BMW F850GS
#11

E aí está ela.... a nova F850GS, prestes a ser desvendada.

"The BMW F850GS engine is pegged to house a 270-degree crankshaft and generate around 100PS from 86PS of the current model."

Deixam de ter um motor de cambota a 360º para passar a ter um twin crossplane. Motor mais compacto (apesar da maior cilindrada), mais leve e mais barato de produzir.
A mesma concepção que a Honda seguiu com a Africa Twin, à qual esta nova F850GS se vai colar definitivamente como a grande rival.

E espera-se como é evidente e normal na BMW, a uniformização da serie com a mesma unidade motriz, pelo que adivinha-se aí, a par da GS e num futuro próximo, as novas F850GT(ST) e F850R.

A era dos Rotax de "2,5" cilindros chega ao fim, uma década depois do seu lançamento, deixando a particularidade da 3ª biela e do veio de equilíbrio.

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All-new BMW F850GS set for EICMA 2017 unveil
6 Nov 2017 12:53:20

BMW Motorrad is ready with a new mid-size adventure motorcycle in the form of the BMW F850GS for EICMA 2017. BMW will reveal this motorcycle at EICMA 2017 this week, but it had already put out a teaser video of the BMW F 850 GS over the weekend. The new F850GS will compete with the Honda Africa Twin, the Ducati Multistrada 950, and upcoming motorcycles such as the KTM 790 Adventure, and Yamaha T7. This will the first major rehash for the BMW F800GS since 2013. The launch of the BMW F850GS will also bridge the gap in the BMW Motorrad lineup where its largest adventure offering is the BMW R1200GS. The BMW F850GS engine is pegged to house a 270-degree crankshaft and generate around 100PS from 86PS of the current model.

[Imagem: BMW-F850GS-1.jpg]

The new F 850 GS teaser also reveals that the motorcycle will have its exhaust on the right side and chain on the left, unlike the 800 GS. The video also shows us a revised headlamp design, a new full-colour TFT display, ditching the analog tachometer of its predecessor. We will bring all the details of the BMW F 850 GS as they are announced live from EICMA 2017, so stay tuned!


https://youtu.be/o36JDrkX40c

FONTE

[Imagem: QKmafvp.png]
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#12

Mehhhhhh...

Estes gajos conseguem que só uma mota no seu extenso catálogo me consiga realmente interessar... Tem algumas motas relativamente interessantes, mas só a S1000XR realmente me faz equacionar a BMW.
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#13

(06-11-2017 às 16:13)michelfpinto Escreveu:  Mehhhhhh...

Estes gajos conseguem que só uma mota no seu extenso catálogo me consiga realmente interessar... Tem algumas motas relativamente interessantes, mas só a S1000XR realmente me faz equacionar a BMW.

baba baba baba baba baba baba baba

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#14

Se for como a F800gsa que é um bocado pesadona, não vai ser nada de especial.
Ainda tou para ver uma mota destas com 75-100cv com menos de 185-190kgs (wet).
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#15

(06-11-2017 às 17:35)pedromt07 Escreveu:  Se for como a F800gsa que é um bocado pesadona, não vai ser nada de especial.
Ainda tou para ver uma mota destas com 75-100cv com menos de 185-190kgs (wet).

Penso que estás a confundir a GS com a GSA.... e são coisas totalmente diferentes.

As GSA são as versões gordas, com mais plásticos, marquise frontal, depósito de grande capacidade, carregadas de merdinhas e gadgets (às quais os seus donos ainda adicionam outras tantas merdices e uns caixotões XXL).

A actual F800GS tem 85cv / 178Kgs (a seco) / 16lts. dep. combustível
A F800GSA tem 85cv / 214 Kgs (a seco) / 24lts. dep. combustível

Esta 850GS será sempre a sucessora da 800GS.... e a haver uma GSA, virá como é natural, depois.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#16

Devia estar, tanto a nível de motor como de ciclistica, no mesmo patamar da PR7, 690 ou 701.
Tudo o que é daí para cima são tanquetas.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#17

Não Carlos não confundi as duas, ainda à coisa de dois dias andei a ver os specs delas.
http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html
214Kgs (wet). Para mim uma mota destas tem de ter no máximo 200kgs (wet)
Já que pedem tanto dinheiro por uma mota destas, podiam ao menos tirar uns kg's.
A adventure é 15kgs ainda mais pesada que a normal, e por isso é que nas reviews se queixam de ela ser gorda.
A vantagem desta 850 se for para ter o mesmo peso que as antigas é só uma: mais velocidade em AE.
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#18

Finalmente um gajo que me entende....

