Dual Purpose
#11

O pessoal já te orientou mais ou menos, mas eu gostava de esclarecer alguns detalhes.

Todas as motas que deste como possíveis escolhas são motos de enduro, cuja relação é 90% monte/ 10% asfalto. Portanto, nenhuma é uma dual propose.
Uma pata negra é uma mota que muda de líquidos a cada X horas o que pode significar, por exemplo e segundo a utilização, revisões todos os meses. Fica mais cara, não pelo material em si, mas pela frequência com que o fazes.
Depois está algumas incompatibilidades, como uma ergonomia agreste para o asfalto, umas vibrações em altas (mais frequentes se vais por asfalto) que te deixam com a musculatura dormente, etc, etc.

O teu orçamento é limitado em vários sentidos mas pensa que uma 4T sem motor de arranque te pode fazer suar mais a tentar pô-la a trabalhar que numa trilha pelo monte.

Existem dual propose?
Claro que sim, eu tenho uma na garagem. A CRF250L é nos dias de hoje a melhor proposta mas o teu orçamento deita tudo por terra...

Uma dual propose faz o mesmo que uma pata negra?
Mais ou menos.
Inicialmente até que nem vais achar grande diferença, mas à medida que o nível de dificuldade aumentar vais perceber porque é que as pata negra só estão bem no monte.

Fizeram alusão à PR5 que é, para mim, a tua melhor opção, uma vez que é uma moto muito bem equipada, com um preço justo e pensada precisamente para o pessoal que agora começa nas lides do enduro.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#12

Obrigado pelas respostas que já me elucidaram muito smile.

Estive a investigar mais um pouco com base nos vossos inputs e já consigo restringir a mota que faz jus ao que eu pretendo:
Pelos vossos inputs e pelo que li as escolhas são: CRF250L, WR250R e AJP PR5, se bem que na AJP fiquei na duvida se pertence a mesma categoria das restantes. Será que pode andar em asfalto com a CRF250L e WR250R? 

Fui a um stand e vi uma CRF250L com cerca de 70 mil Kms a 3700€ o que me pareceu caro para tantos Kms. Qual é a tua opinião @LoneRider uma vez que tens uma igual? Outra questão é que se quiser colocar uns pneus de motocross é possível ou tem de se modificar alguma coisa?

Outra questão foi que no stand falaram-me que as motos de cross e de enduro devem trocar o pistão a cada 50-80 horas (com base no que as marcas dizem para fazer) e que tem um custo de 400 a 600€. Isto é verdade....é que 40 a 80 horas não me parece nada. Ja tinha ideia que a manutenção é maior e mais recorrente....mas estar a gastar este dinheiro a cada 50-80 horas parece-me pouco e que me obriga a gastar bastante dinheiro. 
podem partilhar qual é a vossa base de manutenção e custos associados só para ter uma ideias?

Obrigado desde já pela vossa atenção
Poborsky
Responder
#13

acho que ja estas a meter a carroca a frente dos bois. Esses intervalos é para motas a 2 tempos e sao para andamentos hardcore em offroad nao sao para voltinhas no monte com os amigos.

Se ainda vais aprender a andar e vais aproveitar para dar umas voltinhas com os amigos em offroad acho que estas a pensar demasiado. É arranjar uma mota que gostes, em bom estado com as condicoes necessarias para evitar muitos gastos adicionais.

Agora se ja sabes e keres ir para offroad puro e duro. Seja a 2 ou 4 tempos precisaras de um bom pe de meia para ir investindo na manutencao da mota.
Responder
#14

Eu não percebo muito do assunto, mas acho que continuas a misturar conceitos no teu discurso.

Uma coisa são as motas com motores a 4T minimamente capazes de andar no mato, como alguns modelos que referes. Outra coisa são as já referidas "patas negras", tipicamente com motores 2T, que são bichos aptos para levar porrada a sério fora de estrada e que são extremamente exigentes a nível de manutenção, contabilizando-se o intervalo da mesma em horas, e obrigando a operações extremas como substituição de pistons, segmentos, etc. conforme referes.

Se fores para a primeira opção (a mais moderada de todas e que faz algum sentido para quem está a começar agora) terás mais descanso no que diz respeito a manutenção, permitindo-te explorar de forma moderada a experiência de andar fora de estrada.

Mas...

... dando um passo atrás... alguma vez fizeste ou experimentaste offroad? Já andaste de mota no meio do mato? Tens a certeza que é algo em que te queiras meter?

Uma vez, em conversa com o meu mecânico que tem uma oficina especializada em MX, comentei que um dia gostava de comprar uma mota destas... ele respondeu-me que antes disso devia ir fazer uns passeios de domingo com ele e o grupo dele, com uma mota emprestada, e só depois decidir se é algo que goste e que esteja disposto a abraçar, desde a disponibilidade de tempo, à financeira. É uma brincadeira exigente e que sai cara, pelo que vale a pena pensares duas vezes nisso.

Eu pessoalmente fiz um "batismo" de offroad numa escola da Yamaha e gostei muito, mas não tenho vida para isso e qualquer investimento que fizesse nesse sentido seria um desperdício de dinheiro. Quando me apetecer "emborralhar" outra vez, volto a fazer uma experiência semelhante à do batismo, e pronto!


