29-11-2020 às 22:00
(29-11-2020 às 17:09)fjacruz Escreveu: Boas malta!
Sou novo no fórum e só motorista de uma Honda pcx de 2012. Pela 1 vez fiquei com a bateria descarrega da por ter estado 8 meses sem andar na scooter. Em mais de 35mil km nunca tinha acontecido mas também nunca tinha estado tanto tempo sem andar.
Adquiri uma Optimate 4 para ver se me safo e desde ontem que tem feito ciclos de 2 horas. O output que tem gerado na tela do Optimate é laranja canto inferior esquerdo (ver foto) e no final ciclo passa a vermelho no canto superior direito.
Que me aconselham fazer? Voltar a pôr a carregar Na corrente? Ser que foi a vida é que tenho comprar outra?
Obrigado pela ajuda e desculpem as questões se repetidas..
No Optimate, a luz laranja indica que ele entrou em modo de "desulfatação" da bateria. Basicamente consiste num modo de carga que vai tentar salvar uma bateria completamente descarregada ou negligenciada. Findo o ciclo de carga em modo de "desulfatação", ele passa ao modo de "teste", que tens 3 níveis de cor (vermelho / amarelo / verde), em que submeterá a bateria a testes de tensão, para verificar a sua viabilidade. Dando como resultado em modo de "teste" a luz vermelha, é indicador que a bateria encontra-se morta.
![[Imagem: OMccWsK.png]](https://i.imgur.com/OMccWsK.png)
Tenta repetir o ciclo de carregamento com o optimate. Se mantiver a luz vermelha quando passa ao modo de "teste", tenta ainda carregá-la, com um carregador normal de baterias auto (se tiveres) umas quantas horas. De seguida volta a ligá-la ao optimate, e deixa repetir o ciclo. Se continuares a ter a luz vermelha, nada haverá mesmo a fazer, pois a bateria entregou a alma ao criador (o que tendo estado 8 meses parada, é mesmo o mais provável).