100 P [34 936 unidades produzidas]
1 172 cc: K1200 RS + K1200 GT + K1200 LT + K1200 P [37 992 unidades produzidas]

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com a K1200 LT a BMW decidiu aumentar o luxo, tecnologia, conforto e exclusividade; e melhorar a ciclística face à K1100 LT (a K1200 LT assenta na ciclística da desportiva K1200 RS)

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relativamente à antecessora K1100 LT:

- o motor aumentou 79 cc para 1 172 cc
- o quadro tubular em aço foi substituído por um dupla-trave em alumínio
- o comprimento aumentou 258 mm para 2 508 mm
- a distância entre eixos aumentou 67 mm para 1 632 mm
- a suspensão dianteira foi actualizada com o Telelever
- o pneu dianteiro foi "alargado" 10 mm para um 120 mm
- o pneu traseiro foi "alargado" 20 mm para um 160 mm
- o peso aumentou 88.50 kg para 378.50 kg
- os 2 discos ventilados frontais aumentaram 15 mm para 320 mm
- o ABS I foi substituído pelo melhorado ABS II
- a potência diminuiu 2 cv para 98 cv (na 1ª geração) + aumentou 16 cv para 116 cv (na 2ª geração/facelift)
- o binário aumentou 8 Nm para 115 Nm (na 1ª geração) + aumentou 9.6 Nm para 116.6 Nm (na 2ª geração/facelift)

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1ª geração:
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2ª geração/facelift:
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especificações técnicas:

