(28-01-2015 às 15:50)dfelix Escreveu: ...
Estás a sugerir que os motociclistas que conduzem 125cc ao abrigo da directiva europeia exercem influencia nas tuas escolha pessoais por motos que gostas?
Podes explicar melhor a lógica?
Na minha escolha directamente nem por isso, até porque não sou referência para nada, muito menos para um construtor ou mercado de motos.
Mas à conta desta nova vaga de motociclistas começaram a surgir questões que nunca houve sequer a necessidade de se colocarem.
Por exemplo: o ABS é um tema muito querido a esta nova vaga, tal como determinado tipo de "ajudas" quando uma grande maioria dos motociclistas continua a gostar de poder prescindir deles. Não estou contra o aparecimento deste tipo de coisas, apenas contra a sua obrigatoriedade que alguns tanto reclamam.
Se reparares, é nesta nova vaga que mais surge esta reclamação, ao ponto dos nossos queridos eurocratas já estudarem a obrigatoriedade para motociclos com mais de 125cm³!!
(28-01-2015 às 15:50)dfelix Escreveu: Provavelmente começaste a conduzir moto na via publica ainda nem tinhas carta.
Assumindo que passaste a conduzir legalmente uma motorizada aos 16 anos, faço-te umas perguntas:
Tiveste aulas praticas quando obtiveste a licença de ciclomotor aos 16?
A formação teorica que tiveste para obter essa licença de motorizada aos 16 anos é superior à de um encartado categoria B?
A maturidade de um encartado categoria B aos 25 anos (mínimo para poder conduzir as 125) é a mesma de um A1 aos 16 ou A2 aos 18?
Continuo a achar que se dramatiza demasiado com este tema.
E que o preconceito é predominante dentro do próprio mundo do pessoal das motos. Como que se fosse uma afronta agora ter o criminoso homicida do "enlatado" a usufruir também das duas rodas.
A realidade é que TODOS nós tivemos de começar por algum lado.
E todos já passamos por fase de maçaricos.
Sim admito, a primeira vez que andei na estrada não tinha qualquer tipo de habilitação legal.
Para tirar a Licença Camarária, fui ter com um pretenso engenheiro que me perguntou 2 ou 3 sinais que estavam nas últimas páginas duma agenda de bolso. Lembram-se daquelas últimas páginas das agendas??
Aprendi muito mais sobre Código da Estrada quando comecei a tirar a Carta de Condução, sem sombra de dúvida.
Tal como aos 18 anos não tinha maturidade para andar com qualquer moto, coisa que ainda era possível porque não tinha qualquer limitação de potência na Carta de Condução.
Aos 25 anos considerava-me bastante mais maduro e responsável.
Longe de mim querer dramatizar o tema e se há algo de muito positivo é a sensibilização dos automobilistas que passaram a usufruir da moto. Quantos tomavam determinadas atitudes de forma irreflectida ou ingénua e à conta de passarem a andar de moto começaram a ver que afinal havia coisas que faziam até inadvertidamente, mas que complicavam a vida aos motociclistas?