04-12-2014 às 14:31
(04-12-2014 às 13:04)dfelix Escreveu: O sucesso é suposto derivar do talento e não da classe social.
E quando se depende do proprio guito para fazer render o talento está-se logo à partida a eliminar uma serie de individuos com potencial que nunca terão as condições necessárias para O provar!
Essa do talento não derivar da classe social é realmente "poética" mas a realidade teima em ser mais pragmática. Ou, em poucas palavras, "Se não há dinheiro não há palhaço!..."
Claro que o talento não nasce na carteira mas se não há capacidade monetária para entrar em desportos que, por definição, são caros bem que se pode ter todo o talento do mundo que nunca se lhe irá dar uso.
(04-12-2014 às 13:04)dfelix Escreveu: E é isso que muita gente não entende.
A competição vive do negócio! E se não houver retorno, nunca haverá investimento.
Mais me ajudas. Portugal não é, e nunca o foi mas hoje em dia ainda em maior grau, um mercado apetecível. Ponto final.
(04-12-2014 às 13:04)dfelix Escreveu: Por essa razão Portugal só consegue vingar no futebol. É a unica modalidade que vende!
Por essa razão Espanha é uma potência mundial no contexto desportivo. Não só consomem internamente tudo onde participam, como exportam para o mundo aquilo em que são melhores.
Porque o pontapé na bola é relativamente pouco dispendioso para entrar e lá andar até se chegar à fase de se conseguir verificar se há ou não o tal "talento". Quaisquer sapatos de ténis e bola baratunchos servem.
Ora, por outro lado, a mim parece-me que ainda se não vendem motas na feira de Carcavelos. E não se pratica motociclismo "em segurança" no jardim lá da rua ou no quintal da avózinha. Ou também estou desactualizado nisto?
(04-12-2014 às 13:04)dfelix Escreveu: A frustação aqui é dois países vizinhos terem realidades completamente opostas.
Vizinhos que praticamente nada tem em comum a não ser as linhas de fronteira. Mas aqui já entraríamos por caminhos que me parecem ficar algo fora do âmbito deste fórum. Talvez um destes dias a acompanhar uma cafezada possamos aprofundar um pouco mais este ponto?
![[Imagem: wrong-bike.jpg]](https://i.postimg.cc/ZKXmMgfY/wrong-bike.jpg)

