BMW K1100 RS
#1

viva

BMW K1100 RS

[Imagem: J468606-BMW-K-1100-RS.jpg]

RS = RennSport (motor racing)

paralelamente à K1 e à própria K100, a BMW sentiu a necessidade de actualizar a versão desportiva da K100 - a K100 RS - já que apesar de ter sido um sucesso de vendas - a par de todas as K100 x - , estava já a ficar para trás em termos de tecnologia e performance

para mais, o motor de 987 cc com 8V (da K100) estava a tornar-se "curto" em 4ª e 5ª com a moto completamente carregada e com 2 pessoas

então com base no motor da K1 de 16V; mantiveram os mesmos 100 cv; aumentaram a cilindrada de 987 cc para 1 093 cc e mantiveram o Paralever e catalisador da K1; introduzindo ainda o ABS, a par da LT

este motor 1100 foi ainda o motor utilizado na Fórmula BMW por muitos anos; tendo sido modificado para produzir 130 cv

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comparando com a K100 RS, a K1100 RS é uma evolução em termos de motor, tecnologia e design

comparando com a K1, a K1100 RS tem mais binário, e a curva da entrega do binário é ainda mais linear

comparando com a LT, a K1100 RS tem menos vibrações; e as relações da caixa de velocidades são mais longas

tecnicamente a K1100 RS era idêntica à K100 RS 16V (evolução da K100 RS original de 8V), com a mesma performance (100 cv), já que esse limite tinha sido auto-imposto pela BMW na altura

nos últimos 2 anos de produção a K1100 RS recebeu o melhorado ABS II, a par da K1100 LT

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para melhorar a dissipação do calor, a BMW desenvolveu grelhas laterais na carenagem

para mitigar as vibrações do motor, a BMW introduziu contra-pesos nos avanços e poisa-pés anti-vibração

a carenagem oferecia uma boa protecção aerodinâmica para o condutor; e o posicionamento dos espelhos laterais permitia "tapar" as mãos do vento/frio

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o motor é practicamente indestrutível, sendo bem mantido

e apesar do seu peso em "cheio" de 268 kg é bastante ágil, especialmente em curvas apertadas

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e também embora a K1100 RS seja uma moto desportiva, o passageiro possui um banco largo e confortável; e albergando o passageiro não se nota nem no andamento nem na performance da moto

as malas laterais BMW Touring eram ainda opcionais e compatíveis com a K1100 RS

actualmente as K1100 RS são consideradas valiosíssimas (embora não tanto quanto a K1); com agilidade, conforto e desportivismo ainda muito em dia comparando com outras motos mais recentes; e a alta quilometragem de exemplares actuais não coloca nenhum problema se a moto tiver tido um bom historial de manutenção, já que o motor e tecnologia são muito robustos

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por outro lado, todos os modelos BMW K tem tido uma valorização crescente devido à transformação em Cafe Racers

rivais na altura: BMW R1100 RS, Yamaha FJ 1200, Yamaha XJ 900 Diversion S, Yamaha FZR 1000 Exup, Yamaha GTS 1000, Kawasaki GPZ 900 R, Kawasaki Ninja ZZR 1000, Kawasaki Ninja ZZR 1100, Kawasaki GPZ 1100 ABS, Kawasaki GTR 1000 Concours, Honda CBR 1000 F, Honda ST1100 Pan-European, Suzuki GSX 1100 F, Triumph Sprint 900, Ducati Paso 907 ie, Moto Guzzi Sport 1100

substituída por: BMW K1200 RS (em 1997)

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pontos bons:
- design
- excelente ciclística e aerodinâmica
- motor indestrutível
- tecnologia robusta e duradoura

pontos menos bons:
- consumo de óleo entre 0.3 L a 1 L por cada 1 000 km
- calor anormal emanado do motor, especialmente para as coxas e em temperaturas ambiente mais elevadas
- vibrações excessivas do motor

