Luzes
#1

Boas caríssimos!
Preciso de ajuda.. Tenho os médios desalinhados.. Super apontados para cima.. Parece que vou em máximos.. Sabem se é fácil e aconselhável fazer eu ou se devo ir a uma oficina? E já agora, onde poderei ir aqui na zona de Lisboa..
Obrigado..
Abraços
Responder
#2

"AJUSTE DE FARÓIS DA MOTO SÓZINHO

Procedimento para alinhar o farol da moto sózinho


Procurar um local em que o chão seja o mais direito possível e exista uma parede branca ou de cor clara.


1 - Colocar a moto em frente à parede no descanso central e o mais perto possível da parede.
2 - Acender os médios e marcar na parede o foco da lâmpada, normalmente é o limite superior da zona de luz mais forte. Medir com precisão a altura deste ponto ao solo (H1).
3 - Medir com precisão a distância da parede a um ponto de referência na moto, pode ser ao farol mas não é obrigatório (D1).
4 - Deslocar a moto para uma distância de pelo menos 5 metros da parede e volta a colocá-la no descanso central (garantir que a moto fica apoiada no mesmo pneu que no ponto 1).
5 - Repetir o procedimento do ponto 2 medindo novamente a altura do foco ao chão (H2)
6 - Repetir o procedimento do ponto 3 medindo a distância da parede ao mesmo ponto de referência na moto (D2)

7 - Medir a altura do farol (centro da óptica de médios) ao chão (H).


Como o que se pretende, de acordo com o código da estrada é que o farol em médios ilumine o chão até 30 metros teremos que ajustar a incidência do farol até que a inclinação do feixe luminoso corresponda à relação entrea alatura do farol (H) e os 30 metros preconizados no código da estrada.

Recorrendo à semelhança entre triângulos, ver diagrama abaixo, conclui-se que devemos regular o farol com a moto na segunda posição (mais afastada da parede) de forma a que: H/30 = (H1-H2) / (D2-D1) ---> H2 = H1 - H*(D2-D1)/30

Tendo por fixos os valores de H, H1, D1 e D2, ajusta-se a inclinação do farol até obtermos o valor de H2 que nos interessa.

Exemplo:

Altura do farol ao solo (H): 80 cm -> 0,8 metros
Posição 1:
Distância à parede (D1): 50 cm -> 0,5 m
Altura do foco de médios (H1) : 78 cm -> 0,78 m
Posição 2:
Distância à parede (D2): 5 m

Altura do foco de médios na parede (H1): 0,78 - 0,8 * (5 - 0.5)/30 --> 0,66 m -> 66 cm"

Fonte: Clube Deauville

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#3

Muito útil e óptimo para Guardar.. Mas não sabem se é relativamente fácil a parte do ajuste do farol? Tenho receio de fazer ainda pior.. Se bem que é difícil.. Lol
Obrigado amigo
Responder
#4

Ajustar as luzes é algo que podes fazer tu próprio. Na maior parte dos casos, o ajuste é feito através de 2 parafusos por cada óptica: 1 para ajustar horizontalmente e outro para ajustar verticalmente.

Como não conheço a tua mota, não te sei dizer onde é que esses parafusos estão. Por norma, estão logo atrás das lâmpadas e passam despercebidos no meio de tantos fios e outros parafusos.
A melhor dica é mesmo pegar no manual da mota e ler as instruções que lá estão para ajustar as luzes. Não vais causar nenhuns danos, a não ser que forces os parafusos para fora dos limites.

Com isso, depois pegas nas dicas dadas pelo nelsonajm e ajustas as luzes à tua maneira.
Responder
#5

Espectáculo! Obrigado amigos.. Usei as vossas dicas e fiz eu mm o ajuste.. N sei se ficou perfeito mas ficou muito melhor! Abraços
Responder
#6

Martelo? proud

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#7

Lol nada disso.. Trato a minha menina sempre com muito jeitinho e carinho.. Lol
Responder
#8

(22-06-2015 às 10:41)Karlytus Escreveu:  Lol nada disso.. Trato a minha menina sempre com muito jeitinho e carinho.. Lol


Eu também!
Mas uma vez ameacei a Maria das Curvas com o martelo em alto!

OU TRABALHAS OU NÃO TRABALHAS! mad

E ela, como sempre muito obediente. .....









Não trabalhou! proud

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#9

ah ah ah.. pois.. nós podemos monta-las e parecer q quem manda somo nós, mas se elas n quiserem mm, nada feito.. lol
Responder
#10

Ainda estamos a falar de motas certo ? Agora fiquei baralhado devil
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)