- anos de produção: 1997 - 2008 (11 anos)
- 1ª geração: 1997 - 2003
- 2ª geração (facelift): 2003 - 2008
- código do modelo: K589
- quadro: dupla-trave em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro tubular em aço + mono-braço traseiro (idêntico ao da K1200 RS)
- motor: longitudinal/4 cilindros em linha deitados, 4T, dupla-árvore de cames à cabeça DOHC, 16V, corrente interna
- cilindrada: 1 172 cc
- nível de emissões: Euro 3
- mínimo de octanas na gasolina: 95
- diâmetro x curso: 70.5 x 75 mm
- compressão: 10.8:1
- refrigeração: líquida c/ depósito 3.1 L + 2 radiadores
- accionamento termóstato: 85º C
- accionamento ventoínha: 105º C
- accionamento luz da temperatura do motor: 115º C
- accionamento da válvula de segurança: 1.5 bar
- alimentação: injecção electrónica Bosch Motronic MA 2.4 34 mm @ 3.5 bar c/ corte automático de combustível
- bomba de gasolina: bomba periféria 12V @ 3.5 bar @ máximo 110 L/h
- ignição: Bosch Motronic
- arranque: eléctrico
- motor de arranque: 0.7 kW
- alternador: trifásico 14 V - 840 W - A60
- bateria: Yuasa 51913 12 V - 19Ah
- velas: NGK DP7EA-9 ou Bosch XR 7 LDC 12x1.25
- painel de instrumentos: analógico + digital c/ velocímetro + conta-rotações + odómetro + manómetro de combustível + manómetro de temperatura + indicador da mudança engrenada + cronómetro + relógio + computador de bordo
- faróis: lâmpadas halogéneo H3/H7 12V 55W ou xénon
- farolins/piscas: lâmpadas convencionais 12V
- embraiagem: mono-disco Ø 180 mm a seco sem amianto, accionada hidraulicamente
- transmissão: 5 velocidades (4 + overdrive) + marcha-atrás eléctrica acoplada a veio de transmissão final c/ 33 dentes + 250 cm3 de depósito de óleo
- escape: 4-em-1 em aço inoxidável c/ catalisador de 3 vias
- ruído do escape ao ralenti: 94 dB
- ruído do escape em condução: 79 dB
- potência máxima: 98 cv @ 6 750 rpm (1ª geração) + 116 cv @ 8 000 rpm (2ª geração/facelift)
- binário máximo: 115 Nm @ 4 750 rpm (1ª geração) + 116.6 Nm @ 5 250 rpm (2ª geração/facelift)
- limite de rotações do motor: 8 500 rpm
- 0 - 100 km/h: 4.89 s (1ª geração) + 4.85 s (2ª geração/facelift)
- velocidade máxima: 185 km/h (1ª geração) + 209 km/h (2ª geração/facelift)
- suspensão frontal: Telelever anti-afundamento c/ mono-amortecedor central + forquilha Showa Ø 35 mm c/ curso de 102 mm
- suspensão traseira: Paralever anti-levantamento c/ mono-amortecedor central a gás ajustável c/ curso de 130 mm
- pneu frontal: 120/70 R17" 58V sem câmara de ar @ 2.5 bar
- pneu traseiro: 160/70 R17" 79V sem câmara de ar @ 2.9 bar (3.2 bar c/ passageiro + carga)
- jante frontal: 3.50"x17" MT H2 de aluminio c/ 5 braços
- jante traseira: 5.00"x17" MT H2 de alumínio c/ 5 braços
- travões frontais: 2 discos ventilados Ø 320 mm c/ 4 pistões Brembo electricamente assistidos + ABS II
- travão traseiro: 1 disco ventilado Ø 285 mm c/ 2 pistões Brembo electricamente assistidos + ABS II
- ângulo da direcção: 63.96º
- depósito de óleo: 3.6 L
- consumo máximo de óleo: 1 L/1 000 km
- depósito de combustível: 23.5 L c/ reserva de 4 L
- consumo médio de combustível: 4.47 L/100 km (1ª geração) + 5.59 L/100 km (2ª geração/facelift)
- autonomia média: 402 km
- comprimento: 2 508 mm
- largura: 1 080 mm
- altura: 1 395 - 1 475 mm
- altura do assento: 770 - 800 mm (ajustável)
- distância entre eixos: 1 632 mm
- altura ao solo: 104.5 mm
- peso em cheio: 378.50 kg
- peso máximo admissível: 600 kg
- ecran frontal: electricamente ajustável
- descanso central: eléctrico (desde 2004)
- assentos: separados + ajustáveis
- malas: 2 malas laterais 34 L cada (10 kg de peso máximo cada) + 1 top-case 50 L (c/ capacidade para 2 capacetes integrais + encosto de passageiro + 10 kg de peso máximo) integrados na moto + pintados à cor + canhões usam a mesma chave da ignição
- porta-luvas dianteiro: de série
- luz de mapa: de série
- botão "4 piscas": de série
- alarme: de série
- cruise-control: de série
- punhos aquecidos: de série
- tomadas 12V: 2 de série
- manete embraiagem + travão frontal: ajustáveis
- auto-rádio: AM/FM 120W de série leitor-de-cassetes c/ 8 altifalantes (também atrás) + ajustável também pelo passageiro
- gama opcional Custom: tudo da versão base + auto-rádio leitor-de-6 CDs + assentos aquecidos + 3ª luz de stop embutida no top-case + grelha de top-case + computador de bordo
- gama opcional Elite: tudo da versão Custom + intercomunicadores integrados (conversa condutor + passageiro) + rádio CB (conversa moto + moto) + GPS Garmin + suspensão electrónica ESA + monitorização automática da pressão dos pneus TPM
- 2ª geração/facelift: aumento de 18 cv na potência do motor para 116 cv + aumento de 1.6 Nm binário para 116.6 Nm + aumento de 24 km na velocidade máxima para 209 km/h + diminuição de 0.04 s nos 0 - 100 km/h para 4.85 s + aumento de 1.12 L/100 km do consumo médio para 5.59 L/100 km + novas carenagens + nova parte frontal + nova óptica e sub-óptica c/ luzes de xénon opcionais
- cores: Preto Night/Branco Aluminium + Azul Pacific/Branco Aluminium + Verde Toscana/Preto Night/Branco Aluminium + Violeta Claro Metalizado/Preto Night/Branco Aluminium + Champagne/Branco Aluminium + Cinza Basalt/Branco Aluminium + Vermelho Canyon/Branco Aluminium + Cinza Titan + Antracite + Castanho Impala + Amarelo Claro Metalizado + Azul Marinho Metalizado + Grafite Escuro Metalizado + Preto Night + Azul Biaritz + Cinza Storm
- preço na altura (versão base/nova): ~ € 24 000
- preço actual (2020/usada): entre € 3 800 a € 9 500

