04-03-2018 às 14:28
(04-03-2018 às 13:55)michelfpinto Escreveu: Acho realmente ridículo que seja necessário uma manutenção que leve a desmontar uma mota quase toda... Obviamente que não deve ser algo assim tão recorrente, mas não deveria ser necessário.
Mais ou menos. Pelos amigos e conhecidos com boxers oil head, não são muitos os que ainda não tenham tido de o fazer (acho que o Félix é mesmo e quase a única excepção).
O "problema" destes boxer nesta questão, é a própria embraiagem ser por monodisco a seco. Com as esfregas, aquecimento e uso continuado em ambientes urbanos, acabam a dar raia.
Por isso, não é uma operação rara, ter de se mudar a embraiagem.
E depois a própria concepção delas, que para mudar a embraiagem, obriga literalmente a "fatiar" a mota, com todo este aparato. Ou seja... não tanto pela mudança da embraiagem (que não é uma rotina totalmente extraordinária).... mas pelo que é preciso desmontar nestas motos, para se conseguir executar essa rotina.
Felizmente os novos boxer liquid cooled, já contemplam embraiagens por multidisco em banho de óleo, que minimizam enormemente esta questão, quer na incidência, como no trabalho que dá mudar uma "simples" embraiagem.