Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?)
#11

Ora bem..... eu sou um degenerado de uma família que nunca gostou de motas. Tirando um tio que tinha uma EFS e um primo que tinha uma Honda CL70, as duas rodas a motor nunca foram grande atracção dos meus entes.

Ainda assim, deu para me tirarem uma foto em cima dessa mesma EFS, ainda com uns meses de idade. Eis o meu primeiro contacto com motos... no longínquo ano de 1976.

[Imagem: 5BOsS0X.jpg]

Entretanto enquanto criança, nas colecções de cromos que se faziam, as de motos eram sempre as preferidas. Para além das mais conhecidas, o meu imaginário divagava com nomes como Laverda, Norton, Bultaco, Triumph, Moto Guzzi, MZ, Benelli, Bimota, etc....
Sempre tive apetência para o desenho, e ainda hoje tenho muitos dos desenhos feitos com 10 ou mais anos, em que o assunto era muitas das vezes motos (como também carros). Adorava rabiscar e inventar modelos.

16 anos feitos, e a vontade era tanta, que mal pude, lá fui à Câmara Municipal inscrever-me para tirar a licença de ciclomotor. Lá me emprestaram uma Kwang Yang para fazer o (pseudo) exame. Com uns dinheiritos ganhos em trabalhos de férias, e tendo a licença, o passo seguinte era comprar ela mesma.... a mota! Mas na altura qualquer 50cc nova já custava uns nada módicos 350 a 400 contos. Uma japonesa estava fora de questão e mesmo as nacionais não eram tão assim mais baratas.
Entretanto num stand de motorizadas que ainda hoje existe, em Alverca (Moto-Verdelha), lá encontrei uma que se ajustava ao orçamento. Com 200 contos no bolso, e à revelia dos meus pais, lá fui com o Nelson (meu grande amigo desde há muitos anos), buscar então uma Famel XF25 S usada. De cor preta, já tinha ignição electrónica, avanços, jantes em alumínio, disco frontal, mono-amortecedor e refrigeração líquida.... um luxo para uma motorizada Made in Portugal. Mais tarde ainda lhe meti um escape de rendimento.
O motor era o famigerado Zundapp de 5 velocidades liquid cooled, e não havia japonesa 50cc de origem que o apanhasse.

[Imagem: Katq6LG.jpg]

Entretanto não mais parei. A mota proporcionava-me uma mobilidade e ia com ela para todo o lado, desde percursos para a escola, trabalho, ir ter com a(s) namorada(s), etc...
Ainda depois comprei uma Aprilia AF1 50, acidentada, com o intuito de a recuperar. Nunca foi a avante e acabou a ser vendida a peso a uma sucata, depois de ainda ter servido como dadora de peças.

Quando completei 18 anos, comecei a tirar a carta de carro e moto, ao mesmo tempo, e praticamente dispensei as aulas de moto, por já andar de motorizada há muito.

Entretanto entrei na faculdade. O percurso entre a Póvoa de Santa Iria e o Alto da Ajuda (25 kms) nos primeiros tempos foram feitos de transportes, pois tornava-se um percurso pesado (e caro) para fazer com uma 2 tempos.
Mas rapidamente dei conta que uma outra moto era o que precisava. E assim foi.... já com carta A (não existiam limitações como as de agora), lá fui buscar uma bonita CB Two Fifty verde metalizada.
A XF25S foi entregue ao meu irmão (que serviu de escola de aprendizagem também para ele), que mais tarde a kitou a 80cc.... e acabou a ser vendida a um colega da minha mãe por meia dúzia de patacos (se soubesse o que sei hoje  rolleyes ).
A CB Two Fifty foi assim, entre 1995 e 1998, a minha companheira diária, fosse para ir para a faculdade, como para passeio e até várias vezes ao Algarve ela foi.

[Imagem: fuTO6NO.jpg]

Ainda assim, enquanto estudante universitário, arranjei trabalho em part-time num stand Honda. Era praticamente um "faz tudo", desde ajudar na oficina, fazer serviço no stand, ir buscar e entregar motas, representar o concessionário em eventos (FIL, encontros, etc)... foi aqui aonde aprendi também bastante sobre o mundo das motas, e o melhor.... a possibilidade de experimentar e conduzir tanta e tanta coisa diferente.

No entanto a vontade de querer ter algo mais persistia, pois os 21cv da Two Fifty começavam a ser manifestamente escassos. E assim, depois de muito procurar algo nas médias cilindradas, lá encontrei num stand em Almeirim que também ainda existe (Ribamoto) uma CB500 em estado imaculado, com pouco mais de 1 ano e ainda na garantia da marca. E voilá.... ficou lá Two Fifty, e veio a CB500.

