25-10-2016 às 17:08
(25-10-2016 às 12:47)OFFICER Escreveu: Isso entra para contas no quê sendo a comparação entre um veiculo de luxo e um transporte público? Isso é uma não equação.
O que interessa na realidade das contas é o custo diário do mesmo, em que conta o custo a curto e médio prazo do veiculo de luxo/conforto, face a um transporte público.
E nisto a 125 conseguia sair a ganhar, tendo um custo inferior ao passe social. Na altura era algo na casa dos 30€ do luxo para 45€ do passe social. Poupança de 15€ mensais, 180€ anuais.
Hoje em dia as contas estão mais desequilibradas devido ao preço do combustivel, mas mesmo com combustivel a 1.45€/litro, o custo em combustivel apenas de uma 125 ficaria em 4.35€ por semana ou 17.40€ por mês (base da conta 3 litros/100km - 400km por mês).
Isto contra os mesmos 45€ do passe social. Claro que cada caso é um caso, mas acho que com maior distância, maior a disparidade de valores em si. Tomando exemplo de uma pessoa que faça 40km diários mas que o passe já custe 60€, temos 8.70€ por semana ou 34.80€ por mês (base da conta 3 litros/100km - 800km por mês).
Relembro que são contas apenas à deslocação casa-trabalho e trabalho-casa, 5 dias por semana. A estas contas falta somar a manutenção do veiculo, mas facilmente se consegue valores mais baixos que um transporte público e com maior comodidade, uma vez que mesmo a revisão na marca ficava na casa dos 80€ e era feita de 3000 em 3000km.
Isto é muito complicado ter em qualquer outra cilindrada, não pelos consumos mas sim pela manutenção. O valor da aquisição só deve entrar nestas contas, caso uma 125 seja comprada apenas e só para este fim.
Já vi que a tua carteira é um pouco diferente da minha. Pelo menos a maneira de fazer contas.
Não é necessariamente maior ou menor, e nem sequer interessa para o caso.
Se compras um veículo por x e passado 1 ano prevês reaver x/2, então só podes contar com metade do que saiu. Essa diferença é um custo que tem de entrar em algum extracto.
E onde há um custo associado, há dinheiro a sair.
Eu não sou um gajo com património. Mas quem faz contas com património entra a sério com valorização e desvalorização e às vezes é por aí que se avaliam e decidem fortunas... ou bancarrotas.
Eu não sei se pagas prestação de casa. Mas o teu custo da casa não é despesas fixas (IMI, água luz gas...) ou a prestação do banco.
Se daqui a 10 anos precisares de 12000€ em reparações, pinturas, novos electrodomésticos etc podes considerar uma despesa de mais 100€ em cima da tua prestação. O que não é nada difícil.
E a casa que compraste por 120.000€ daqui a 10 anos só vale 108.000€, portanto bota mais 100€ em cima.
Fazer contas com o combustível e iuc é uma conta fácil e básica, porque é o dinheiro que vês directamente. É o que vês no extracto mensal da tua conta à ordem.
Mas a razão pela qual há malta falida por todo o lado é precisamente por não saberem fazer contas a sério. E não saberem fazer contas do dia 1 ao dia 30 do mês. Entre outras razões (mudarem regras do jogo) obviamente, mas vista curta é a meu ver a principal.
Infelizmente ainda hoje tenho amigos com créditos de carros novos em que a desvalorização anual do carro + a prestação é superior à totalidade dos rendimentos.
Se fizessem a conta só com a prestação... até se tinham safado. Não te esqueças que em média um carro novo atinge metade do seu valor ao fim de 3 anos.
Agora claro que se eu e tu formos comprando motas de 1000, 2000 ou 3000€ a desvalorização é irrisória.
Mas a conta tem de ser feita na mesma se quiseres ser honesto financeiramente contigo próprio.
Pergunta lá aos mais 'cotas' daqui do fórum como é que se fazem contas na vida... é certo que muitos concordam comigo que o combustível ser 5l/100 ou 4l/100 quase não tem expressão nesta vida.