11-01-2017 às 11:17
Apenas a minha opinião: Má ideia. Sempre ouvi dizer 'quem não tem dinheiro não tem vícios' e é mesmo assim, e pode ser alargada a noção de 'vícios'. Qualquer veículo tem despesa, e nem é maior nem menor, é a que for. Se já vens com um orçamento limitado apenas para a compra então esquece.
Os únicos veículos que não trazem surpresas imediatas são os novos, e mesmo assim às vezes a coisa corre mal.
Para tu teres uma noção, eu faço pouquíssimos km quer com o carro quer com a moto. O carro já fez 4 anos e conta com 23.000kms, a moto vai fazer estes meses 3 anos e tem 18.000kms. É uma 125R, comprei nova, tal como o carro. O carro faz revisões anualmente/15.000kms, por isso já fez 4. Como é novo, ainda não gastei mais nada que os cerca de 100€ por revisão, 400€ portanto, fora gasolina (ah e 70€ numa bateria, é verdade). A moto, além do preço dela nova, gastei mais 150€/200€ num casaco, uns 40€ numas luvas, e tive sorte que o capacete foi oferta na compra, mesmo assim já estou a precisar de um novo. A moto faz revisões de 3.000kms/3.000kms com a primeira aos 1.000kms, portanto foram 6 revisões, contando uns 40€ para cada uma, são 240€. Precisei de uns pneus aqui há uns meses, mais 200€. Também já troquei os calços atrás (honestamente já nem me lembro, foi aquando de uma revisão, deve ter ficado mais 20€/30€) e qualquer dia preciso de trocar os calços à frente.
Isto em veículos novos, que não é suposto terem avarias fora do normal. E claro, são mais 500€/ano pelo seguro contra todos do carro, mais 100€ pelo de terceiros da moto, mais 5€ de IUC da moto e 160€ do carro, enfim, são só despesas. Para não falar em quedas, que eu tive sorte de só cair uma vez e a pouca velocidade, não partiu nada e o que arranhou foi pouco, senão eram mais despesas ainda. Depois numa moto usada vais certamente ter surpresas, consumos mais elevados que o normal, um problema aqui, outro ali. Se não tens dinheiro para sustentar um carro dificilmente irás ter para sustentar uma moto. Ainda por cima sem qualquer experiência em motos.
Os únicos veículos que não trazem surpresas imediatas são os novos, e mesmo assim às vezes a coisa corre mal.
Para tu teres uma noção, eu faço pouquíssimos km quer com o carro quer com a moto. O carro já fez 4 anos e conta com 23.000kms, a moto vai fazer estes meses 3 anos e tem 18.000kms. É uma 125R, comprei nova, tal como o carro. O carro faz revisões anualmente/15.000kms, por isso já fez 4. Como é novo, ainda não gastei mais nada que os cerca de 100€ por revisão, 400€ portanto, fora gasolina (ah e 70€ numa bateria, é verdade). A moto, além do preço dela nova, gastei mais 150€/200€ num casaco, uns 40€ numas luvas, e tive sorte que o capacete foi oferta na compra, mesmo assim já estou a precisar de um novo. A moto faz revisões de 3.000kms/3.000kms com a primeira aos 1.000kms, portanto foram 6 revisões, contando uns 40€ para cada uma, são 240€. Precisei de uns pneus aqui há uns meses, mais 200€. Também já troquei os calços atrás (honestamente já nem me lembro, foi aquando de uma revisão, deve ter ficado mais 20€/30€) e qualquer dia preciso de trocar os calços à frente.
Isto em veículos novos, que não é suposto terem avarias fora do normal. E claro, são mais 500€/ano pelo seguro contra todos do carro, mais 100€ pelo de terceiros da moto, mais 5€ de IUC da moto e 160€ do carro, enfim, são só despesas. Para não falar em quedas, que eu tive sorte de só cair uma vez e a pouca velocidade, não partiu nada e o que arranhou foi pouco, senão eram mais despesas ainda. Depois numa moto usada vais certamente ter surpresas, consumos mais elevados que o normal, um problema aqui, outro ali. Se não tens dinheiro para sustentar um carro dificilmente irás ter para sustentar uma moto. Ainda por cima sem qualquer experiência em motos.