Tirando Kymco, praticamente todas as propostas são de "startups" ou empresas desconhecidas do público.
Parece-me este o problema das motos eléctricas no geral.
Continua a não existir oferta válida.
Por entre os construtores conhecidos só existe a livewire da HD e o aspirador da BMW.
Depois existe a Zero e a Energica que têm evoluido o respectivo catálogo.
Mas a maioria dos players neste mercado parecem desaparecer tão rápido como aparecem.
O mundo dos motociclos eléctricos está numa fase muito parecida ao sector automóvel antes de surgir a Tesla. Quando a ideia de EV acabava por ser mais um exercício estilístico de designs futuristas do que propriamente aquilo que o mercado realmente queria: Algo idêntico ao que já existe apenas movido por fonte de energia alternativa.
Só quando começarem a surgir soluções reais adaptadas ás necessidades reais é que talvez a coisa ande para a frente.
E por um preço que justifique.
Acho que viveria confortavelmente com uma Zero SRF.
Gosto do look da moto.
É bem equipada.
Tem uma autonomia bastante decente.
A potência é muito interessante.
E o binário é absurdo.
Mas... custa o mesmo que uma SF V4.
E isto não faz qualquer sentido para algo substancialmente mais simples, com muito menos peças móveis produzidas e cujas baterias não usam tantas células assim.
Mas na casa dos 15K já seria interessante.
Pois seria um preço aproximado ao de motos convencionais com specs semalhantes.
Parece-me este o problema das motos eléctricas no geral.
Continua a não existir oferta válida.
Por entre os construtores conhecidos só existe a livewire da HD e o aspirador da BMW.
Depois existe a Zero e a Energica que têm evoluido o respectivo catálogo.
Mas a maioria dos players neste mercado parecem desaparecer tão rápido como aparecem.
O mundo dos motociclos eléctricos está numa fase muito parecida ao sector automóvel antes de surgir a Tesla. Quando a ideia de EV acabava por ser mais um exercício estilístico de designs futuristas do que propriamente aquilo que o mercado realmente queria: Algo idêntico ao que já existe apenas movido por fonte de energia alternativa.
Só quando começarem a surgir soluções reais adaptadas ás necessidades reais é que talvez a coisa ande para a frente.
E por um preço que justifique.
Acho que viveria confortavelmente com uma Zero SRF.
Gosto do look da moto.
É bem equipada.
Tem uma autonomia bastante decente.
A potência é muito interessante.
E o binário é absurdo.
Mas... custa o mesmo que uma SF V4.
E isto não faz qualquer sentido para algo substancialmente mais simples, com muito menos peças móveis produzidas e cujas baterias não usam tantas células assim.
Mas na casa dos 15K já seria interessante.
Pois seria um preço aproximado ao de motos convencionais com specs semalhantes.