Dúvidas acerca da legislação AM/B1
#1

Boas pessoal, sou novo aqui e aconselharam-me este fórum para esclarecer esta dúvida.
Eu tenho carta desde os 14, e atualmente tenho fiz 18 e vou tirar a carta de categoria B1 e com todas estas mudanças na legislação não há nenhum fórum, nem nenhum sítio que responda a uma pergunta que há muito tempo tenho.
Eu tenho licença (que agora teoricamente passou a carta) AM aos 14, visto que, as pessoas que nunca pegaram numa mota quando adquirem B1 ficam qualificadas para conduzir motas até 125 cc, eu quando tirar a carta, visto que já tenho licença e tenho 4 anos de condução de mota, não fico habilitado imediatamente à condução de 125, isto é, não fico imediatamente habilitado a conduzir motas com 125cc? 

Eu sei que aos 25 anos, uma pessoa que tenha categoria B1 fica automaticamente qualificada para essa categoria, mas será que quem já tinha licença não fica logo com a de 125??

Obrigado pelo vosso tempo, aguardo resposta
Responder
#2

Tu, aos 16 passaste a licença para a cat AM, com a categoria B, (não B1) podes conduzir logo as 125 antes dos 25 anos.

[Imagem: 7STkQ4B.jpg]
Responder
#3

Ou te explicaste mal, ou estás a fazer uma g'anda confusão...

Para começar, se tens 18 anos, não percebo porque é que queres obter a categoria B1 em vez da categoria B. A B1 tem idade mínima 16 e permite conduzires quadricíclos até 15kw, ao passo que a categoria B corresponde à carta "tradicional" e a que mais te aproxima dos teus objetivos. De qualquer forma, para conduzires as 125cc (e para além da obtenção da categoria B) tens de aguardar até teres os 25 anos de idade, independentemente de já teres a categoria AM ou não.

Deixo abaixo uma descrição das diferentes categorias, atualizada este ano:

Citar:AM
Com idade mínima necessária de 16 anos, esta categoria habilita a conduzir ciclomotores e motociclos até 50 cm3, motocultivadores com reboque, tratocarros, quadriciclos ligeiros e máquinas industriais até aos 2500 kg.

A1
A categoria A1 habilita a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3, de potência máxima até 11 kW, e triciclos com potência máxima até aos 15 kW, assim como os veículos da categoria AM. A idade mínima para esta categoria é de 16 anos.

A2
Habilita a condução de motociclos de potência até 35 kW, de relação peso/potência inferior a 0,2 kW/kg, não derivados de versão com mais do dobro da sua potência máxima. Fica também habilitado a conduzir veículos englobados nas categorias da carta de condução AM e A1. Idade mínima de 18 anos.

A
Permite conduzir motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, seja com ou sem carro lateral assim como triciclos. Idade mínima necessária é de 24 anos, e com esta carta ficaria habilitado a conduzir veículos das categorias AM, A1 e A2.

B1
Com a categoria B1, podem-se conduzir quadriciclos de potência até 15 kW, com massa máxima sem carga não exceda 400 ou 550 kg. Idade mínima de 16 anos.

B
De todas as categorias da carta de condução esta é a mais popular, pois habilita a conduzir veículos ligeiros, quadriciclos, máquinas industriais ligeiras, alguns veículos agrícolas. No caso do portador ter a idade mínima de 25 anos, pode até conduzir veículos da categoria A1 (motociclos até 125 cm3) e os das categorias AM e B1. A idade mínima necessária para esta categoria é de 18 anos. Os veículos não podem ter peso superior a 3500 kg, nem podem ser concebidos para transportar oito ou mais passageiros excluindo o condutor.

BE
Esta categoria engloba veículos ligeiros com reboque ou semirreboque de massa não superior a 3500 kg. A idade mínima é igualmente 18 anos.

C1
Com a categoria C1 pode conduzir automóveis pesados de mercadorias, de peso bruto até 7500 kg. A idade mínima necessária é de 18 anos.

C
A idade mínima para esta categoria é de 21 anos, sendo que habilita a veículos de categoria C1, tratores e máquinas agrícolas, florestais ou industriais.

C1E
Engloba veículos da categoria C e C1, mas com direito a reboques de peso bruto superior a 750 kg e conjuntos de veículos acoplados, compostos por um veículo trator de categoria B e reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 3500kg. A idade necessária mantém-se igual.

D1
A categoria D1 habilita a condução de automóveis pesados de passageiros até 17 lugares sentados (incluindo o condutor), a que pode ser atrelado um reboque até 750 kg. É necessária idade mínima de 21 anos.

D1E
A categoria D1E engloba a D1, mas permite reboque de peso superior a 750 kg. Cumulativamente, o peso bruto do conjunto não pode ultrapassar os 12.000 kg. A idade é de 21 anos.

D
Temos ainda a categoria D, que habilita a condução de veículos pesados de passageiros, e que necessita de uma idade mínima de 24 anos. Pesados de passageiros entendem-se como veículos concebidos para transportar oito ou mais passageiros, e pode a estes ser atrelado um reboque até 750 kg.

DE
Por fim a categoria DE, que habilita a condução de veículos da categoria D, com a vantagem de que o reboque pode ser superior a 750 kg, assim como conjuntos de veículos acoplados da categoria BE, nas mesmas especificidades, incluindo a idade de 24 anos para a tirar.

Fonte: e-konomista.pt
Responder
#4

(30-11-2018 às 15:55)pneves33 Escreveu:  Tu, aos 16 passaste a licença para a cat AM, com a categoria B, (não B1) podes conduzir logo as 125 antes dos 25 anos.

Dúvida: Para isso não precisava de ter passado pela categoria A1?
Responder
#5

Eu se fosse ao menino tirava logo a A2 juntamente com a B e problema resolvido.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)