Boa tarde,
Estou em vias de comprar a minha primeira mota, uma CBF 250 de 2010 com 35000km.
A mota está em muito bom estado e a unica coisa que tenho a apontar é que para ligar se for a "frio" tem de se abrir um pouco o ar. Mas só a primeira vez.
Lembro-me de quando estava a tirar a carta (sensivelmente 3 anos) ter de fazer isso numa mota CB 250 com já muitos anos.
Isto é alguma coisa que eu tenha de me preocupar no futuro, é normal numa mota com 5 anos?
Alguém pode explicar se é algum problema grave?
Desde já obrigado.
Cumprimentos,
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Não é problema algum!
Até creio que essa questão já foi debatida aqui no fórum no tópico da Falcon(a), salvo erro.
É um procedimento normal a ser feito em todos os motores com carburadores.
Eu tenho uma CB500 e tenho que fazer o mesmo mas, assim que começo a andar abro o ar (aquilo a que chamas abrir o ar, na realidade estás a fechá-lo).
Apressa-te a comprá-la e vai connosco no passeio de dia 17
Suzuki SV1000S '04
Não conheço bem o modelo, mas suponho que seja de carburadores?
Se for, então é normal. A minha antiga R6 também era de carburadores e tinha sempre que abrir o ar para que a mota chegue o mais rápido possível até à temperatura óptima de funcionamento.
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E para isso que ele existe! Isso e um nao problema, compra a vontade.
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Isso não é problema.... é regra mesmo! Se o comando do choke lá está na mota, serve para algo. E neste caso é mesmo para ajudar o motor a trabalhar em frio.
O que tu fazes ao puxares o comando do choke (ar), é "estrangular" a entrada de ar, de modo a que a mistura combsutível fiquei mais rica em gasolina, optimazando o funcionamento do motor a frio.
Claro que findos poucos minutos, ou após 1 ou 2 kms, deverás recolher o comando, abrindo o ar (sim, tal como o V.Massa disse, e bem, quando dizes "abrir" o ar, estás na prática a fazer o contrário, a fechá-lo... e vice-versa), de modo ao motor não afogar.
To choke, traduzido "à letra", que dizer "estrangular"... ou seja, e como viste, ao puxar o comando do ar, é efectivamente o que estás a fazer, a estrangular a entrada de ar!
Isto acontece nas motos carburadas, dado o controlo da admissão ser feito unicamente de forma mecânica. Nas motos mais modernas, e injectadas, já dispensam o comando do ar (choke), pois o controlo da mistura combustível é feita pela gestão electrónica da admissão.
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Sim, mal seria se não tivesses que "abrir" o ar. Isso significaria que estava com a mistura demasiado rica, o que iria resultar em consumos altos e problemas futuros.