02-12-2018 às 16:11
Boas JPedrosa
Se retirares a R1250/1200GS da tua lista a escolha de facto pode não ser fácil.
Agora, considerando uma GS (que está muito desviada de preços de todas as outras) é para mim sem dúvida absolutamente nenhuma a melhor mota. Tem um preço perfeitamente irracional, e esse é o motivo de eu não ter uma. Para mim neste momento não é concebível ter 25k num brinquedo que só serve para mim. Fora este pequeno detalhe, posso dizer-te que na minha opinião:
- Não tem comparação possível com a Tracer ou Versys. A Tracer é uma oferta mais moderna e a Versys mais conservadora mas a GS é outro nível, anda melhor, curva melhor, é mais bem construída, etc...
- A Africa Twin é uma mota que ainda hoje me agrada. Não gosto do comportamento redondo em excesso do motor, mas é bonita e bem concebida.
- A Tenéré, coitada já foi uma proposta. Hoje está obsoleta, faltam-lhe argumentos que justifiquem o preço (nada baixo). Mas é muito fiável e bem divertida de conduzir.
- A Z1000SX, curiosamente foi a minha maior decepção. Foi a minha mota de eleição até ao dia em que a testei com ideia de fechar negócio e se torna uma mota que não me diz nada. Tem motor, mas não surpreende. Na altura tinha uma Bandit 1250, e quando tornei a pegar na minha mota, achei o motor da Bandit mais divertido (isto não é a mesma coisa que dizer que anda mais).
Resumindo, a GS é uma cena diferente em todos os sentidos. Estou em querer que é a mota mais eficiente disponível no mercado.
Se optares por uma Tracer tens 2 cenários:
1 - A versão actual, foi amansada para esconder a merda de suspensão que tem.
2 - A versão < 2017, igual á que tenho, que te obriga a trocar a suspensão ou a apanhares sustos sempre que queres entrar numa estrada com curvas mais rápidas. Com a suspensão de origem acima dos 170km/h até na AE as curvas metem respeito.
Mas a Tracer tem uma vantagem única, existe uma comunidade de utilizadores incrivelmente asseados que te vão encher o Facebook de fotografias de motas num estado que te vais sentir o gajo mais porco do mundo. E isto é uma vantagem porque também se discutem lá temas de relevância extrema, como produtos para limpar a corrente, os travões, lubrificantes que fazem a mota andar mais, autocolantes que quando colados no sitio certo dão mais 3 Cv etc...
Se retirares a R1250/1200GS da tua lista a escolha de facto pode não ser fácil.
Agora, considerando uma GS (que está muito desviada de preços de todas as outras) é para mim sem dúvida absolutamente nenhuma a melhor mota. Tem um preço perfeitamente irracional, e esse é o motivo de eu não ter uma. Para mim neste momento não é concebível ter 25k num brinquedo que só serve para mim. Fora este pequeno detalhe, posso dizer-te que na minha opinião:
- Não tem comparação possível com a Tracer ou Versys. A Tracer é uma oferta mais moderna e a Versys mais conservadora mas a GS é outro nível, anda melhor, curva melhor, é mais bem construída, etc...
- A Africa Twin é uma mota que ainda hoje me agrada. Não gosto do comportamento redondo em excesso do motor, mas é bonita e bem concebida.
- A Tenéré, coitada já foi uma proposta. Hoje está obsoleta, faltam-lhe argumentos que justifiquem o preço (nada baixo). Mas é muito fiável e bem divertida de conduzir.
- A Z1000SX, curiosamente foi a minha maior decepção. Foi a minha mota de eleição até ao dia em que a testei com ideia de fechar negócio e se torna uma mota que não me diz nada. Tem motor, mas não surpreende. Na altura tinha uma Bandit 1250, e quando tornei a pegar na minha mota, achei o motor da Bandit mais divertido (isto não é a mesma coisa que dizer que anda mais).
Resumindo, a GS é uma cena diferente em todos os sentidos. Estou em querer que é a mota mais eficiente disponível no mercado.
Se optares por uma Tracer tens 2 cenários:
1 - A versão actual, foi amansada para esconder a merda de suspensão que tem.
2 - A versão < 2017, igual á que tenho, que te obriga a trocar a suspensão ou a apanhares sustos sempre que queres entrar numa estrada com curvas mais rápidas. Com a suspensão de origem acima dos 170km/h até na AE as curvas metem respeito.
Mas a Tracer tem uma vantagem única, existe uma comunidade de utilizadores incrivelmente asseados que te vão encher o Facebook de fotografias de motas num estado que te vais sentir o gajo mais porco do mundo. E isto é uma vantagem porque também se discutem lá temas de relevância extrema, como produtos para limpar a corrente, os travões, lubrificantes que fazem a mota andar mais, autocolantes que quando colados no sitio certo dão mais 3 Cv etc...
...