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#19

(06-11-2017 às 18:25)LoneRider Escreveu:  Devia estar, tanto a nível de motor como de ciclistica, no mesmo patamar da PR7, 690 ou 701.
Tudo o que é daí para cima são tanquetas.

Mas no fundo, é isso que uma F800GS e congéneres são.... tanquetas.... ou em bom português, "calças arragaçadas", ainda que dentro destas depois haja umas quantas que se safem um pouco melhor fora de asfalto.
Mas estar a tentar metê-las ao barulho com motos de puro ADN enduristas como esses exemplos (basta ver as origens de uma AJP, de uma KTM ou de uma Husky), com ciclísticas e suspensões viradas totalmente para a terra e motores de 1 cilindro mais pequenos e leves para privilegiar a tracção, parece-me incongruente.

(06-11-2017 às 20:30)pedromt07 Escreveu:  Não Carlos não confundi as duas, ainda à coisa de dois dias andei a ver os specs delas.
http://www.bmw-motorrad.pt/pt/pt/index.html
214Kgs (wet). Para mim uma mota destas tem de ter no máximo 200kgs (wet)
Já que pedem tanto dinheiro por uma mota destas, podiam ao menos tirar uns kg's.
A adventure é 15kgs ainda mais pesada que a normal, e por isso é que nas reviews se queixam de ela ser gorda.
A vantagem desta 850 se for para ter o mesmo peso que as antigas é só uma: mais velocidade em AE.

Uma moto de 90 a 100cv, com 850 / 1000 cc, destinadas a estrada, ainda que contemplem uma vertente off-road (dentro de certos limites), com motores pluricilíndricos e uma serie de sistemas complementares de apoio à condução, como ABS, controlo de tracção, embraiagem dupla, suspensões electrónicas, etc.... Como é que podem ter pesos reduzidos?

Na BMW a Adventure (GSA), fosse na 800, como na 1200, sempre foi a versão gorda, por contemplar tudo o que a outra contempla e mais uma serie de coisas... maior protecção ao vento e especialmente, uma autonomia muito maior com um incremento de cerca de 1/3 mais de capacidade de combustível...  Basta olhar a uma GSA, e ver a olho nú que é maior, mais alta, mais larga e mais apetrechada que a irmã "non Adventure"... e por inerência, mais pesada (não admira por isso que se «queixem dela ser gorda», e nem precisa de ser nas reviews).
Adventure numa "calça arregaçada" da BMW traduz-se no fundo poder fazer mais kms, com mais conforto e mais mariquices.... sem necessidade de alguma vez pisar um grão de terra.

Quer-me parecer que esta 850, ao optar por um crossplane, mais simples e com menos peças, em relação ao anterior motor de cambota a 360º, conseguirá ter um motor mais leve, pequeno e compacto, apesar do aumento da cubicagem. O resto, em termos de peso, dependerá depois de tudo com que "carreguem" esta nova GS.... mas que para poder convencer o potencial cliente BMW, deverá ser muita merdice e mariquice, para fazer jus ao nome da marca.
Por isso, não se devem esperar grandes milagres de emagrecimento.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#20

Por isso é que digo, prefiro uma mota com 190kgs e sem essas ajudas todas, que uma com 214 e isso tudo. Mesmo que a segunda tivesse mais cavalos.
Para que ter mais cavalos, se o controlo tracção vai estar sempre a intervir em offroad e a cortar cavalos? É só mesmo para a mota andar mais em AE, porque este tipo de mota nunca tem uma condução muito entusiasmante em serra/estrada. E para isso, mais valia terem gasto o dinheiro de desenvolvimento desta nova 850 na antiga 800 e mete-la mais leve e ágil, porque não é preciso mais cavalos, mas sim mais flexibilidade neste tipo de motas. Se quiser um tanque para fazer estradas "florestais" tenho a 1200 ou a adventure 800.
É só a minha opinião, porque este é dos meus segmentos favoritos e dá-me pena as marcas não entenderem bem o público alvo.
Para mim a PR7 é "perfeita" neste aspeto, aquilo faz AE 150km/h se for preciso e é um animal em offroad carregada que nem uma mula. Então se metessem o motor da MT07 na PR7, que seria a T7, ficava uma mota que vendia que nem cupcakes. Daqui a um ano quando sair a T7 oficial, vais ver o que quero dizer Carlos.
Lone eu sempre entendi. Neste tipo de motas partilhamos opiniões muito semelhantes. bigsmile
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