22-05-2022 às 20:42
Há já alguns anos, desde os tempos da F800R em que a capacidade de carga ocasionalmente se revelava reduzida para viagens de mais do que 3 ou 4 dias, que tinha vontade de ter umas malas laterais ou uns alforges de jeito. Relativamente a estes últimos, a maioria dos que vi nas motas de malta que conhecia, não me agradavam, porque ficavam sempre meio "pendurados" na mota, não ficando bem esteticamente e parecendo-me até que em alguns casos representavam algum perigo resultante da posição em que acabavam por ficar após algumas horas a rolar.
Certo dia encontrei um modelo que parecia mais "sólido" graças a um sistema de suporte e fixação próprio, que era específico para cada mota (e que existia para a F800R que tinha na altura). Fiz a encomenda (que paguei) mas por algum motivo achei que era boa ideia mandar vir pelo representante em PT (a Balgarpir), que depois de me manter mais de um mês à espera lá se dignou devolver-me o dinheiro da encomenda quando acabou por admitir que não sabia quando a mesma iria chegar... escusado será dizer que deixei de recorrer ao representante e passei a fazer a encomenda do material da marca diretamente no site com entrega ao domicílio.
Passados alguns anos, já não tenho a F800R, mas tenho a sua sucessora. Cedo comecei a ver se existia uma nova versão deste equipamento para a mota, que finalmente acabou por aparecer. Com a RIM deste ano à vista, achei que era a altura de finalmente dar o passo em frente e adquirir algo que me desse mais capacidade de carga e que não fosse preciso ter de vender órgãos para poder comprar (este equipamento custa 360 euros em detrimento do dobro ou mais que qualquer outro sistema de malas habitualmente custa). Encomenda feita e paga, e em menos de uma semana chegou ao destino.
![[Imagem: zM1xc41.gif]](https://imgur.com/zM1xc41.gif)
Lá me dispus a desembalar o material para fazer a configuração inicial da coisa e ver como ficavam ao vivo e a cores na mota. Dá sempre algum gozo desempacotar as encomendas da SW-Motech, porque o material que vendem tem bastante qualidade e são muito atentos ao pormenor. No caso, mal abri a caixa constatei logo a primeira "mariquice" da bolsa para guardar as malas quando não estão a ser utilizadas.
![[Imagem: yzbfscl.gif]](https://imgur.com/yzbfscl.gif)
Estes alforges vêm com mais algumas peças do que seria expectável devido aos tais sistemas de fixação que são para mim um fator diferenciador, pelo que meti mãos à obra.
![[Imagem: 8yg9V1U.gif]](https://imgur.com/8yg9V1U.gif)
![[Imagem: 8u0AfNP.gif]](https://imgur.com/8u0AfNP.gif)
Os sistemas de fixação são compostos por duas peças base que são aparafusadas aos suportes dos poisa-pés da mota (específicos para o modelo) onde depois encaixam os ferros sobre os quais as malas "deslizam" e mantém a posição fixa em andamento, sem hipótese de abanar ou descair. Para montar estes suportes é necessário retirar as duas pequenas proteções que estão fixas nas furações a utilizar.
![[Imagem: zOZwt5J.gif]](https://imgur.com/zOZwt5J.gif)
![[Imagem: y2KOtdo.gif]](https://imgur.com/y2KOtdo.gif)
Depois de montados os suportes (cuja ideia é ficaram sempre aplicados na mota, sem necessidade de andar a montar/desmontar quando pretendemos usar as malas), o aspeto - bastante discreto - é este:
![[Imagem: wpw0X6K.gif]](https://imgur.com/wpw0X6K.gif)
Os ferros são fáceis de colocar e remover (bastando carregar numas patilhas para o efeito) e esses sim devem ser retirados quando não se estão a utilizar as malas.
![[Imagem: SAKMomt.gif]](https://imgur.com/SAKMomt.gif)
As malas são muito fáceis de colocar, ficando presas uma à outra através de um velcro que cobre o assento do pendura na mota. Adicionalmente, para além dessa fixação e dos ferros, existem dois tirantes que prendem as malas de forma a que não saltem em andamento:
![[Imagem: IfrWCaO.gif]](https://imgur.com/IfrWCaO.gif)
![[Imagem: LjvTqLF.gif]](https://imgur.com/LjvTqLF.gif)
O aspeto final não é horrível, e dentro deste tipo de equipamento, acho que é do melhorzinho que vi até hoje:
![[Imagem: I9aZIIZ.gif]](https://imgur.com/I9aZIIZ.gif)
As malas vêm ainda com uns sacos interiores à prova de água, e existe a possibilidade de expandir as mesmas para ter uma maior capacidade de carga (que pode ir dos 15 até aos 20 litros de capacidade).
![[Imagem: nMCSLMw.gif]](https://imgur.com/nMCSLMw.gif)
Com este sistema (que me parece ainda permitir aplicar à mesma a "tailbag" que tenho por cima - ainda não experimentei) sinto que já consigo transportar carga mais adequada a viagens mais longas. E mais uma vez (reconhecendo que soluções de malas laterais rígidas serão sempre mais robustas) não tive de me desfalcar muito para comprar algo que na prática só vou utilizar pontualmente. Deixo aqui o relato como sugestão para quem procurar algo semelhante, assim como o link para o site do fabricante onde podem ver se existe a mesma solução para outros modelos de motas.