- antecessora: BMW K1100 LT
- sucessora: BMW K1600 GT/L

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- concorrentes da altura: Honda ST 1100 Pan-European, Honda ST 1300 Pan-European, Honda GL 1500 Goldwing, Honda GL 1800 Goldwing, Harley-Davidson 1500 Electra Glide, Yamaha XVZ 1300 Royal Star Venture, Yamaha FJR 1300, Triumph Trophy 1200, Kawasaki GTR 1000 Concours, Kawasaki GTR 1400 Concours, Kawasaki Vulcan 1500/1600/1700/2000, BMW K1200 GT, BMW R1100/1150/1200 RT

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- prós: excelente conforto + ciclística + autonomia + tecnologia + equipamento de segurança + fiabilidade + alta qualidade de construcção

- contras: peso parada/a baixa velocidade + travões eléctricos só funcionam com a moto ligada + guiador enorme + dentes do veio de transmissão c/ desgaste prematuro + pneu traseiro c/ desgaste prematuro + alguns problemas electrónicos

https://www.youtube.com/watch?v=1ZVMDr8a...7%E3%83%B3
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boas curvas & óptimas rectas

Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT 987cc-90cv
ex-Yamaha XJ 600 Diversion S 599cc-61cv
ex-Suzuki GS 500 E 487cc-52cv
ex-Suzuki GN 125 124cc-13cv
ex-Suzuki AYWR 50 Katana 49cc-7cv
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#2

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#3

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ex-Suzuki AYWR 50 Katana 49cc-7cv
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#4

Entendo agora que o pessoal sofra com o error 403....

Vitorino pá, a tua vontade de fazer tópicos tão exactos que metes a pata em quase tudo.

A 1200 LT não é contemporânea nem da Pan 1100, muito menos da GTR 1000.
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#5

Última iteração do motor deitado? Estava convencido que não, mas o Carlos-KB é capaz de saber melhor do que eu.
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#6

Há mais alguns modelos a ter em conta no comparativo por oferecerem manobrabilidade e capacidade de carga semelhantes, nomeadamente...
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#7

(28-12-2020 às 22:36)pareias Escreveu:  Última iteração do motor deitado? Estava convencido que não, mas o Carlos-KB é capaz de saber melhor do que eu.

Embora a K1200 LT tenha sido descatalogada mais tarde, quando surgiu a K1300GT (já com motor transversal e suspensão hossack), efectivamente a última geração / evolução do "tijolo voador" foi na K1200RS. Para além deste facto, a K1200RS foi efectivamente a primeira BMW a quebrar a auto-imposta barreira dos 100cv de potência máxima que depois teve seguimento na irmã de motor transverso K1200S.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#8

E que eu tinha entendido que as K1200RS e a K1200GT eram modelos completamente diferentes!

