17-11-2018 às 05:57
(16-11-2018 às 18:57)carlos-kb Escreveu: Pois. Pelo que vejo, a única loja em Lisboa que tem Shark é a Box46 (estranho numa marca francesa que tem a sua fábrica em Portugal).
Por acaso...
Mas isso parece-me mais relacionado com a representação e distribuição. Algo bastante distinto do fabrico.
E diga-se de passagem que outras marcas do grupo como a Bering e Bagster passam um pouco o lado.
De qualquer forma, a fábrica é dedicada ás linhas mais económicas em termoplásticos.
Os restantes são fabricados na tailandia.
Portanto, se te ocorre ir a Viseu pra tentar um Spartan Carbon pela porta do cavalo... é capaz de não valer a pena.
(16-11-2018 às 18:57)carlos-kb Escreveu: Parece que sim... que os tamanhos da Shark ficam um pouco apertados, face a números equivalentes, em outras marcas. Deve-se dever ao desenho do capacete ou mesmo dos forros.
Ou de serem franceses...
Tenho um roof boxer que também é mais apertado que os restantes capacetes do mesmo numero.
Aliás, substancialmente mais apertado.
Quando o comprei cheguei a encostá-lo pois até fazia dores de cabeça.
Depois foi somando curtas distâncias e foi acamando.
(16-11-2018 às 18:57)carlos-kb Escreveu: - Eles não são feitos para deixar cair... e caso isso aconteça, é logo de desconfiar em eventuais danos não visíveis, mas que possam comprometer a sua eficácia.
Esse é um tema que pode ter muitas interpretações...
Não me parece que o típico "deixar cair" de cima da moto faça assim grande estrago.
A não ser que se trate daqueles capacetes suspeitos do aliexpress ou gearbest a 20-30 euros que não tem sequer qualquer tipo de certificação.
Qualquer capacete minimamente decente tem uma calota que é suposto ser resistente a impactos consideráveis.
São as camadas de poliestireno (aka esferovite) ou equivalente que têm responsabilidade na absorção da energia do impacto.
E é essas que afectadas podem comprometer consideravelmente a eficácia do capacete.
Habitualmente os "danos não visíveis" é quando esta se encontra amassada...
Pois altera a sua densidade. E consequentemente a sua capacidade de absorção de um valente impacto.
Mas para isso acontecer, implica ser espremida entre a calota e algo que lá esteja dentro.
O mais óbvio é que seja uma cabeça.
Num cenário de acidente ou valente tralho que leve o condutor a bater com a cornadura em algum lado... parece-me fazer encostar o dito cujo.
Só por ter caído do depósito da moto... não será as luvas que eventualmente estavam lá dentro a amassar o poliestireno.
Mas posso estar totalmente enganado.
(16-11-2018 às 18:57)carlos-kb Escreveu: Tenho má impressão dos Nexx... dado que já vi e ouvi várias críticas aos mesmos, em relação a insonorização (ou mesmo a quase total falta dela), qualidade de construção e materiais deficitária...
Até há relativamente pouco tempo achei os Nexx bastante... medíocres.
Vendem uma excelente imagem. Por norma são capacetes bonitos.
Mas pelo mesmo price tag o mercado oferecia propostas substancialmente melhores.
Já quanto aos produtos que estão a lançar actualmente...
Parece-me ser outra fruta.
Inclusivé, começam a ter um terceiro tamanho de calota.
Há umas semanas atrás estive com um X.WED2 e pareceu-me excelente. Aliás, cheguei a mandar vir este que faz alto "pendant" com a minha scrambler, mas como não havia pra entrega devolveram a guita. (Na motorraiz, que os vende mais barato que qualquer loja cá)
O W.XST2 que seria equivalente a este Spartan não conheço, mas não perderias nada em dar uma vista de olhos.
O problema que vejo é... um gajo olha para o preço e depois vê que um GT-Air dos anteriores custa o mesmo...