Votação: Para ti em que consiste o trabalho de restauro de uma Mota? -
Desmontagem e montagem dos elementos, entregando-os ao profissionais de cada área.
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Desmontar e montar, tratar e recuperar cada peça, cada detalhe com as tuas próprias mãos
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Pagar a quem o faça e despreocupar-se do assunto.
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As Dúvidas de Um Restaurador Noviço
#1

Ora bem!

Ter duas gajas entre mãos pode ser bué problemático.
Manos mal que são duas Asinhas de Franga!

Últimamente tenho andado a ler sobre ferro, decapar teste, alumínios e escovas de aço, boinas e Polish, acido e areia.

Por outro lado, ando a procura de profissionais que me possam ajudar na matéria...

O que eu gostava era se fazer boa parte do trabalho, mas depois surgem as dúvidas.
Dúvidas que vou partilhar convosco para criar neste tópico um conjunto de soluções que encoragem o pessoal a fazer estes trabalhos.

Primeira dúvida.

O jacto de areia faz moça nas zonas maquinadas???
Podia mandar decapar e metalisar/pintura epoxy mas afinal de contas que raio de trabalho de restauro é este?
Assim que a ideia é decapar a jacto de areia e pintar lá no santuário...
Atenção refiro-me exclusivamente a chassis, braços oscilante e demais ferros estruturais, que depois de decapados levariam primário e uma ou duas camadas de uma boa tinta.

Segunda dúvida, quais as melhores tintas para este tipo de aplicação!?

Refiro-me a primario e tinta final.
Aqui é que não pesco nadinha mesmo.
Ó Cláudio pá, num queres vender umas litradas de tinta!?

Prontos, um gajo ladra se lhe ocorrer mais alguma dívida...

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#2

Rui.... nunca me empenhei numa coisa dessas. E embora como total leigo, caso empreendesse uma demanda dessas de tentar trazer das catacumbas uma moto e lhe devolver a devida vida e imagem, iria sempre enfrentá-lo como um desafio e meter mãos à obra.

Sei que iria fazer muita borrada, mas também, que melhor escola para aprender, do que com os erros que vamos cometendo?
Depois muita leitura e aconselhamento por quem percebe da poda, é sempre benéfico.

Acho que a coisa se tornaria devidamente estimulante encarando-o sempre como um acto pessoal, em que depositamos o tempo, dedicação e empenho. E o resultado final, independentemente de ser melhor ou pior, seria sempre o retrato pessoal e emocional dessa ambição de o fazer por nós.

Claro que isto não implica que não nos pudéssemos recorrer de todos os profissionais que nos pudessem ajudar, especialmente ao nível das pinturas finais ou mesmo da mecânica mais "minuciosa", até porque há coisas complicadas de se fazerem no recato da nossa garagem.

Mas nunca, a terceira opção que colocas. Porque entregar a mota nas mãos de um profissional, e pagar pelo resultado, é que quase o mesmo que um projecto "chave na mão", em que o mérito do problema e respectiva resolução nunca é tua, mas de outrém. E no fundo nada diferente que ires a um stand, pegares em algo que por lá já exista, pagares e trazeres para casa.

Mãos à obra.... nos meus parcos conhecimentos dentro do tema, estou ao teu dispôr no que te possa (des)ajudar. blink

[Imagem: QKmafvp.png]
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#3

Gostava de ajudar mas não percebo nada do assunto... Eu não me via a fazê-lo, mas a fazer tentaria ao máximo ser eu a fazer tudo, ou até onde fosse possível fazer...

Eu penso que o Magjet embora não seja ele a fazer parte do trabalho te saiba ajudar e provavelmente o Nelson. Aqui já é preciso saber exatamente o que se anda a fazer, e acredito que mesmo muitos stands não saibam o que fazer.
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#4

Tenho compressor e tenho sitio.
Areia um gajo vai à praia....
A unica duvida é se um gajo atingir uma zona maquinada, como pode ser a zona da coluna de direcção, se vou fazer moça.
Assim um gajo já sabe se pode or à descarada ou não.

A pintura final dos plásticos, depósito é demais vestuario vai a um profissional.

No outro dia pus-me a inventar e acho que....

[Imagem: Gr4iKDc.jpg]

...até não ficou mau de todo.

[Imagem: CeORbnQ.jpg]

É uma escova de nylon, em teoria não faz riscos, é deixa aquele acabado basso de origem.

[Imagem: Wgyhplv.jpg]

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#5

Tem ali uns riscos que parece dizer honda que não passaste bem! Tens de passar melhor para desaparecer! lol
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#6

Esses riscos tem uma viagem a Portugal prometida!

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#7

(11-11-2017 às 13:31)LoneRider Escreveu:  Esses riscos tem uma viagem a Portugal prometida!

Depois passas por cá para eu tentar te ajudar a tirar esses riscos! blink

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#8

[Imagem: Jerrycan_Einmann_Tragweise.JPG]
devil devil devil devil
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#9

Boas;
No geral, sou um bocado contra o jacto de areia; pode ser uma solução expedita, mas não deixa de ter alguns riscos associados.
No chassis e elementos de aço, podes usar decapante, escovas metálicas macias (sem esquecer de usar com cuidado) e lixa;
Nos alumínios: lixas mais finas, e no final umas catrabuchas macias, massas de polir e uma grande dose de paciência para se atingir o objectivo pretendido.
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#10

Johnny pá!
Tenho dois chassis meio ferrugentos para decapar.
O jato de areia é uma forma eficaz de desaparecer, rápida e facilmente.
A ideia que tenho é que a areia faz saltar a tinta mas não come o metal (salvo esteja podre), deixando-o limpo e brilhante.
A minha dúvida reside essencialmente se as partes maquinada, como pode ser as caixas dos rolamentos da direcção ou onde engatar o braço oscilante/casquilhos/eixo do braço oscilante, se sofrem danos se acidentalmente o jacto incidir sobre essas partes.

Nos alumínios como podem ser as tampas do motor da Galita, falta basicamente passar a lixa para retirar os riscos mais fundos e o acabado fica assim, com aspecto baço e usado.
Ainda não sei se mando envernizar ou se fica assim mesmo.

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