14-07-2015 às 09:41
(13-07-2015 às 21:46)Bad Attitude Escreveu: Só uma duvida existencial o cruise contol numa mota não é perigoso?
Num carro é preciso algum treino numa mota sabe deus (estou só a falar de segurança e não de sensações e prazer de condução)
Funciona exactamente como num carro. Ligas no botão, e na velocidade que queres, fixas na patilha, e é essa a velocidade que fica "memorizada". Se deixares o acelerador, ela mantém a velocidade memorizada e rola sempre a essa velocidade. Se precisares de aumentar a velocidade (exemplo, ultrapassar), rodas o acelerador, como fazes sempre, mas quando largas, ela reduz e fixa novamente na velocidade memorizada.
Em caso de precisares de travar ou usar a embraiagem, ele desliga automaticamente. Não há stress nenhum, excepto para quem não esteja habituado, pois sente a moto a manter a aceleração "sózinha".
Tenho cruise control no meu carro e funciona exactamente da mesma forma, tendo ainda duas patilhas de "+" e "-", que me permitem aumentar ou diminuir a velocidade memorizada, sem ter de desligar ou fixar nova velocidade. Por acaso este aspecto não verifiquei na RS1200.
Para quem queira um cruise control "manual", para além das já bem conhecida patilhas de punho agora existe, por exemplo, isto: