23-07-2015 às 09:17
(22-07-2015 às 20:58)tkm_[pt] Escreveu: ...
(22-07-2015 às 14:57)Johnny_1056 Escreveu: Quanto a uma das questões que mais me intriga; gostava de saber porque é que agora se considera uma 600cm³, uma boa moto de aprendizagem e iniciação. No meu tempo começava-se pelas cinquentinhas e ia-se progredindo...Eu vejo isto em 2 partes. As 50 já começam a ser raras e começar numa 125cc já tens que tirar uma carta de condução.
Segundo, as 600cc de hoje em dia são mais "calmas" e leves que as antigas 600cc. Uma XJ600 actual é bem mais leve que uma XJ600 antiga, não é tão brusca, tem travões melhores e chegam a ter ajudas electrónicas como ABS.
Aliás, se tivermos em consideração o mercado de hoje em dia, temos motas de 750cc (NCX 750) que se recomendam a recém-encartados pela sua facilidade de condução.
...
Boas;
As cinquentinhas desapareceram, mas continuam a existir 125 com comportamento e performances similares. Precisam de Carta de Condução? Precisam, mas as 600 também.
As motos modernas estão mais evoluídas? Sem dúvida, mas continuam a ser motos e continua a ser necessário um ciclo de aprendizagem. Por essa ordem de ideias mais valia comprar logo uma 1000 superdesportiva porque são o cúmulo da tecnologia e só andam aquilo que se quer.
Por isso é que cada vez se vê mais gente com motos grandes sem saber o que lhes fazer.