25-10-2016 às 12:36
Voltando a tocar no assunto das curvas:
Eu acho que uma mota nunca vai conseguir curvar tanto como um carro de F1 pelo simples facto de só ter 2 rodas e o problema nem são os pneus! Ponham os pneus que quiserem, podem até andar sobre carris que nunca vai conseguir curvar tão bem.
Um gajo numa mota tem que se inclinar para o lado ao curvar para que a força centrífuga não o cuspa para o lado de fora da curva. Só que a mota chega a um certo ângulo não consegue inclinar mais porque toca no chão (imaginando que já existem pneus para isso) a partir deste ponto não se consegue fazer a curva mais rápido porque se o fizermos a mota não se vai manter inclinada e vai endireitar-se ou inclinar-se para o lado de fora da curva, o que não seria boa ideia.
Num carro a ideia também é um bocado esta, só que a diferença é que o carro está sempre com a "inclinação" máxima (superior à da mota) e tem mais 2 pneus a ajudar na aderência. Num carro também se atinge a velocidade máxima em curva quando as rodas de dentro começam a levantar (imginando que se atingiu o máximo de aderencia com a evolução dos pneus). A grande diferença está no facto de um carro ser normalmente mais largo do que a altura de uma mota com piloto. Logo vai ser mais fácil manter a "inclinação" máxima a velocidades superiores às da mota.
Não sei se me fiz entender muito bem... mas isto é o meu ponto de vista e a minha opinião
Eu acho que uma mota nunca vai conseguir curvar tanto como um carro de F1 pelo simples facto de só ter 2 rodas e o problema nem são os pneus! Ponham os pneus que quiserem, podem até andar sobre carris que nunca vai conseguir curvar tão bem.
Um gajo numa mota tem que se inclinar para o lado ao curvar para que a força centrífuga não o cuspa para o lado de fora da curva. Só que a mota chega a um certo ângulo não consegue inclinar mais porque toca no chão (imaginando que já existem pneus para isso) a partir deste ponto não se consegue fazer a curva mais rápido porque se o fizermos a mota não se vai manter inclinada e vai endireitar-se ou inclinar-se para o lado de fora da curva, o que não seria boa ideia.
Num carro a ideia também é um bocado esta, só que a diferença é que o carro está sempre com a "inclinação" máxima (superior à da mota) e tem mais 2 pneus a ajudar na aderência. Num carro também se atinge a velocidade máxima em curva quando as rodas de dentro começam a levantar (imginando que se atingiu o máximo de aderencia com a evolução dos pneus). A grande diferença está no facto de um carro ser normalmente mais largo do que a altura de uma mota com piloto. Logo vai ser mais fácil manter a "inclinação" máxima a velocidades superiores às da mota.
Não sei se me fiz entender muito bem... mas isto é o meu ponto de vista e a minha opinião
XJ 600 Diversion Owner!