Bateria R1
#1

Boas pessoal,

Parece que está na altura de trocar a bateria, o que me suscitou uma dúvida...

No manual a especificação da bateria é a GT12B-4 se não me engano, mas encontrar por esta referência é para esquecer...

Pelo que percebi o GT é do fabricante, pelo que estou numa de ignorar e ir para a Yuasa, que ficaria portanto a YT12B-4, ao pesquisar no site da Yuasa a referência que me dão para a bateria da mota é a YT12B-BS sendo que o BS será o battery sealed, agora qual é a questão...

Esta é a imagem que lá aparece:
(só para chatear não me está a deixar inserir a imagem mas é uma com o ácido atrás...)

A questão é que na R1 a bateria é deitada logo será em gel e isto dá um pouco a entender que não é...já encontrei uma série de sites que dão a mesma referência...alguém me consegue explicar isto?

Obrigado!

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
Responder
#2

Aqui numa pesquisa rápida para R1 de 2004 a 2015...não bate certo com o que dizes.

http://store.yuasabatteries.com/p/ytz10s

Citar:Battery Family: YTZ Factory Activated, Maintenance Free
Battery Type: YTZ10S

Voltage: 12
Capacity: 8.6
Dimensions: 6" x 3.4375" x 3.6875"
Weight: 7.0 lbs.
Metric Dimensions: 150mm x 87mm x 93mm
Metric Weight: 3.2 kg
Polarity:
Acid Volume: N/A
Amps: 0.9
C.C.A.: 190

[Imagem: YTZ10S.jpg]
Responder
#3

(04-10-2017 às 19:59)mr_trecolareco Escreveu:  Aqui numa pesquisa rápida para R1 de 2004 a 2015...não bate certo com o que dizes.

http://store.yuasabatteries.com/p/ytz10s

Citar:Battery Family: YTZ Factory Activated, Maintenance Free
Battery Type: YTZ10S

Voltage: 12
Capacity: 8.6
Dimensions: 6" x 3.4375" x 3.6875"
Weight: 7.0 lbs.
Metric Dimensions: 150mm x 87mm x 93mm
Metric Weight: 3.2 kg
Polarity:
Acid Volume: N/A
Amps: 0.9
C.C.A.: 190

[Imagem: YTZ10S.jpg]

A minha é de 2002

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
Responder
#4

(04-10-2017 às 19:59)mr_trecolareco Escreveu:  Aqui numa pesquisa rápida para R1 de 2004 a 2015...não bate certo com o que dizes.

http://store.yuasabatteries.com/p/ytz10s

Citar:Battery Family: YTZ Factory Activated, Maintenance Free
Battery Type: YTZ10S

Voltage: 12
Capacity: 8.6
Dimensions: 6" x 3.4375" x 3.6875"
Weight: 7.0 lbs.
Metric Dimensions: 150mm x 87mm x 93mm
Metric Weight: 3.2 kg
Polarity:
Acid Volume: N/A
Amps: 0.9
C.C.A.: 190

[Imagem: YTZ10S.jpg]

A do Xiko é de 2002/2003

Uma hipótese é trocares de mota em vez da bateria blink
Responder
#5

opss motas velhas pá mais 2 menos 2 lol

tens razão...mas no site inglês a foto é outra já sem o acido e mencional "anti-spill"

https://www.yuasa.co.uk/yt12b-bs.html
Responder
#6

(04-10-2017 às 20:06)mr_trecolareco Escreveu:  opss motas velhas pá mais 2 menos 2 lol

tens razão...mas no site inglês a foto é outra já sem o acido e mencional "anti-spill"

https://www.yuasa.co.uk/yt12b-bs.html

lol lol

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
Responder
#7

(04-10-2017 às 20:02)Rod Escreveu:  
(04-10-2017 às 19:59)mr_trecolareco Escreveu:  Aqui numa pesquisa rápida para R1 de 2004 a 2015...não bate certo com o que dizes.

http://store.yuasabatteries.com/p/ytz10s

Citar:Battery Family: YTZ Factory Activated, Maintenance Free
Battery Type: YTZ10S

Voltage: 12
Capacity: 8.6
Dimensions: 6" x 3.4375" x 3.6875"
Weight: 7.0 lbs.
Metric Dimensions: 150mm x 87mm x 93mm
Metric Weight: 3.2 kg
Polarity:
Acid Volume: N/A
Amps: 0.9
C.C.A.: 190

[Imagem: YTZ10S.jpg]

A do Xiko é de 2002/2003

Uma hipótese é trocares de mota em vez da bateria blink

Foi preciso chegar aos 90k km's para ela começar a teimar comigo  bigsmile

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
Responder
#8

Nos manuais de 2017 continua a dizer que para até 2003 é a YT12B-BS, mas também diz lá que é de colocação de ácido... cry


Por outro lado pesquisei a GT12B-4 e diz-me que é AGM e AGM não é de gel...que confusão...
Responder
#9

É pá, não sou expert mas pelo que tenho entendido uma bateria de gel sem ácido num funciona.

Ou seja

Compras a bateria.
Metes o ácido lá para dentro.
Fazes a selagem da bateria.
Meia hora de repouso.
E bota andar!

Antes de comprares a Yuasa confere as medidas.

Se ainda tens dívidas vai à um concessionário da marca, não vá o antigo dono do piano ter andado a inventar! blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#10

Boas;
A bateria original da Yamaha R1 2002 é Yuasa.
Pode ser de ácido, mas selada, não das que tem as famosas tampinhas para ir acrescentando ácido ou água destilada.
Metes o ácido, selas e pões a carregar.
[Imagem: 81kBg3XQUnL._SL1500_.jpg]

Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)