24-02-2015 às 13:15
(23-02-2015 às 16:27)Johnny_1056 Escreveu: Nelsonajm, a VMax não é um "ferro"!!Muito menos a 17!!
Sim, fui eu que disse isso!
Para mim, e se formos a ver bem, são mais as coisas que aproximam a V-Max do mundo dos "ferros", na sua generalidade, do que o que a afastam dele. Depende apenas da forma como se vê o copo mais meio cheio ou mais meio vazio.
Não houve uma vez um discussão no velho MO, porque alguém, já não me lembro se era com uma XJ ou com uma Bandit600 (mas era algo do género), não gostou que tivessem chamado de "utilitária" à sua (para ele e unicamente) "naked"?
Acaba quase por ser uma questão da interpretação do estilo. Até porque mesmo dentro do universo dos "ferros" (que no fundo é uma designação própria da gíria motociclística, e não "oficial"), existem muitos sub-estilos.
A Yamaha assume a V-Max, em seu catálogo, desde há algum tempo, como uma "sport heritage", juntamente com as naked clássicas XJR, as assumidamente custom XV950 e (pasme-se), até com a SR400. Mas não é estranho encontrar-mos a V-Max catalogada, em muitos outros locais, seja em revistas, sejas em sites de motociclismo, junto dos outros "ferros" da Yamaha. Se depois as suas prestações se evidenciam de sobremaneira, em relação às demais, fruto das suas especificações técnicas, ciclísticas e mecânicas, é uma outra questão. Então na "velhinha" 1200, todas estas características são mais mais evidentes, com a dupla suspensão traseira, a jante maciça, ópticas, guarda-lamas, etc.... e até mesmo a sua propensão à "customização". Não é raro verem-se V-Max, especialmente as 1200, totalmente personalizadas.
Claro que a V-Max (seja a 1200 ou a 1700) não é uma custom, no verdadeiro e mais clássico sentido do termo. Mas tende para esse universo, quer do ponto de vista estético, ergonómico e dimensional. Depois no fundo, o que sobressai são as brutais prestações, face à ala ferrosa mais "conservadora". Mesmo na 1700, não é por possuir um quadro em aluminio ou um monoamortecedor traseiro (entre outras specs mais singulares), que a retira deste universo.
Há também quem chame à V-Max de muscle bike.... mas, por exemplo, uma B-King também recebe essa designação... ou mesmo uma X11. E a diferença entre a V-Max e estas segundas é muito mais antagónica, do que a comparar com uma actual custom.
A V-Rod, embora bem menos potente que a 1700, acaba por seguir a mesma tendência da V-Max... mas no fundo, não deixa de pertencer ao universo das suas irmãs mais clássicas. Pelo menos para mim! Ou ainda, a (falada) Diavel... ou até a R1200C.... todas elas tão diferentes do "ferro" tradicional, e interpretações muito próprias de cada construtor, mas que acabam no fundo por tender mais para eles (ferros), do que para outra coisa qualquer....
Depois, dizer que são dragsters, muscle's, whatever more.... é apenas uma questão de minúcia ou preciosismo.
É verdade que os estilos de motos cada vez mais se mesclam, o que até é natural, pois acabamos por ter o que de melhor cada um possa oferecer, numa única moto.

Muito menos a 17!!