Jorge Viegas Candidato à Presidência da FIM
#1

Citar:Jorge Viegas a caminho da presidência da FIM

Jorge Viegas ficou sozinho na corrida à presidência da Federação Internacional de Motociclismo depois da renúncia do outro candidato, Wolfgang Srb.

[Imagem: Jorge_Viegas.jpg]

A Federação Internacional de Motociclismo vai a eleições no próximo dia 1 de Dezembro, durante a realização da sua Assembleia Geral em Andorra, e neste momento Jorge Viegas é o único candidato à presidência.

Jorge Viegas e Wolfgang Srb eram os candidatos à sucessão de Vito Ippolito, que termina o limite de três mandatos como presidente da FIM. Porém, Srb, antigo presidente da Comissão de Motocross, anunciou hoje a renúncia à eleição, ao mesmo tempo que se demitiu do cargo de Presidente da FIM Europa que ocupava desde 2014, tendo sido re-eleito a 30 de Junho deste ano. O austríaco invocou motivos de saúde para terminar o seu envolvimento com a FIM.

Eleição assegurada

Com o abandono de Wolfgang Srb, Jorge Viegas tem a sua eleição assegurada. Viegas pertence actualmente à direcção da FIM, e já tinha sido candidato à presidência em 2014, tendo perdido para Vito Ippolito, que foi re-eleito para o seu terceiro e último mandato.

Jorge Viegas, de 61 anos de idade, foi fundador da Federação Nacional de Motociclismo, hoje Federação de Motociclismo de Portugal, à qual presidiu durante mais de 20 anos. Foi eleito vice-presidente da FIM em 2016 e actualmente é um dos quatro membros da direcção da entidade que rege as actividades desportivas motociclísticas a nível mundial.

[Imagem: Jorge-Viegas.jpg]

Após eleito, Jorge Viegas sucederá a Vito Ippolito, venezuelano de 66 anos de idade, que ocupa a presidência da FIM desde 2006, estando a terminar o seu último mandato do máximo de três consecutivos que os estatutos da Federação Internacional de Motociclismo permitem.

Nas eleições de 1 de Dezembro, para além do presidente, serão ainda eleitos três vice-presidentes e três auditores internos.

Fonte: Moto Jornal
Responder
#2

Boa sorte!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#3

(20-11-2018 às 12:56)LoneRider Escreveu:  Boa sorte!

Basta-lhe não desistir também! bigsmile

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#4

(20-11-2018 às 12:56)LoneRider Escreveu:  Boa sorte!

Basta-lhe não desistir também! bigsmile

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#5

Pelo menos não se pode dizer que não tem experiência... o gajo há décadas que está na FMP.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#6

Realmente, não será por falta de experiência, na fmp e fim, onde tem cargo também há uns anos, que terá justificação para não fazer um bom trabalho.

Como eu não sou muito ligado ao desporto de duas rodas não sei as necessidades do sector mas espero que existam evoluções.



 Diz que andam em curso investigações sobre o gp de cá de 2012, desvio de fundos e afins...

Mas enfim, como diz o outro, estas coisas não funcionam com base na boa vontade...
Responder
#7

(21-11-2018 às 08:36)Macavenco Escreveu:  Diz que andam em curso investigações sobre o gp de cá de 2012, desvio de fundos e afins...

Mas enfim, como diz o outro, estas coisas não funcionam com base na boa vontade...

Tive oportunidade de estar no último grande prémio de MotoGP no Estoril, em 2012, ganho pelo Casey Stoner, com o Marc Marquez a ganhar nas Moto2 e com o Miguel ainda nas Moto3 a não conseguir acabar a corrida (ganha pelo Cortese).

O pedido de afluência de público e bilhetes a preços muito acessíveis serviu para contabilizar mais de 90 mil adeptos e espectadores na bancadas do Fernanda Pires da Silva, nos 3 dias do evento, na esperança de haver continuidade do evento por terras lusas.

Ainda assim o GP de Portugal acabou por se extinguir, com a Dorna a não ter interesse na continuidade da ronda portuguesa.

Há uns meses atrás foi emitida uma reportagem num programa de jornalismo de investigação de um dos canais generalistas (tipo "grande reportagem" ou "sexta às nove", já não me recordo exactamente qual ), dando conta de alegadas fraudes e desvios de fundos de montantes bastante elevados na organização deste último grande premio de MotoGP de Portugal, sendo que a coisa na altura continuava em investigação... E que a esta questão (entre possivelmente outras), não era alheia a perda da ronda no Estoril.

Mas ao que parece, o evento serviu para uns quantos se abotoarem à grande, e com isso dificilmente voltaremos a ter novamente o Continental Circus em Portugal.

Edit: entretanto fui googlar e encontrei a dita reportagem:

https://www.rtp.pt/noticias/pais/burla-n...s_v1038208

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#8

Boas;
Infelizmente só consigo comparar esta notícia às de alguns notáveis políticos e afins que agora também lideram cargos europeus e mundiais... nausea
Responder
#9

(21-11-2018 às 23:24)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Infelizmente só consigo comparar esta notícia às de alguns notáveis políticos e afins que agora também lideram cargos europeus e mundiais... nausea

De facto.

Numa situação dita "normal", por esta altura devíamos estar todos contentes, a esfregar as mãos, a pensar que tendo um tuga à frente da FIM, poderia ser meio caminho andado para voltarmos p. ex. a ter o MotoGP em Portugal. Infelizmente (e conforme se pode constatar pelos comentários anteriores) não é o caso. As expectativas são baixas... mesmo muito baixas...
Responder
#10

Citar:Jorge Viegas eleito presidente da FIM

[Imagem: Jorge-Viegas_eleic%CC%A7a%CC%83o.jpg]

Jorge Viegas foi eleito presidente da Federação Internacional de Motociclismo. O fundador da Federação de Motociclismo de Portugal foi eleito com 79 votos dos 101 possíveis. As eleições decorreram na sequência da Assembleia Geral da FIM que decorreu no dia 1 de Dezembro em Andorra.

«É uma honra ser eleito Presidente da FIM. É fantástico poder ver que a minha paixão pelo motociclismo me levou a um cargo que me permitirá criar um impacto positivo no desporto. Passei muitos anos trabalhando com e para a FIM e estou certo que teremos em conjunto um futuro brilhante», disse Viegas depois da eleição. O dirigente português passou a ser o único candidato à presidência depois da renúncia de Wolfgang Srb.

[Imagem: Jorge-Viegas_Vito-Ippolito.jpg]

Jorge Viegas sucede a Vito Ippolito

Jorge Viegas, que desempenhou vários cargos na instituição antes de chegar à presidência, sucede a Vito Ippolito, que terminou o seu terceiro mandato à frente da FIM.

O primeiro cargo de Jorge Viegas na FIM remonta a 1992, quando assumiu a presidência da Comissão de Promoção. Passou pela vice-presidência, e foi membro da direcção da instituição. Para além disso, actualmente é membro do Tribunal Arbitral do Desporto em Portugal e também do Comité Olímpico de Portugal.

Jorge Viegas passa a ser o 13.º presidente da Federação Internacional de Motociclismo. A instituição foi fundada em 1904, então como Fédération Internationale des Clubs Motocyclistes, tendo adoptado o actual nome em 1949.

[Imagem: Jorge-Viegas.jpg]

Fonte: Motojornal
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)