05-04-2018 às 17:45
(05-04-2018 às 15:42)LWillow Escreveu: Isto do 'mototurismo geriátrico' é tema controverso e quanto a mim a questão pode dividir-se em 2 aspectos determinantes :
1-andar sózinho vs. andar em grupo,
2- distâncias curtas vs. distâncias longas .
Quando ando em grupo acompanho o andamento do grupo /'road leader' , mas quando ando sózinho ... é consoante a disposição do momento .
Ainda há umas horas atrás fiz o mesmo trajecto (ida e volta ) em 2 'moods' completamente diferentes . Peguei na mota para ir tomar o café da manhã a Santa Cruz . Na viagem de ida fui sempre ' a dar-lhe' , ultrapassei quem me aparecia pela frente e ia a rolar tipo 'contra-relógio' .
No regresso fiz a viagem quase sempre a 70-80 kms/h (com um 'pico' aqui ou ali) . muitas das vezes só com uma mão no guiador (ás vezes 'sem mãos' ) numa de relax e a olhar para tudo à volta, a absorver os cheiros . Claro que era um trajecto de 50 kms , porque se fosse mais extenso não iria ter pachorra para tanto 'pastelanço' , mas dentro destas premissas ..'soube-me bem' .
Neste aspecto ressaltam as vantagens e desvantagens de 'andar em grupo' . Se por um lado possui a mais-valia da sensação de 'tribo' , sentimento de estar a pertencer a uma 'matilha' e do companheirismo/convívio que daí advém, por outro lado 'castra-te' e restringe a tua vontade própria pois por norma o andamento é sempre 'nivelado por cima' ( medição de pilinhas etc, e tal ) e pode (ou não) estar a ser uma viagem de 'bullying psicológico' . Em casos destes, importante seria saber se o 'road-leader' do momento também estaria a imprimir um andamento mais ' à homem' por vontade própria ou também condicionado por ideias pré-concebidas do que se esperava dele naquela posição .
Uma coisa é certa , para viagens 'grandes' e em grupo, não há que 'inventar' e há que 'papar kms ' , não há lugar para 'estados de espírito individuais' .
Luís, todos mais ou menos andam mais rápido ou mais lento em alguns momentos.
Andar em grupo não é imperativo de se andar sempre rápido... O importante é que exista conhecimento do grupo e que tanto se ande rápido quando se quer, como se pode rolar mais calmamente sem ser stress para ninguém. Mas para isso acontecer é necessário entrosamento e o grupo se conheça.
Mas como referiste e bem, por vezes é necessário papar kms por um motivo ou por outro, e ai convém o grupo ter noção disso.
A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer