27-03-2018 às 09:54
(27-03-2018 às 08:13)LoneRider Escreveu: A performance é outra treta pá!
O filtro serve para filtrar o ar.
E a quantidade de ar filtrado vai gradualmente diminuindo à medida que este vai ficando obstruido pelas impurezas que filtra.
Isto é assim para qualquer filtro, seja de origem, seja reutilizável.
Ainda à bem pouco tempo tive um magano a dizer que os K&N aumentavam a performance porque aumentam o caudal de ar no motor.
Pode ser possível mas isso a mim faz desconfiar que o aumento de caudal deve-se a uma filtragem deficiente. Logo, en termos de fiabilidade a longo prazo, já não é tão bom quanto isso.
Depois, se existe muito mais ar filtrado na mistura, pode significar que está seja mais pobre em carburante e sem gasolina dentro do cilindro o motor não trabalha. Como felizmente isto se processa de forma proporcional, os efeitos prácticos para o hipotético aumento de performance é um aumento lógico do consumo de combustível!
Pensando bem....
O filtro de ar de origem oferece mais garantias!
Não sejas marreta.
O que a K&N te declara é que com a mesma eficiência de filtragem, e área de passagem permite um maior caudal.
Com essa vantagem, lida-se como se entender. Mesmo que prefiras não empobrecer, podes sempre interpretar essa equação como a mota ficar com melhor admissão durante mais tempo, ao longo do ciclo de colmatação do filtro.
Aliado ao facto de a espuma ser fabricada em um material específico que permite a lavagem.
Eu não tenho K&N mas tenho um 'primo' da Green, e é isso que utilizo.
Penso ser melhor solução para manutenção, verificação e limpeza de 6 em 6k km durante digamos 24mil km, do que por exemplo a troca de 12 em 12. Como indica o manual da mota.
Os euros e economia sendo diferenças residuais não me tem sido o factor decisivo, mas sim o meu entendimento em como a mota respira melhor desta maneira.