boas pessoal, sou novo nas reparações e tive a tentar trocar o pistão da minha yamaha yz250f, mas reparei que o cilindro tinha um aranhão na parte superior, a minha questão é se tenho que comprar um novo ou dá para rectificar?
outra coisa, quando abri a maquina reparei que tinha pequenas limalhas de ferro, isso será um sinal que algo preocupante?
obrigado
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Ui!
Dá para rectificar e encamisar.
A rectificação depende sempre da profundidade dos arranhões!
As limalhas são fruto dos segmentos desfeitos.
No entanto tens que ter em atenção o estado da biela e do rolamento de agulhas que tem na sua base.
Convém perceber se existem folgas e se o movimento é suave e sem resistência.
Boa sorte!
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Acho melhor ires à farmácia!
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Tal como o Lone disse, podes retificar o cilindro (assim o dito "arranhão" o permita). Depois de retificar convém é que o resto assente na perfeição na nova medida do cilindro (pistão + segmentos).
Mas já agora, e como não nos contaste o que aconteceu ao certo, qual é a origem das limalhas que indicaste? Os segmentos estão partidos? Já tive um "agarranço" em que foram os rolamentos da biela que partiram e depois fizeram um estrago do caraças.
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(03-08-2018 às 16:29)marco.clara Escreveu: Tal como o Lone disse, podes retificar o cilindro (assim o dito "arranhão" o permita). Depois de retificar convém é que o resto assente na perfeição na nova medida do cilindro (pistão + segmentos).
Mas já agora, e como não nos contaste o que aconteceu ao certo, qual é a origem das limalhas que indicaste? Os segmentos estão partidos? Já tive um "agarranço" em que foram os rolamentos da biela que partiram e depois fizeram um estrago do caraças.
À isso se chama um erro crítico!
Muito normal em bielas com muitos kms e, também, fruto de uma mistura deficiente!
As vezes afinavam o auto lube para render em altas (mais carburante para arder melhor) mas a lubrificação não era tão eficiente e, na maior parte das vezes, resultava no gripanso e consequente colapso do rolamento da biela que, aproveitando a rotação e a aspiração do pistón se metía na câmara de combustão e deixava tudo picado até serem escupidos pelo escape!
O arranjo era inevitável.
Biela, cilindro, pistón, segmentos e muitas horas de trabalho!
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DT50. Não foi o fim do mundo, mas na altura para um puto com 16 anos, pareceu...
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(03-08-2018 às 22:44)marco.clara Escreveu: DT50. Não foi o fim do mundo, mas na altura para um puto com 16 anos, pareceu...
Comprasses uma Famel!
Aquilo até com segmentos partidos e radiador roto... andava nas horas!
(isto é verdade
)