Pensa nisso.
Responder
#15

Boas malta.

Obrigado pela partilha Marco, parece ter sido um excelente experiência.... nem sabia que existiam esses bootcamps. Fica para eu pensar como mais uma opção.  Obrigado

Ou eu expliquei mal, ou o que investiguei e vi não é correto:

- Pelo que percebi e vi no youtube as motas que mencionei e fazem jus ao que pretendo são CRF250L, WR250R e AJP PR5, e penso que são todas motas de 4 tempos. Não é correcto? Pelo que vi dá para dar voltas no mato e andar em estrada..... a CRF até é considerada mesmo numa categoria de on/off Road no site andardemoto (https://www.andardemoto.pt/motos-novas/t...-off-road/
- Em relação a manutenção sobre motas de enduro e de cross, foi só algo que questionei no stand de venda de motas, para meu conhecimento.


Obrigado mais um vez
Poborsky
Responder
#16

Uma CRF250L com 70000!?
É pá, foi mota que quase só fez estrada, quase de certeza absoluta.
Convém no entanto indagar sobre como lhe foi feita a manutenção. Um monocilindrico com tantos kms e manutenção abandalhada pode significar problemas no futuro. Depois.... 3700€ para mim é muito.

Na CRF250L tens jante 21 e 18 respectivamente, e uma enorme quantidade de pneus enduro e cross à tua disposição. O único inconveniente é que não encontras com facilidade o 120/80/18 traseiro na gama enduro, mas eu fiz uma pequena aldrabice. Monto o 120/90/18 e assim posso escolher pneus mais suaves e duros mediante me dê na veneta!
Mas atenção a um pormenor, uma vez que es tenrinho é ainda não lambes nem a coisa, um pneu enduro é um pneu específico para andar na terra (alguns nem estão homologados para a estrada) pelo que o seu uso em estrada requer cuidado porque alguns simplesmente não têm aderência suficiente para, por exemplo, fazer uma travagem eficaz em asfalto. O melhor sempre é, em asfalto, circular com cautela redrobada.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#17

50-80 horas são regimes para motas de MX. Apesar de uma 125 2T em regime de enduro mudar de pistão a cada 50horas, mas são motores com 1 anel.
Uma 4T ou até uma 300 2T mudam de pistão e anéis a cada 150 horas, e só ficam nesses valores de 400-600€ se fizeres no mecânico, mas grande parte desta manutenção de mudar pistão é uma coisa que grande parte do pessoal faz em casa, é quase como mudar o óleo para estas motas (que terás de fazer a cada 10 horas acho eu). Motas de enduro consegues entrar numa boa despeça se andares muito, pensa bem nisso.
A minha pergunta é: queres fazer o que? Acompanhar os teus amigos com motas de enduro? Se sim, esquece motas DP, vais ficar muito cansado ao longo do dia e atrasas o grupo (sim mesmo que treines bué no gym, acredita pelo gajo que já o fez  lol).
Se queres fazer enduro mais ligeiro com amigos que também estão a aprender, vai para uma CRF250L/WR250R que são as motas ideais.
Se queres ir para um mota de enduro não deixes o dinheiro assustar-te, até porque é uma mota que podes deixar parada o tempo que for necessário até teres dinheiro para a arranjar. Mas tens de ter isso em contar se é algo que estás disposto a gastar. As 250 DP não têm problemas de manutenção, mas são algo mais pesadas. Tens de pesar as duas coisas na balança.
Responder
#18

Eu não tenho qualquer interesse em off-road, e ao ler o que vocês escrevem relativamente a custos com menos vontade fico de experimentar  lol

Ditadura dos Flocos de Neve
Responder
#19

(07-01-2019 às 10:24)dmanteigas Escreveu:  Eu não tenho qualquer interesse em off-road, e ao ler o que vocês escrevem relativamente a custos com menos vontade fico de experimentar  lol
Mas tu só sabes conduzir a direito e mesmo assim vais aos S's lol
Retornando ao tópico, cada vez mais acho que a mota ideal seria um XR400R. Manutenção muito ligeira, sem mudanças de pistões por horas, muito boa capacidade off-road, leve, potência mais que suficiente para quem começa e capacidade de fazer alguma estrada. Só tem a desvantagem de ser apenas por kick, mas apanhas o jeito rápido.
Responder
#20

Ó Charrua pá, anda cá que eu vou-te bater....
Tu és um gajo que nem o canudo te impede de estar calado para não dizeres baboseiras.
Vens para aqui falar que as motas a cada "X" horas fodem um pistão (tudo mentira) e que é fácil de mudar (até mesmo nos motores 4T) a qualquer comum mortal e tal....
Dizes que as dual propose são melhores que assim um gajo não tem que mudar pistões e tal....
E qual é o meu espanto, vens para aqui recomendar uma pata negra dos anos 90, que agora deve rondar os 25 anos de idade, que já passou por todo tipo de mãos, bons e maus momentos de manutenção, inúmeros kms de maus tratos no monte e que, na maioria dos casos já fazia jeito um pistão porque (segundo tu) já está em divida à pelo menos 1765896389 horas, como uma excelente opção para primeira mota para um gajo que não sabe o que é uma mota e ainda nem tem bem ao certo defenido para que é que quer uma mota....

Vai andar de XT pá!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)