BMW K1100 LT
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BMW K1100 LT


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paralelamente à K1 e à própria K100, a BMW sentiu a necessidade de actualizar as versões turísticas da K100 (RT/LT), já que apesar de terem sido um sucesso de vendas, estavam já a ficar para trás em termos de tecnologia e performance

para mais, o motor de 987 cc com 8V (da K100) estava a tornar-se "curto" em 4ª e 5ª com a moto completamente carregada e com 2 pessoas

então com base no motor da K1 de 16V; mantiveram os mesmos 100 cv; aumentaram a cilindrada de 987 cc para 1 093 cc; mantiveram o Paralever e catalisador da K1; e a LT foi ainda a 1ª moto da BMW a oferecer a 2ª geração do sistema ABS

este motor 1100 foi ainda o motor utilizado na Fórmula BMW por muitos anos; tendo sido modificado para produzir 130 cv

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K1100 LT (Luxus Tourer = Turística de Luxo)

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- comparativamente à K100 LT a carenagem foi movida um pouco mais para a frente e mais envolvente ao motor, proporcionando mais espaço para as pernas com melhor protecção aerodinâmica
- o ecran rigido das RT/LT foi substituído por um eléctrico, com ajuste de altura e ângulo
- o modesto top-case plano "caixa de ferramentas" foi substituído por um top-case alto c/ 35 L de espaço interior
- extras: ABS, catalisador, punhos aquecidos, rádio leitor-de-cassetes c/ antena + 2 colunas de som e comando no punho esquerdo, tomadas 12V, barras laterais de protecção do motor e alarme

- em 1993 e 1994 foi introduzida a versão SE (Special Edition), com equipamento de série que era outrora opcional: ABS + top-case maior c/ 2 colunas de som e encosto + catalisador
- em 1997 foi introduzida a versão Highline, com todo o equipamento da SE + cores distintas + bloco e suspensão cromadas

- pontos fracos: top-case muito pesado (9 kg) causa instabilidade a alta velocidade, tendo a BMW recomendado não ultrapassar os 130 km/h com o top-case colocado; alto raio de viragem; muito calor nas pernas quando se circula a baixa velocidade; vibrações excessivas no motor
- pontos fortes: altíssima qualidade de construcção; motor indestrutível; conforto; armazenamento total de 100 L; grande depósito de 22 L providenciando uma enorme autonomia; veio de transmissão c/ manutenção negligenciável
- a BMW K1100 LT é ainda muito utilizada pelas equipas de filmagem de provas ciclísticas, como o Tour de France ou o Deutsche Tour; sendo escolhida pela estabilidade c/ 2 pessoas, a enorme autonomia, peso baixo e maneabilidade; e também pelas autoridades policiais em diferentes países

- concorrentes: Yamaha FJ 1200 + Honda ST 1100 Pan-European + Kawasaki GTR 1000 Concours + Suzuki GSX 1100 F + Triumph Sprint 900

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especificações técnicas:
código do modelo: 89V2 (K589)
produção: Jun.1989 - Abr.1999 (Europa); Feb.1992 - Mar.1997
últimas unidades vendidas: 1998
unidades produzidas: 22 757
comprimento: 2 250 mm
largura: 915 mm
altura: 1 450 mm
altura do assento: 810 mm
distância entre eixos: 1 565 mm
altura ao solo: 125 mm
peso em cheio: 290 kg
peso máximo admissível: 500 kg
painel de instrumentos: analógico + digital
quadro: space frame em tubos de aço
suspensão frontal: forquilha telescópica de 41 mm c/ 135 mm de curso
suspensão traseira: mono-amortecedor ajustável c/ 120 mm de curso acoplado ao mono-braço Paralever
pneu frontal: 110/80 VB 18" (existem variações)
pneu traseiro: 140/80 VB 17" (existem variações)
travagem frontal: 2 discos ventilados 305 mm c/ 4 pistões + ABS (ABS I até Jul.1993; ABS II após Jul.1993)
travagem traseira: 1 disco ventilado 285 mm c/ 2 pistões + ABS (ABS I até Jul.1993; ABS II após Jul.1993)
depósito de combustível: 22 L (incluíndo 5 L de reserva)
consumo médio: 5.4 L/100 km
autonomia: 407 km
motor: 4 cilindros em linha, deitados; 4T; de corrente; 2 árvores de cames DOHC; 16V
refrigeração: líquida
diâmetro x curso: 70.5 x 70.0 mm
cilindrada: 1 093 cc
compressão: 11.0:1
potência máxima: 100 cv @ 7 500 rpm
binário máximo: 107 Nm @ 5 500 rpm
0 - 100 km/h: 4.35 s
velocidade máxima: 209 km/h
alimentação: injecção electrónica Bosch Motronic MA 2.2 c/ corte automático
embraiagem: mono-disco a seco; operada via cabo de aço
transmissão: 5 velocidades + veio de transmissão final
ignição: Bosch Motronic
alternador: gerador de 3 fases, 14V/460W (até Set.1992), 14V/700W (após Set.1992)
bateria: 12V/19Ah
preço na altura ajustado à inflação: € 22 335 (a BMW mais cara na altura)

https://www.youtube.com/watch?v=eakEAuMD...el=KGARAGE

boas curvas & óptimas rectas

BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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