21-08-2016 às 22:55
(20-08-2016 às 21:36)Pvale Escreveu:(20-08-2016 às 19:53)vindaloo Escreveu:Acho que vou mesmo pedir à instrutora para me levar para um local onde possa treinar bem esse ponto, sem trânsito, para descobrir o que realmente será mais natural para mim(20-08-2016 às 18:39)Pvale Escreveu: Viva, tenho uma pergunta que o mais certo é ser parva para vocês mas que a mim me tem dado cabo dos miolos..
Como alguns de vocês já sabe nunca tinha conduzido qualquer tipo de moto, mas apesar disso sempre tive um equilíbrio bastante eficiente em cima da bicicleta por exemplo
Tive até agora 5 aulas de condução na cb 500 e já me vou sentindo à vontade com a condução, ou seja, já não tenho de pensar tanto antes de agir.
Em andamento não sinto qualquer dificuldade , mas estou a sentir bastante dificuldade sempre que tenho de parar..ou seja, vou reduzindo e quando chego ao ponto de imobilizar totalmente a moto é uma trapalhada do caraças e vou sempre com os pés ao chão já com algum desequilíbrio ..
Tenho usado sempre os dois travões de forma progressiva, o que funciona muito bem até ao momento em que a moto pára totalmente.
Qual é o travão que vocês usam, mesmo antes de pôr o pé no chão? O que me está a parecer é que o da frente acaba sempre por afucinhar a moto provocando então esse desequilíbrio final.
E já agora outra questão, por norma qual é o pé que têm no chão antes de arrancar? Segundo a instrutora o ideal será o pé direito no chão, o que me parece lógico para engatar e iniciar logo a marcha. Agora não sei por que raio isto acontece mas consigo iniciar com muito mais equilibro quando tenho o pé esquerdo no chão, já com o direito não tenho a mesma confiança...alguém tem sugestões?
Utilizam-se ora um pé ora outro para parar. Conforme a situação e onde for mais seguro colocar o pé. Depende inclinação, se é berma se não é etc...
Convém habituares-se a ambos!
Dizerem-te para pousares o direito é um péssimo conselho (na minha opinião) já que o pé direito pode ir ao travão e pode apoiar o ponto embraiagem. (imagina arrancar numa subida inclinada)
O meu conselho para ti é que no momento mesmo antes de parar decidas para que lado te vais inclinar. Naturalmente o equilibrio será mais fácil.
Não pensei que as aulas de condução fossem tão básicas, guardo na memória as aulas de condução de carro onde todos os pontos eram discutidos, como posicionamento e processos básicos de condução...pontos estes que ainda considero mais importantes para andar de moto
Imagino que para quem já ande de moto desde sempre isto pareça tudo mariquices mas na verdade quando um gajo já começa tão tarde, logo com uma moto com peso considerável, sem qualquer noção e com pouquíssimo tempo de prática para se apresentar a exame , torna se mais complicado... as aulas servem só e apenas para aprendermos a"agradar ao examinador" , porque de resto já aprendi mais em vídeos do YouTube ou pelo que li por estes lados do que nas aulas propriamente ditas...
Só para terem uma ideia apanhei chuva na última aula e não tive um único conselho acerca da condução com estas condições..valeu me o cuidado que tive tendo por base o meu "trabalho de casa"
Obrigado pela vossa ajuda
Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
Infelizmente esse mal é comum a muitas escolas.
Onde tirei a carta o feedback também era 0, nem o básico sobre posicionamento ou travagens. Para mudar a mudança dizia-me para ir de 1ªpara neutro, e só depois para 2ª.
É mesmo como dizes, chega-se ao ponto ridiculo de aprender mais na internet que com o "professor" ali ao lado.
É uma abordagem muito ao desenrasca-te, que detesto, porque tecnicamente, pagaste por um serviço que não está a ser prestado, e não temos propriamente um brinquedo debaixo das pernas quando tiramos a carta A, um pequeno descuido é dor garantida.