Primeira mota
#11

(29-11-2018 às 10:29)dmanteigas Escreveu:  Vamos lá ver... o dizer que uma 125cc não dá para fazer autoestrada é uma opinião muito pessoal. Na realidade, estamos a falar provavelmente do único veiculo onde consegues andar numa autoestrada e a cumprir sempre os limites de velocidade, o que para quem anda todos os dias pode ser uma vantagem tendo em conta a "caça" a que temos assistido ultimamente.

Tretas!
Eu cumpro com os limites de velocidade, vá de 125, 250 ou 1200.
O facto de ir com uma moto mais performante não quer dizer que não sejas cumpridor.
Aqui o problema é que uma 125 não é um veiculo interurbano, porque facilmente apresenta limitações como a capacidade de carga, o rendimento com dois ocupantes ou alguns aspectos relacionados com a segurança no que respeita à interacção com outros veiculos!


(29-11-2018 às 10:29)dmanteigas Escreveu:  Se quiseres andar o ano todo, as 125cc têm duas grandes desvantagens: regra geral não tens motas 125cc com proteção aerodinâmica suficiente (a não ser que vás para uma scooter) e os pneus, mesmo que compres bons, nunca te vão dar a mesma segurança que os pneus mais largos das motas "maiores" quando apanhares chuva e/ou piso molhado (também podia colocar aqui o ABS, mas tendo em conta o teu orçamento dificilmente compras uma motas de alta cilindrada que já traga ABS).

Tretas!
Qual é o problema dos pneus finos?
Só se for as unhas o tenrinho que conduz a mota!
Tenho uma mota la na garagem com um 90 à frente e tambem me deito forte e feio nas curvas!
Isso de que os pneus fininhos não tem superfiie de contacto e não aderem é treta, mito urbano...
Tu tens um 120 à frente, achas que é assim tão mais largo que um 100 ou um 110?
É tudo uma questão se saber posicionar-se bem na mota, entrar à velocidade adecuada e saber cargar os pesos no sitio certo e no momento certo.
Esse mito urbano de que as 125 são falsas e que não são boas a curvar é derivado em parte a que os componentes não são da melhor qualidade e de que, na sua grande maioria, os condutores que as conduzem são novatos, que lambem patavina disto e leem bacoradas como as que acabas de escrever...

Por outro lado, caso tu não saibas, o ABS está lá para não ser usado, este só realmente efectivo se souberes como se deve accionar os travões da tua mota, cujo objectivo principal e dosificar a força de travagem com o objectivo de ela ser o mais eficiente possivel. O ABS só lá está para que, num momento dado (na maioria dos casos por azelhice) a roda não se bloqueie e desestabilize o veiculo, que no caso de uma mota pode significar uma queda!
Insisto, isto não é implicar contigo, mas sim teres a opinião de um gajo que não lambe nada disto e anda aqui por ver andar os outros...



Agora vou ali atender o miudo que não sabe que mota comprar.

Miudo pá, anada cá que eu quero-te bater!

Então tens medo que uma 500 seja mota a mais!?
Queres que te seja sincero?
Tens razão!

Qualquer mota pode ser mota a mais.

Aqui à uns tempos, saiu na TVI e tudo, vivi quase em primeira pessoa a triste noticia de um jovem de 16 anos que, possivelmente, na puta da brindeira perdeu o equilibrio da sua mota e foi atropelado por outro veiculo perdendo a vida no acto!
Sabes que mota conduzia?
Uma 125.

Se souberes ter isto presente, seja qual seja a mota que conduzas, vais sempre tomar os cuidados necessarios para que nada corra mal (mesmo que, infelizmente, em algum momento as coisas corram mal).
Um gajo nunca esta livre. E a qualquer momento zás! Lerpaste!

Uma 500 aumenta essas possibilidades!?

Não!

Quem aumenta o risco que corrres és tu.
És tu ao torceres muito o punho direito, és tu ao não ires atento, és tu aos assumires riscos desnecessarios, és tu ao beber alcool ou ao tomar drogas antes de conduzires, és tu ao pensares que és o maior lá da aldeia.

Tu precisas de uma mota que seja fiavel, capaz de fazer os trajectos que necessitas, barata e que te permita ter um raio de acção maior?
Essa mota é uma CB500?
Estas à espera de quê?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#12

Rui pa!

Acho que o teu problema é que deixaste de andar de 125cc há muito tempo e desaprendeste como é conduzir uma mota com um pneu 120 atrás e um 100 à frente! Experimenta passar com aquilo por uma passadeira molhada e não te lembrares de evitar as lombas brancas e depois falamos. Ou curvar com piso molhado. Já para não falar que os pneus à disposição de uma 125 não são uns Michelin Road 5. Na maior parte das vezes são pneus de gama baixa. Em seco é igual ao litro, dá para curvar tanto como as outras, o facto de ter piores suspensões e componentes é um bocado indiferente porque pela potência e peso não é preciso ohlins para aquilo cumprir a função. Em piso molhado, a dimensão do pneu e a menor superficie de contacto faz TODA a diferença. Sabes que nem todos são pilotos de moto GP como tu, a grande maioria são uns tenrinhos como eu que mal sabem conduzir. E eu bem noto as diferenças de um 180 vs um 120 ou 130. E que maior área de aderência trás maior segurança não é uma bacorada, nem treta, nem mito urbado. É uma verdade de la palisse. Um simples conceito de fisica que o Pedro Areias podia certamente vir aqui dissertar sobre o assunto.

