(30-08-2016 às 16:38)jpsimoes Escreveu: Se na ultima Ida á Serra com a 1050 eu já vim para Lisboa a pensar que gostava de mais poder de explosão...
O 1050 da Sprint é mais pachorrento que por exemplo o da Speed.
O facto da relação de transmissão ser mais curta e ter um punho "rápido" faz enorme diferença.
(30-08-2016 às 16:54)nelsonajm Escreveu: Acredita que se achas que o ABS te vai safar de situações imprevisíveis ou difíceis de controlar... é porque fizeste asneira... ou vinhas a fazer asneira... ou ias fazer asneira...
Não acho. Tenho a certeza.
O maior "susto" que tive até hoje em que o ABS me safou foi em cima de gasóleo à chuva.
Tendo em conta a leveza com que travei (habito) mal vi as manchas coloridas e a forma enervada como a pinça trincava o disco tenho a certeza absoluta que sem o ABS teria ido ao chão.
E a mais recentemente já com a scrambler foi a necessidade de me desviar dum balde de plástico que um camião deixou cair.. e que enquanto saltitava no alcatrão sem se perceber para onde ia... tive de travar violentamente e optar por um lado para onde me deviar. Entrei pela berma onde o ABS evitou bloquear a roda sobre os traços e sobre gravilha.
Se a roda tivesse bloqueado, certamente teria ido ao chão.
Não consigo perceber onde está a "asneira"...
Deduzo que na falta de um travão de mão bloqueasses propositadamente a roda traseira te desviasses em slide enquanto o pneu deitava um fumo épico... mas não tenho esses dotes avançados de condução.
(30-08-2016 às 15:16)dfelix Escreveu: Sim, o sistema é muito útil como complemento, e deverá estar presente em todos os veículos sem excepção, mas não é ele que te vai dar uma travagem mais aguerrida ou potente.
Da mesma forma que pouco interessa ter uma travagem aguerrida ou potente numa situação em que existe bloqueio da roda...
(30-08-2016 às 16:54)nelsonajm Escreveu: O que chamas de "bebelot" antigos eram as motas do dia a dia há uns anos atrás, mas como o bicho "homem" anda muito em carneirada, deixa-se levar muitas das vezes pelo brilho das luzes de um casamento eterno com esta ou aquela mota/marca porque tem uns LCD, e launch-control, CB, XPT, ETC, cada um acredita naquilo que lhe dá mais "prazer".
A minha primeira moto com a ABS foi a R1200S de 2006 que comprei em 2011.
Não era requisito. Nenhuma das minhas motos anteriores tinha e sempre vivi bem com isso.
Por acaso esta já trazia. E depois de alguns sustos em que aquilo provou ser eficiente... tornei-me fã.
A scrambler que comprei há um mês atrás deve ser das motos mais descomplicadas do mercado.
É básica e não tem grandes tecnologias. Tem ABS porque se tornou obrigatório. E ainda bem!
Provavelmente isto faz de mim um tenrinho. Certamente aos olhos de puristas ter boa opinião acerca do ABS faz com que o meu pénis encolha 10cm... mas estou completamente a cagar para isso.
É uma solução que funciona comigo. Tal como funciona com muita gente que por acaso até anda de moto.
Sim... porque muitas vezes tirar a moto da garagem de vez em quando faz alguma diferença.