Salvo que a RS seja já com o mesmo chassis da R e da GT e motor de cambota transversal, que debitava algo mais de 170cv!
E que por sinal gostavam de deixar os seus proprietarios sem travões, ou então, obriga-los a recolher as suas cinzas do chão! devil
Responder
#9

(29-12-2020 às 16:03)vitorino Escreveu:  a BMW K1200 LT foi realmente a última iteração do motor longitudinal/deitado de 4 cilindros em linha "Tijolo Voador" pois foi o último modelo BMW à venda com esse motor

a BMW K1200 RS (+ BMW K1200 GT de 1ª geração) deixou de ser vendida em 2005; enquanto a BMW K1200 LT deixou de ser vendida em 2008 - portanto a K1200 LT foi sem dúvidas a última "Tijolo Voador": quem quisesse comprar uma BMW nova "Tijolo Voador" entre 2005 e 2008 tinha apenas a K1200 LT (salvo stocks excedentários das K1200 RS/GT ainda à venda nos concessionários)

para mais, a K1200 LT de 2ª geração/facelift teve melhorias consideráveis no motor (como por exemplo cames, pistões e corpos de acelerador novos que não eram as da RS/GT)

(29-12-2020 às 16:03)vitorino Escreveu:  se falarmos de "geração/evolução" em termos de aumento de potência - assunto completamente diferente - aí sim, as BMW K1200 RS/GT foram o auge do motor "Tijolo Voador" com 130 cv (enquanto a K1200 LT tinha "apenas" 116 cv na 2ª geração/facelift) - e quem quisesse comprar uma BMW nova "Tijolo Voador" com 130 cv apenas o poderia ter feito até 2005 (novamente salvo stocks excedentários das K1200 RS/GT ainda à venda nos concessionários após esse ano)

Não obstante da K1200LT ter sido efectivamente descatalogada mais tarde, a K1200RS está referenciada no historial da BMW como "the last flying brick", por ter montado a última geração do motor de cabeça deitada e cambota longitudinal, sendo por inerência desta evolução, a 1ª BMW a ultrapassar essa barreira psicológica (e auto-imposta) dos 100cv de potência.

A K1200GT de 1ª geração não é mais do que uma RS, compartilhando quase todos os componentes com ela e apenas mais variada para a vertente de turismo, com alguns apêndices para aumentar o conforto dos ocupantes. Aliás, a semelhança entre elas é notória!

[Imagem: 5T7DnEh.jpg]

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(29-12-2020 às 16:34)LoneRider Escreveu:  E que eu tinha entendido que as K1200RS e a K1200GT eram modelos completamente diferentes!

Se pensarmos na GT já com o novo motor transversal... sim, eram totalmente diferentes! Até porque a GT ainda com o tijolo voador (referida no quote acima), derivada da RS teve uma expressão ínfima, ao contrário da irmã "Reise Strasse" (Sport-Tourer).

(29-12-2020 às 16:34)LoneRider Escreveu:  Salvo que a RS seja já com o mesmo chassis da R e da GT e motor de cambota transversal, que debitava algo mais de 170cv!
E que por sinal gostavam de deixar os seus proprietarios sem travões, ou então, obriga-los a recolher as suas cinzas do chão! devil

Yep... e na mesma linha das irmãs R (roadster) e S (Sport). Aliás, foram tão problemáticas fosse mecanicamente, como de electrónica (havia inclusivé algumas que gostavam de se auto-imolar), que qualquer uma das 3 versões das novas K, evolui para uma 2ª geração, fosse do motor (com aumento de cilindrada), como de muitos componentes electrónicos!

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Responder
#10

(28-12-2020 às 23:49)carlos-kb Escreveu:  
(28-12-2020 às 22:36)pareias Escreveu:  Última iteração do motor deitado? Estava convencido que não, mas o Carlos-KB é capaz de saber melhor do que eu.

Embora a K1200 LT tenha sido descatalogada mais tarde, quando surgiu a K1300GT (já com motor transversal e suspensão hossack), efectivamente a última geração / evolução do "tijolo voador" foi na K1200RS. Para além deste facto, a K1200RS foi efectivamente a primeira BMW a quebrar a auto-imposta barreira dos 100cv de potência máxima que depois teve seguimento na irmã de motor transverso K1200S.

Era isso, confirma-se. Só agora vi a tua resposta.

Então será: o último modelo da BMW equipado com o bloco deitado. Talvez isso
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