Depois o que dizes do ABS não faz sentido nenhum. Eu se tivesse ABS na CBF dificilmente tinha tido as quedas que tive. O bloqueio do pneu de trás em travagens de emergência era uma inevitabilidade. O facto de a grande maioria das 125 atuais não ter ABS, principalmente para quem chegou agora ao mundo das motas, é sim um ponto muito negativo principalmente para quem anda o ano todo e com piso molhado!

Em relação às limitações\vantagens elas estão bem explicitas no que escrevi e que ajudam mais do que as opiniões bacocas de que uma 125cc não serve para autoestrada só porque sim. Eu usei uma durante 2 anos com autoestrada, nacionais, etc etc e serviu-me mais do que bem. E se algum dia voltar aos circuitos interurbanos vai voltar a servir. Como deixei bem claro ao novo membro.

Ditadura dos Flocos de Neve
Responder
#13

Manteigas pá!

Estou muito, mas muito longe de ser um piloto.
E não vou medir a pilinha contigo porque dentro de algum tempo vais perceber que não estás de todo certo.

Sobre os pneus, numa utilização normal, em piso molhado, a falta de peso influencia na falta de aderencia, assim é perfeitamente normal que umas motas deslizem mais que outras, assim como o binario em excesso tambem pode ser traiçoeiro!
Mas centra-te na roda dianteira pá, que se a roda traseira se for embora tu podes bem controlar a situação, o mesmo não acontece com a dianteira.
Porque achas que um pneu 120 na tua Tracer adere mais que o 100 de uma TNT?
Salvo que seja porque a Tracer é muito mais pesada, não vejo outro motivo. Mas isso pode-se corrigir sabias!?
Alem disso a velocidade de entrada na curva com uma 125 e uma 900 não é necessariamente a mesma, pelo que as coisas podem complicar-se de igual maneira se fizeres mal os preparativos de entrada na curva!

Finalmente, sobre o ABS, aconselho-te a fazer um curso de condução pá, porque se eu não sei o que digo, será que pilotos (alguns deles acreditados) sabem o que dizem!?
Alem disso, procura neste forum (que isto aqui não é só palha) que existe muito e boa informação sobre como se deve travar com o fim de deter eficientemente uma mota no mais curto espaço possivel.

E uma 125 não é um veiculo inter urbano.
Que tu aches que o podes fazer perfeitamente com uma 125 é respeitavel mas isso não muda as coisas.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#14

honda msx 125 tem 120 a frente e 130 atras

PNEUS - FRENTE 120/70-12
PNEUS - RECTAGUARDA 130/70-12

https://www.honda.pt/motorcycles/range/1...tions.html

Load ""
Responder
#15

Mais a mais... se o Rui fosse piloto cada vez que pegasse na mota tinha de lhe dar uma afinação de suspensão!! devil


Responder
#16

(29-11-2018 às 13:44)vindaloo Escreveu:  Mais a mais... se o Rui fosse piloto cada vez que pegasse na mota tinha de lhe dar uma afinação de suspensão!! devil

Isso se não fosse o uma Tracer!
Porque caso contrário, teria que lhe pôr suspensões novas pá! devil

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#17

(29-11-2018 às 13:28)LoneRider Escreveu:  Manteigas pá!

Estou muito, mas muito longe de ser um piloto.
E não vou medir a pilinha contigo porque dentro de algum tempo vais perceber que não estás de todo certo.

Sobre os pneus, numa utilização normal, em piso molhado, a falta de peso influencia na falta de aderencia, assim é perfeitamente normal que umas motas deslizem mais que outras, assim como o binario em excesso tambem pode ser traiçoeiro!
Mas centra-te na roda dianteira pá, que se a roda traseira se for embora tu podes bem controlar a situação, o mesmo não acontece com a dianteira.
Porque achas que um pneu 120 na tua Tracer adere mais que o 100 de uma TNT?
Salvo que seja porque a Tracer é muito mais pesada, não vejo outro motivo. Mas isso pode-se corrigir sabias!?
Alem disso a velocidade de entrada na curva com uma 125 e uma 900 não é necessariamente a mesma, pelo que as coisas podem complicar-se de igual maneira se fizeres mal os preparativos de entrada na curva!

Finalmente, sobre o ABS, aconselho-te a fazer um curso de condução pá, porque se eu não sei o que digo, será que pilotos (alguns deles acreditados) sabem o que dizem!?
Alem disso, procura neste forum (que isto aqui não é só palha) que existe muito e boa informação sobre como se deve travar com o fim de deter eficientemente uma mota no mais curto espaço possivel.

E uma 125 não é um veiculo inter urbano.
Que tu aches que o podes fazer perfeitamente com uma 125 é respeitavel mas isso não muda as coisas.

