25-11-2019 às 23:32
Há já algum tempo resolvi adquirir um GPS TomTom Rider 410, para as voltinhas maiores de mota. Entendendo o prático que é utilizar o telemóvel para o mesmo efeito, ainda assim este tipo de equipamento mais vocacionado para estas andanças apresenta uma robustez que me agrada, além de não ter a logística da alimentação do telemóvel, os problemas relacionados com a necessidade (ainda que pontual) de rede GSM para um correto funcionamento, o sobreaquecimento do mesmo dentro da bolsa, etc. etc. etc. Diria mesmo que o grande contra que vejo nos TomTom, neste momento, é o software (bastante datado) e a atualização dos mapas, que ainda é uma seca. Em suma, tem vantagens e desvantagens que já aqui foram discutidas noutros tópicos do fórum.
Resolvi no entanto abrir este tópico para ir um bocadinho além da review do GPS propriamente dito. Mais concretamente para falar de um problema que, vim a descobrir, é algo crónico com o equipamento em questão: o suporte que o acompanha e permite a alimentação através de uma ligação à bateria da mota.
No decorrer da última RIM, já mais para o final, apercebi-me que algo não estava bem com o equipamento. Ocasionais bloqueios do ecrã, ecrã em branco ou às riscas, e no último dia chegou mesmo a descarregar por completo ainda que ligado ao dito suporte. Já depois do regresso e com calma, era tempo de fazer algumas experiências. O equipamento carregava bem através do USB, e quando ligado só na bateria, parecia funcionar corretamente. Assim que o encaixava no suporte da mota, ligado à bateria, começava o comportamento estranho. Na foto abaixo dá para ver que o equipamento está ligado mas não tem o indicador de estar à carga.
Investiguei um pouco mais em alguns fóruns e percebi que havia mais gente a queixar-se do mesmo. Aparentemente o problema é que o GPS é construído à prova de água, mas o suporte... nem por isso. E quando apanha mais chuva que o previsto, basicamente corre o risco de "fritar". Terá sido o caso, como a mancha branca à volta dos dois conetores evidencia.
Comecei então a pensar como fazer para substituir o mesmo. Primeiro só encontrava conjuntos completos com o suporte e a bola RAM a acompanhar, até que encontrei apenas o suporte à venda, com um cabo de ligação à bateria que ficou a fazer de suplente, e sempre saiu uns trocos mais barato.
Assim que a encomenda chegou, foi só trocar a bola RAM de um suporte para o outro, fazer o teste, e voilá, de volta à normalidade.
Não sei muito bem como fazer para evitar que isto volte a acontecer em caso de andar à chuva com o GPS, mas alguma coisa me ocorrerá. Entretanto, nota menos positiva para a TomTom já que não deveria ser propriamente difícil fabricar um suporte à prova de água, para acompanhar o GPS que, esse sim, o é...
Resolvi no entanto abrir este tópico para ir um bocadinho além da review do GPS propriamente dito. Mais concretamente para falar de um problema que, vim a descobrir, é algo crónico com o equipamento em questão: o suporte que o acompanha e permite a alimentação através de uma ligação à bateria da mota.
No decorrer da última RIM, já mais para o final, apercebi-me que algo não estava bem com o equipamento. Ocasionais bloqueios do ecrã, ecrã em branco ou às riscas, e no último dia chegou mesmo a descarregar por completo ainda que ligado ao dito suporte. Já depois do regresso e com calma, era tempo de fazer algumas experiências. O equipamento carregava bem através do USB, e quando ligado só na bateria, parecia funcionar corretamente. Assim que o encaixava no suporte da mota, ligado à bateria, começava o comportamento estranho. Na foto abaixo dá para ver que o equipamento está ligado mas não tem o indicador de estar à carga.
Investiguei um pouco mais em alguns fóruns e percebi que havia mais gente a queixar-se do mesmo. Aparentemente o problema é que o GPS é construído à prova de água, mas o suporte... nem por isso. E quando apanha mais chuva que o previsto, basicamente corre o risco de "fritar". Terá sido o caso, como a mancha branca à volta dos dois conetores evidencia.
Comecei então a pensar como fazer para substituir o mesmo. Primeiro só encontrava conjuntos completos com o suporte e a bola RAM a acompanhar, até que encontrei apenas o suporte à venda, com um cabo de ligação à bateria que ficou a fazer de suplente, e sempre saiu uns trocos mais barato.
Assim que a encomenda chegou, foi só trocar a bola RAM de um suporte para o outro, fazer o teste, e voilá, de volta à normalidade.
Não sei muito bem como fazer para evitar que isto volte a acontecer em caso de andar à chuva com o GPS, mas alguma coisa me ocorrerá. Entretanto, nota menos positiva para a TomTom já que não deveria ser propriamente difícil fabricar um suporte à prova de água, para acompanhar o GPS que, esse sim, o é...