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características técnicas:
- designação do modelo: 89V2 (K589)
- local de produção: fábrica da BMW de Spandau/Berlim/Alemanha
- anos de produção: 1992 - 1996 (4 anos)
- unidades produzidas: 12 179
- motor: 4 cilindros em linha deitados, 4T, dupla árvore de cames DOHC, 16V, corrente interna
- cilindrada: 1 093 cc
- diâmetro x curso: 70.5 x 70 mm
- compressão: 11.0:1
- refrigeração: líquida
- alimentação: injecção electrónica Bosch Motronic MA c/ corte automático de combustível
- alternador: trifásico 14V 700 W
- bateria: BMW Mareg, 12V 19Ah, baixa manutenção
- velas: Bosch XR r DC/Beru 12 R-5 DU
- painel de instrumentos: analógico + digital
- potência: 100 cv @ 7 500 rpm
- binário: 107 Nm @ 5 500 rpm
- velocidade máxima: 224 km/h
- 0 - 100 km/h: 3.8 s
- caixa de velocidades: 5 relações
- embraiagem: mono-disco a seco c/ elementos em alumínio, accionada por cabo de aço
- quadro: space frame treliça em tubos de aço, com o motor como elemento reforçante
- suspensão frontal: forquilha telescópica 43 mm c/ 135 mm de curso
- suspensão traseira: mono-amortecedor lateral ajustável acoplado ao mono-braço oscilante c/ 120 mm curso
- travões frontais: 2 discos ventilados 305 mm c/ 4 pistões Brembo + ABS (I/II)
- travão traseiro: 1 disco ventilado 285 mm c/ 1 pistão Brembo + ABS (I/II)
- pneu frontal: 120/70 Z/VR 17"
- pneu traseiro: 160/60 Z/VR 18"
- jante frontal: 3 braços em liga leve, 3.50 x 17" MT H2
- jante traseira: 3 braços em liga leve, 4.50 x 18" MT H2
- transmissão final: veio de transmissão dentro do mono-braço oscilante com Paralever
- escape: 4-em-1 em aço inoxidável
- peso em "cheio": 268 kg
- peso máximo permissível: 485 kg
- depósito de combustível: 22 L (c/ reserva de 5 L)
- consumo médio: 6.60 L/100 km
- comprimento: 2 230 mm
- altura: 1 260 mm
- largura: 802 mm
- distância entre eixos: 1 565 mm
- altura ao solo: 125 mm
- altura do assento do condutor: 800 mm

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- cores: 658 Vermelho Marrakech, 670 Preto Clássico, 694 Vermelho Místico, 704 Grafite Metalizado, 706 Verde Metalizado Palmetto, 711 Preto Nocturno/Cinza Metalizado Árctico (Edição Especial), 691 Azul Seda

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- equipamento de série: ABS I (até 1993), ABS II (após 1993), spoiler ajustável no ecran frontal, tomada eléctrica 12V, catalisador, botão "4 piscas", manómetro de temperatura, manómetro do nível de combustível, manete do travão frontal ajustável, compartimento de arrumação sob o assento e dentro da carenagem traseira, corte automático de motor c/ descanso lateral accionado, chave de ignição dobrável

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- equipamento extra/opcional: malas laterais BMW Touring, rede interior para malas laterais, malas laterais BMW Touring de cidade (mais estreitas), top-case de 22 L, forros das malas laterais e top-case, saco de depósito, suporte de bagagem, punhos aquecidos, chave de ignição com luz, alarme, comando do alarme com comando de abertura de garagem embutido, extensão do guarda-lamas frontal e traseiro, cadeado BMW U-Lock, capa de protecção, tomada eléctrica 12V adicional, assento Comfort da K1100 LT, kit de electrificação para o saco de depósito

- preço na altura (ajustado à inflação): € 21 480

https://www.youtube.com/watch?v=5f-rJH0q...anquyMotos

boas curvas & óptimas rectas

BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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#2

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#3

Penso que aalgumas transformações em café racer não valorizam o modelo...até acabam por desvirttuá-lo...tipo onde é que está o resto da mota??

[Imagem: 1986-BMW-K100-Nightcrawler-By-Crooked-Mo...0-Hero.jpg]

[Imagem: 1986-BMW-K100-Nightcrawler-By-Crooked-Motorcycles-2.jpg]

e depois usar uma "lata de coca cola" como ponteira...

[Imagem: 1986-BMW-K100-Nightcrawler-By-Crooked-Motorcycles-3.jpg]

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#4

viva

Citar:Penso que aalgumas transformações em café racer não valorizam o modelo...até acabam por desvirttuá-lo...tipo onde é que está o resto da mota??

precisamente - sou da mesmíssima opinião

pegar em modelos icónicos da história motociclística mundial, esquartejá-los com uma "faca de talhante" para transformá-los em algo que eles nunca foram nem nunca serão, a fim de satisfazer novos hippies é um verdadeiro crime - desvirtuam completamente o modelo original, não acrescentam qualquer valor (apesar dos anúncios de vendas quererem mostrar o contrário) - pelo contrário: retiram importante valor de colecção e mercado; muitas transformações são feitas por curiosos com um ferro de soldar e martelo com qualidade muito duvidosa e sem homologação legal, ficando as motos chocantemente inseguras sob risco de ferirem gravemente ou até mortalmente o condutor em alguns cenários; e por último, todas as motos transformadas irão chumbar miseravelmente nas inspecções obrigatórias que irão ser implementadas em breve (e depois os vendedores não se responsabilizam ou andarão em parte incerta quando forem contactados; e as marcas obviamente não irão passar certificados de homologação nem por 1 Milhão de Euros)

portanto o meu conselho é de fugirem a sete pés de motos transformadas em Cafe Racers/Scramblers/SteamPunk/Trackers/Brats/Rats/Bobbers/Choppers/etc. se gostarem de motos originais, segurança, legalidade e de não deitarem dinheiro ao lixo

apreciem as motos tal como elas nasceram: com todas as suas qualidades e defeitos; e se quiserem outro tipo de moto, há bastantes exemplares no mercado que já nasceram assim, novas e usadas - não é preciso procurar uma moto transformada

boas curvas & óptimas rectas

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