O peso também tem a sua influência, mas a maior área de aderência é igualmente importante. 

Em relação ao ABS, os pilotos podem dizer o que quiserem. Agora que dá bastante jeito, principalmente para maçaricos, é um facto inegável. Não foi uma nem uma nem duas vezes que fui ao chão por bloqueio da roda traseira em travagem. Por algum motivo na legislação tornaram o ABS obrigatório para motos de certa cilindrada (e até o CBS para as de menor). 

Mas aqui o que interessa é ajudar o companheiro que pediu uma opinião muito clara. E há algumas informações que é relevante dizer para ele tomar uma decisão informada.

Antes de mais a carta de condução. A carta A2 não dá para conduzir uma CB500, só as limitadas a 25kw de livrete. O que num orçamento "curto" como o dele, torna a tarefa de encontrar uma em condições e dentro do orçamento ainda mais dificil pois a oferta é menor. Depois é preciso referir que as CB500 têm odometro analógico que faz "reset" aos 100 mil portanto é provável que lhe vendam uma mota com 130 ou 230 mil kms por um preço "Bomba" porque em 20 anos só fez 30 mil kms.

Por outro lado, com 2000€ já compra uma 125cc semi-nova ou com poucos kms reais. Até uma PCX, por exemplo.

Também pergunta em relação ao custo de manutenção. A CB500 faz revisões de 6 em 6 mil kms e só o preço do óleo paga uma revisão numa 125 que faz de 4 em 4. A CB500 tem pneus mais caros e que em principio duram menos. Sendo uma usada, mesmo o motor sendo "de guerra", tudo o que é peças de substituição é bastante mais caro. E voltando à questão do orçamento, por 2000€ é mesmo melhor ter uma bela reserva de lado para eventuais surpresas...

Custo de "manter" a mota. Uma 125 consome 2-2.5l/100km. A CB500 fará entre 4-5L (se não mais). O dobro portanto. O que numa média anual de 15000km por ano, algo normal num circuito interurbano, dá um custo de pelo menos mais 3€ por 100km, que se traduz num custo acrescido de gasolina de 450€ anuais por comparação com a 125. O seguro também será mais caro. Bem como o IUC que a 125 não paga. Assim "contas de merceeiro" entre custo de manutenção mais custo de utilização podemos bem estar a falar em mais 600-700€ por ano, pelo menos, por comparação com uma 125. O que para quem tem fundos limitados pode fazer toda a diferença. 

Se a 125cc não é a mota ideal para circuito interurbano? Para aquilo que eu considero importante num veiculo de transporte interurbano é. Deslocações casa trabalho quanto menos dinheiro se gastar melhor. Seja para fazer 20 ou 100km por dia. Claro que, como disse acima, sem limitações orçamentais e querendo "algo mais", provavelmente a melhor mota interurbana será uma NC. Porque tem potência suficiente para fazer uma autoestrada, para fazer ultrapassagens tranquilamente, e consegue ainda ter polivalência suficiente para outros usos que não urbano/interurbano, enquanto qualquer 125cc é bastante limitada nisso.

Com todas estas variáveis eu na situação do colega nem pensava duas vezes e ia para uma 125. Podia ir entediado a fazer a A8, principalmente no sentido Lisboa-Malveira que é uma subida do caralho e a mota deve arrastar-se toda para chegar aos 90. Mas com a poupança que ia conseguir continuava a valer bastante a pena. Até porque hoje em dia uma grande maioria dos motociclistas preocupa-se mais com o consumo da sua mota e a poupança que obtem do que propriamente com a potência do motor.

Ditadura dos Flocos de Neve
Responder
#18

(29-11-2018 às 13:44)7pires Escreveu:  honda msx 125 tem 120 a frente e 130 atras

PNEUS - FRENTE 120/70-12
PNEUS - RECTAGUARDA 130/70-12

https://www.honda.pt/motorcycles/range/1...tions.html

Já sei. Já todos sabemos.

Velasquez87
Responder
#19

(28-11-2018 às 19:21)MotoNoob Escreveu:  Uma 125 não é apropriada para andar de autoestrada. 
Compra uma 600 cc em segunda-mão que, não vai ser mais cara que uma 125cc em segunda-mão. 
Boa forma de aprenderes a andar em mota de mais celindrada... 

Que disfrutes da estrada. 

Um abraço, 

Helder 


Boas

Vou tirar a carta A2, e ando a ver motas, mas não percebo nada das mesmas, eu faço todos os dias Alverca-Lisboa, Lisboa-Alverca maior parte faço auto-estrada (cerca de 50 km por dia), queria uma mota até 2000€, andei a ver e há muitas 125 que não sei se é o mais indicado para auto-estrada, e também as cb500 (que são baratas), mas acredito que seja mota a mais para mim (digo eu).

Resumindo: Queria uma mota até 2000€ para fazer auto-estrada, económica tanto em média, como em manutenção.

Queria também saber que custos existem em termos de selo, inspeção e afins.
Responder
#20

Hélder pá!

Acho que já tens as mensagens necessárias para cuscar tudo o que quiseres.

Agora já podes aprender a fazer quotes como deve ser...

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)