[Imagem: RZPJBC5.jpg]

[Imagem: wdnkVU3.jpg]

Esta CB500 veio para a minha mão em 1998 e comigo ficou até 2007. Digamos que esta sim foi a grande escola. Dava para estar uma tarde a contar peripécias e aventuras vividas com ela. Cheguei a ir de férias para Espanha com ela. Era uma "bébé" quando a comprei (tinha apenas 11 mil kms).... despachei-a com 123 mil kms. Na altura em que a entreguei, ao vê-la subirem-na para o reboque, quando a vieram buscar, a minha (já) esposa chorou, tal foi a ligação que ela também teve aquela mota durante os tempos de namoro.

Tive então um período sem mota, porque entretanto o meu primeiro filho nasceu. Mas a vontade era muita, e já andava a ver o que comprar. O meu irmão porém, em 2008 decidiu trocar este cantinho à beira mar plantado, pelos Alpes helvéticos. E fez-me uma proposta.... eu ficar com a CBR600F dele a meu cargo, arcando com as naturais despesas de manutenção, seguro e IUC. E assim foi. A seguinte mota que ocupou o lugar vago na garagem foi uma CBR600F3, de 1998, preta com pintura personalizada.

[Imagem: QVaYSIA.jpg]

[Imagem: v8sGyxK.jpg]

Andei com a CBR durante uns 2 anos.... mas não era bem aquilo que gostava.... e para além da mota não ser propriamente minha.

Estava assim na altura de procurar algo novamente, de acordo com as minhas ânsias. O ponto de partida era então algo no segmento touring / sport-touring, que me desse conforto q.b., equipamento, que fosse algo fora do comum e menos visto.
Entre umas quantas opções das quais as que mais me fizeram ainda assim pensar foram uma VFR800 Vtec e uma R1150R.... mas aquela F800ST (com as quais eu já simpatizava desde que elas tinham sido lançadas, em 2007), com algumas soluções menos comuns como o bonito monobraço, transmissão "não" de corrente, motor estrutural com cambota de 360º, 3ª biela auxiliar e veio de equilíbrio (os tais "2,5" cilindros, ehehehe), e já contemplando uma serie de equipamento extra de origem, afigurou-se como correspondendo aquilo que procurava. E assim foi.... desde Fevereiro de 2010 que tem sido a minha fiel companheira. Só não ando com ela nos dias em que tal é impossível, seja pelas condições climatéricas, como pela logística familiar (escolas e infantários dos descendentes). Tinha precisamente 20.100 Kms quando veio para a minha mão. Irá (se tudo correr como previsto), completar 70.000 na próxima semana, no decorrer da RIM. smile

[Imagem: CJsnRst.jpg]

Já pensei várias vezes em trocar.... Mas depois quando penso melhor, para quê? Faz tudo o que as maiores fazem.... e com muito menos! Quem a conhece sabe o estado imaculado em que está, apesar de já ir a caminho dos 11 anos. As chatices que deu foram poucas ou nenhumas... e como em equipa que ganha não se mexe, vou-me deixando ficar, até ver.... até porque nos catálogos actuais não há muita coisa que me preencha totalmente o ego.... e as que há, são caras.... ou têm fama de problemáticas.

Boas curvas!

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder


Mensagem neste Tópico
Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por marco.clara - 18-04-2017 às 17:15
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por hjjs - 18-04-2017 às 17:21
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por carlos-kb - 18-04-2017 às 17:38
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por LWillow - 18-04-2017 às 19:21
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por LoneRider - 18-04-2017 às 19:37
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por marco.clara - 18-04-2017 às 21:41
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por 7pires - 18-04-2017 às 23:03
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por VMassa - 18-04-2017 às 23:20
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por dfelix - 18-04-2017 às 23:45
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por pneves33 - 18-04-2017 às 23:47
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por carlos-kb - 20-04-2017 às 00:47
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por Rod - 20-04-2017 às 08:47
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por OFFICER - 24-04-2017 às 10:58
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por MrOverclock - 24-04-2017 às 13:12
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por Mr.Ricky - 24-04-2017 às 14:53
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por MrOverclock - 24-04-2017 às 17:52
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por marco.clara - 24-04-2017 às 20:02
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por carlos-kb - 25-04-2017 às 21:05
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por Mr.Ricky - 25-04-2017 às 12:18
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por Johnny_1056 - 25-04-2017 às 21:18
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por dfelix - 26-04-2017 às 02:54
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por Johnny_1056 - 26-04-2017 às 13:05
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por carlos-kb - 26-04-2017 às 14:12
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por dfelix - 26-04-2017 às 14:37
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por Rod - 26-04-2017 às 15:26
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por carlos-kb - 26-04-2017 às 15:40
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por VMassa - 26-04-2017 às 18:59
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por quatropiscas - 30-04-2017 às 09:31
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por michelfpinto - 30-04-2017 às 11:04
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por nelsonajm - 02-05-2017 às 15:02
RE: Andar de Mota - A Minha História (Como é a Tua?) - por marco.clara - 14-05-2017 às 19:41



Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)