Typhoon 50cc
#7

Os motores 2T são lubrificados pela mesma mistura que entra dentro da câmara de combustão..
A mistura é composta por Ar Filtrado (comburente) Gasolina (carburante) e óleo específico para motores 2T (lubrificante).
Esta mistura é feita no carburador e circula pelo motor antes de serem queimados na câmara de combustão.

Para saber se o motor ainda é capaz de fazer o seu trabalho sem necessidade de ser aberto deves primeiro fazer um trabalho de limpeza e reanimação.

Deves limpar o carburador, o depósito de combustível, a bomba auto lube e correspondente depósito. Convém mudar filtro de ar e desalojar os ninhos de ratos.
No sistema eléctrico deves fazer uma inspecção visual para perceber até que ponto os ratos te comeram os cabos da instalação.
Substitui bateria e a vela.

Com tudo limpo e o sistema eléctrico operativo, podemos dar os primeiros passos na reanimação do motor.
Para começar eu retirava a correia do variador, e assim tinha a certeza de que não havia tracção à roda.
Depois montava a admissão e afinava a bomba do auto lube para uma mistura de lubrificante mais rica. Convém meter mais óleo na mistura para empapar os elementos mecânicos internos que não devem ser banhados com óleo à bué tempo.
Desmonta o colector do sistema de refrigeração por ar forçado, deixando a ventoinha à mostra. Retira a vela do cilindro e do cachimbo. O objectivo é que o motor rode sem compressão e sem o risco de apanhares uma descarga de até 20000 voltes no caso de te esqueceres da vela no cachimbo.
Com uma seringa ou a olhimetro, põe uma quantidade (muito pouca) de óleo lubrificante 2T dentro do cilindro.
Com a mão no ventilador do sistema de ar forçado tenta girar o motor. Se ele girar é bom sinal, mas convém girar o suficiente para que o óleo dentro do cilindro se entranhe nos segmentos e lubrifique a parede do cilindro.
Se o motor roda com algum à vontade, monta-lhe o cárter de admissão do sistema de refrigeração por ar forçado.
Roda a chave à mota, da ao motor de arranque por períodos curtos.
O objectivo é que a mistura entre dentro do motor e vá limpando e lubrificando as peças móveis do motor.
Se tudo isto se processa com normalidade, mete a vela no cachimbo e encosta a parte sextavada à cabeça do cilindro e dá ao arranque.
Se consegues ver a chispa a sair da vela em plena luz do dia e está é regular tens quase o caminho feito para a pôr a trabalhar.
Retira a vela do cachimbo e aperta-a no cilindro. Volta a pôr-lhe o cachimbo.

É hora de tentar pôr a velhinha Tiphoon a trabalhar.

Convém ter a bateria bem carregada, é necessário ter alguma paciência para a pôr a trabalhar pois pode estar enxarcada, mas deves ser perseverante e dar ao arranque por períodos curtos (não superiores a 30 seg) e sem acelerar.

Se ela arranca não te esqueças de afinar a carburação para que fique com o trabalhar mais regular possível.

Boa sorte!

P. S. :

Se o motor sem a vela não gira à mão terás que o abrir e reparar.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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Typhoon 50cc - por tmiranda - 25-10-2018 às 12:07
RE: Typhoon 50cc - por midnightblack - 25-10-2018 às 12:09
Typhoon 50cc - por LucasTank - 25-10-2018 às 13:49
RE: Typhoon 50cc - por tmiranda - 25-10-2018 às 14:43
RE: Typhoon 50cc - por LoneRider - 28-10-2018 às 14:54
RE: Typhoon 50cc - por tmiranda - 29-10-2018 às 12:05
RE: Typhoon 50cc - por marco.clara - 29-10-2018 às 19:55
RE: Typhoon 50cc - por LoneRider - 29-10-2018 às 13:29
RE: Typhoon 50cc - por tmiranda - 29-10-2018 às 15:41
RE: Typhoon 50cc - por 2low - 29-10-2018 às 16:00



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