26-07-2016 às 22:39
(26-07-2016 às 16:56)Almareado Escreveu: Acho que a FZ6 é uma moto com um carácter muito próprio, e onde não se pode olhar apenas para a faixa da rotação mas também para a forma como se trata o acelerador.
A FZ6 tem um acelerador com um curso muito longo, e a forma como o usamos vai ter uma grande influência na resposta da moto. Quando é para andar a sério é preciso usar o acelerador.
Ao mesmo tempo tem o acelerador da FZ6 tem um comportamento pouco adequado quando se está numa de on/off. O motor não gosta do constante corte de combustível seguido de nova injecção e então a moto começa aos solavancos. O que pode ser perigoso em curva para quem não está à espera.
É um acelerador daqueles que só gosta de ser cortado para meter uma acima, se for preciso até sem usar embraiagem que ela não se queixa.
Qualquer mota para andar a sério precisa do acelerador, e qualquer mota a andar a sério tem corte de gás e acelerações a fundo.
Se a tua mota começa aos solavancos:
- Mau posicionamento do teu corpo na mota quando enrolas punho,
- Problema mecânico, que deverás levar em atenção pois já chegam as vezes que vamos ao chão por culpa de 2ºs e 3ºs.
E quanto à parte final, se a desaceleração não é suave, é sintoma típico de problemas de injecção. Não me estou a referir às pipocas.
Nenhuma mota se queixa de uma mudança acima directa, se faz bem ou não é outro nº de conversa, sobre o qual não tenho opinião formada.
O que descreves ou estás a exagerar muito, ou então digo-te que não são problemas de ''feitio'' ou de ''carácter''...
O curso do acelerador ser longo em geral até transmite é suavidade à condução e não o contrário. O mercado oferece alternativa com mecanismos de acelerador menos desmultiplicados e de curso curto, e até bem baratinhos - caso seja uma modificação de teu agrado.