02-03-2019 às 19:56
Só vi uma vez a mota ao vivo na FIL.
Saltou-me ha vista esse detalhe é claro pus-me a pensar.
Que acontecia se o vaso de expansão se rompesse com um impacto ou uma queda?
Para que serve o vaso se expansão do sistema de refrigeração?
Dentro do sistema de refrigeração os líquidos com a temperatura ganham volume (dilatam) e se o circuito é cerrado a pressão gerada pode rebentar tubos e/ou radiadores. Então o sistema tinha sempre um respiro para poder controlar essas pressões que, quando eram muito altas deixavam sair o líquido em excesso para impedir que o circuito rebentasse. Ora isso obrigava a que estivesse constantemente a ver o nível de água do radiador.
Acho que foi a primeira Renault 4L a introduzir este sistema que funciona de forma muito simples.
O Vaso de Expansão serve como reservatório adicional que, conforme as variações de pressão e volume do líquido refrigerante, armazena o excesso ou abastece sistema quando por exemplo o motor arrefece e o líquido perde volume.
No caso da PR7, a ruptura do vaso de expansão seria algo secundario porque apenas obrigava a que se estivesse atento ao nível de refrigerante a cada dia através do tampão do radiador. Além deste cuidado, durante as andanças do dia a dia, convinha ter em atenção a temperatura do motor.
Ou seja, um problema que requer vigilância, mas que não requer ter que dar por finda a viagem ou a voltinha matinal pelo monte.
Saltou-me ha vista esse detalhe é claro pus-me a pensar.
Que acontecia se o vaso de expansão se rompesse com um impacto ou uma queda?
Para que serve o vaso se expansão do sistema de refrigeração?
Dentro do sistema de refrigeração os líquidos com a temperatura ganham volume (dilatam) e se o circuito é cerrado a pressão gerada pode rebentar tubos e/ou radiadores. Então o sistema tinha sempre um respiro para poder controlar essas pressões que, quando eram muito altas deixavam sair o líquido em excesso para impedir que o circuito rebentasse. Ora isso obrigava a que estivesse constantemente a ver o nível de água do radiador.
Acho que foi a primeira Renault 4L a introduzir este sistema que funciona de forma muito simples.
O Vaso de Expansão serve como reservatório adicional que, conforme as variações de pressão e volume do líquido refrigerante, armazena o excesso ou abastece sistema quando por exemplo o motor arrefece e o líquido perde volume.
No caso da PR7, a ruptura do vaso de expansão seria algo secundario porque apenas obrigava a que se estivesse atento ao nível de refrigerante a cada dia através do tampão do radiador. Além deste cuidado, durante as andanças do dia a dia, convinha ter em atenção a temperatura do motor.
Ou seja, um problema que requer vigilância, mas que não requer ter que dar por finda a viagem ou a voltinha matinal pelo monte.