10-11-2022 às 23:06
(10-11-2022 às 17:16)Nfilipe Escreveu: E sim a piada desses motores ate era precisamente isso ser em V.
Tempos de poupança, a nova hornet tb ja perdeu 2 cilindros!
Quando esses motores apareceram nos 90's, eram tempos em que os japoneses tentaram fazer motos à italiana (mas sem a questão de serem problemáticas
)! A questão aqui é que a mota designava-seV-Strom, porque tinha um motor em V...
Com um motor paralelo, ao menos que lhe chamassem P-Strom (Parallel-Strom)... ou até L-Strom (inLine-Strom) que curiosamente até acabava por se relacionar com a arquitectura anterior, que era um V a 90º, ou seja, um "L" (repara que a mesma unidade de 1000cc até era usado na V-Strom/SV e na TL).
Tens o exemplo semelhante da Africa-Twin 750, que se designava como XR-V. Quando perdeu o V2, em detrimento da nova 1000, com um inline2, deixou cair a designação para CRF-L.
No entanto, no caso da Hornet, esta no fundo, sempre foi uma CB... E as CB sempre foram as naked com arquitecturas em linha de 2 ou 4 cilindros (exceptuando as pequenas monos).