E é isto. Já tenho forma de ir para a RIM sem ter que utilizar cada par de cuecas 4 vezes...
Certo dia encontrei um modelo que parecia mais "sólido" graças a um sistema de suporte e fixação próprio, que era específico para cada mota (e que existia para a F800R que tinha na altura). Fiz a encomenda (que paguei) mas por algum motivo achei que era boa ideia mandar vir pelo representante em PT (a Balgarpir), que depois de me manter mais de um mês à espera lá se dignou devolver-me o dinheiro da encomenda quando acabou por admitir que não sabia quando a mesma iria chegar... escusado será dizer que deixei de recorrer ao representante e passei a fazer a encomenda do material da marca diretamente no site com entrega ao domicílio.
Passados alguns anos, já não tenho a F800R, mas tenho a sua sucessora. Cedo comecei a ver se existia uma nova versão deste equipamento para a mota, que finalmente acabou por aparecer. Com a RIM deste ano à vista, achei que era a altura de finalmente dar o passo em frente e adquirir algo que me desse mais capacidade de carga e que não fosse preciso ter de vender órgãos para poder comprar (este equipamento custa 360 euros em detrimento do dobro ou mais que qualquer outro sistema de malas habitualmente custa). Encomenda feita e paga, e em menos de uma semana chegou ao destino.
![[Imagem: zM1xc41.gif]](https://imgur.com/zM1xc41.gif)
Lá me dispus a desembalar o material para fazer a configuração inicial da coisa e ver como ficavam ao vivo e a cores na mota. Dá sempre algum gozo desempacotar as encomendas da SW-Motech, porque o material que vendem tem bastante qualidade e são muito atentos ao pormenor. No caso, mal abri a caixa constatei logo a primeira "mariquice" da bolsa para guardar as malas quando não estão a ser utilizadas.
![[Imagem: yzbfscl.gif]](https://imgur.com/yzbfscl.gif)
Estes alforges vêm com mais algumas peças do que seria expectável devido aos tais sistemas de fixação que são para mim um fator diferenciador, pelo que meti mãos à obra.
![[Imagem: 8yg9V1U.gif]](https://imgur.com/8yg9V1U.gif)
![[Imagem: 8u0AfNP.gif]](https://imgur.com/8u0AfNP.gif)
Os sistemas de fixação são compostos por duas peças base que são aparafusadas aos suportes dos poisa-pés da mota (específicos para o modelo) onde depois encaixam os ferros sobre os quais as malas "deslizam" e mantém a posição fixa em andamento, sem hipótese de abanar ou descair. Para montar estes suportes é necessário retirar as duas pequenas proteções que estão fixas nas furações a utilizar.
![[Imagem: zOZwt5J.gif]](https://imgur.com/zOZwt5J.gif)
![[Imagem: y2KOtdo.gif]](https://imgur.com/y2KOtdo.gif)
Depois de montados os suportes (cuja ideia é ficaram sempre aplicados na mota, sem necessidade de andar a montar/desmontar quando pretendemos usar as malas), o aspeto - bastante discreto - é este:
![[Imagem: wpw0X6K.gif]](https://imgur.com/wpw0X6K.gif)
Os ferros são fáceis de colocar e remover (bastando carregar numas patilhas para o efeito) e esses sim devem ser retirados quando não se estão a utilizar as malas.
![[Imagem: SAKMomt.gif]](https://imgur.com/SAKMomt.gif)
As malas são muito fáceis de colocar, ficando presas uma à outra através de um velcro que cobre o assento do pendura na mota. Adicionalmente, para além dessa fixação e dos ferros, existem dois tirantes que prendem as malas de forma a que não saltem em andamento:
![[Imagem: IfrWCaO.gif]](https://imgur.com/IfrWCaO.gif)
![[Imagem: LjvTqLF.gif]](https://imgur.com/LjvTqLF.gif)
O aspeto final não é horrível, e dentro deste tipo de equipamento, acho que é do melhorzinho que vi até hoje:
![[Imagem: I9aZIIZ.gif]](https://imgur.com/I9aZIIZ.gif)
As malas vêm ainda com uns sacos interiores à prova de água, e existe a possibilidade de expandir as mesmas para ter uma maior capacidade de carga (que pode ir dos 15 até aos 20 litros de capacidade).
![[Imagem: nMCSLMw.gif]](https://imgur.com/nMCSLMw.gif)
Com este sistema (que me parece ainda permitir aplicar à mesma a "tailbag" que tenho por cima - ainda não experimentei) sinto que já consigo transportar carga mais adequada a viagens mais longas. E mais uma vez (reconhecendo que soluções de malas laterais rígidas serão sempre mais robustas) não tive de me desfalcar muito para comprar algo que na prática só vou utilizar pontualmente. Deixo aqui o relato como sugestão para quem procurar algo semelhante, assim como o link para o site do fabricante onde podem ver se existe a mesma solução para outros modelos de motas.
E é isto. Já tenho forma de ir para a RIM sem ter que utilizar cada par de cuecas 4 vezes...