Mensagens: 1,699
Tópicos: 119
Registado: 11/2014
Mota: A pé Localização: Moita
Um combustível que não deverá passar por aqui o etanol.
Era uma grande promessa brasileira que acabou dando em samba em termos de custo, não deixando de ter dado certo.
http://www.motonline.com.br/noticia/yama...mbustivel/
Mensagens: 1,699
Tópicos: 119
Registado: 11/2014
Mota: A pé Localização: Moita
ola amigo smvalmeida,
o etanol é um sob-produto da cana de açúcar e os motores a etanol são fabricados em linha direto pelas montadoras e fabricas de veículos.
no principio chegou se a pensar no Brasil que iria substituir a gasolina, coisa que acabou por não acontecer.
o governo brasileiro logo viu nele uma grande fonte de imposto e, mesmo tendo o custo de fabrico menos da metade da gasolina.
Hoje temos o preço etanol/gasolina comparado aos daqui gasolina/gasóleo. Pois não sei se sabes mas no Brasil não temos veículos ligeiros de passageiro a gasóleo, exceto pequenos autocarros.
Mensagens: 230
Tópicos: 19
Registado: 11/2014
Mota: Kawasaki ZX10R Localização: Alfeizerão
É mais ecológico, mas com a subida dos preços dos combustíveis, o uso excessivo da bio-gasolina (a par do bio-diesel) ia causar um aumento no custo dos bens alimentares primários.
Daí o imposto "excessivo", serve para evitar que nos falte comida na mesa
lembro-me disto porque em 2007 construi com alguns colegas de escola um kart que funcionava a etanol. O plano inicial era ser 100% etanol, mas rápidamente descobrimos que a conversão para 100% etanol requeria alguns elementos para facilitar o arranque - principalmente num Rotax 100cc 2t; pelo que usámos uma mistura de gasolina e etanol.
Andou, e andou bem
Mensagens: 1,699
Tópicos: 119
Registado: 11/2014
Mota: A pé Localização: Moita
(02-06-2015 às 18:16)smvalmeida Escreveu: (02-06-2015 às 18:14)rruella Escreveu: ola amigo smvalmeida,
o etanol é um sob-produto da cana de açúcar e os motores a etanol são fabricados em linha direto pelas montadoras e fabricas de veículos.
no principio chegou se a pensar no Brasil que iria substituir a gasolina, coisa que acabou por não acontecer.
o governo brasileiro logo viu nele uma grande fonte de imposto e, mesmo tendo o custo de fabrico menos da metade da gasolina.
Hoje temos o preço etanol/gasolina comparado aos daqui gasolina/gasóleo. Pois não sei se sabes mas no Brasil não temos veículos ligeiros de passageiro a gasóleo, exceto pequenos autocarros.
não sabia. obrigado pela info.
do pouco que sei, será mais ecológico, right?
correto smvalmeida, é 100% ecológico.
Mensagens: 12,907
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
(11-06-2015 às 19:47)rruella Escreveu: (02-06-2015 às 18:16)smvalmeida Escreveu: (02-06-2015 às 18:14)rruella Escreveu: ola amigo smvalmeida,
o etanol é um sob-produto da cana de açúcar e os motores a etanol são fabricados em linha direto pelas montadoras e fabricas de veículos.
no principio chegou se a pensar no Brasil que iria substituir a gasolina, coisa que acabou por não acontecer.
o governo brasileiro logo viu nele uma grande fonte de imposto e, mesmo tendo o custo de fabrico menos da metade da gasolina.
Hoje temos o preço etanol/gasolina comparado aos daqui gasolina/gasóleo. Pois não sei se sabes mas no Brasil não temos veículos ligeiros de passageiro a gasóleo, exceto pequenos autocarros.
não sabia. obrigado pela info.
do pouco que sei, será mais ecológico, right?
correto smvalmeida, é 100% ecológico.
Como se pode chamar ecologico a um combustivel que gasta energia para se fazer e depois lança gases nocivos ha atmósfera?
Mensagens: 230
Tópicos: 19
Registado: 11/2014
Mota: Kawasaki ZX10R Localização: Alfeizerão
A queima do etanol emite muito menos NOx. Além disso, "peritos" defendem que o facto de ser produzido a partir da cana-de-açúcar cria uma redução do CO2 devido da respiração da planta (o que é uma treta visto que á noite as plantas tb produzem CO2, é nas melhores hipoteses um facto vestigial).
Essencialmente a redução de NOx que afectam a camada de ozono...