Primeira moto CBF250
#1

Boa tarde,

Estou em vias de comprar a minha primeira mota, uma CBF 250 de 2010 com 35000km.
A mota está em muito bom estado e a unica coisa que tenho a apontar é que para ligar se for a "frio" tem de se abrir um pouco o ar. Mas só a primeira vez.
Lembro-me de quando estava a tirar a carta (sensivelmente 3 anos) ter de fazer isso numa mota CB 250 com já muitos anos.
Isto é alguma coisa que eu tenha de me preocupar no futuro, é normal numa mota com 5 anos?
Alguém pode explicar se é algum problema grave?

Desde já obrigado.
Cumprimentos,
Responder
#2

Não é problema algum! thumbsup
Até creio que essa questão já foi debatida aqui no fórum no tópico da Falcon(a), salvo erro.
É um procedimento normal a ser feito em todos os motores com carburadores.
Eu tenho uma CB500 e tenho que fazer o mesmo mas, assim que começo a andar abro o ar (aquilo a que chamas abrir o ar, na realidade estás a fechá-lo).

Apressa-te a comprá-la e vai connosco no passeio de dia 17 blink

Suzuki SV1000S '04  cool
Responder
#3

Não conheço bem o modelo, mas suponho que seja de carburadores?
Se for, então é normal. A minha antiga R6 também era de carburadores e tinha sempre que abrir o ar para que a mota chegue o mais rápido possível até à temperatura óptima de funcionamento.
Responder
#4

E para isso que ele existe! Isso e um nao problema, compra a vontade.

...
Responder
#5

Isso não é problema.... é regra mesmo! Se o comando do choke lá está na mota, serve para algo. E neste caso é mesmo para ajudar o motor a trabalhar em frio.

O que tu fazes ao puxares o comando do choke (ar), é "estrangular" a entrada de ar, de modo a que a mistura combsutível fiquei mais rica em gasolina, optimazando o funcionamento do motor a frio.

Claro que findos poucos minutos, ou após 1 ou 2 kms, deverás recolher o comando, abrindo o ar (sim, tal como o V.Massa disse, e bem, quando dizes "abrir" o ar, estás na prática a fazer o contrário, a fechá-lo... e vice-versa), de modo ao motor não afogar.

To choke, traduzido "à letra", que dizer "estrangular"... ou seja, e como viste, ao puxar o comando do ar, é efectivamente o que estás a fazer, a estrangular a entrada de ar!

Isto acontece nas motos carburadas, dado o controlo da admissão ser feito unicamente de forma mecânica. Nas motos mais modernas, e injectadas, já dispensam o comando do ar (choke), pois o controlo da mistura combustível é feita pela gestão electrónica da admissão.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#6

Obrigado a todos pelo esclarecimento.
Pensei que só precisa-se "estrangular" o ar em situações muito excepcionais, no caso por exemplo da mota estar muito tempo parada ou no inverno com muito frio.
Sendo habitual/regra fico mais descansado lol
Responder
#7

Sim, mal seria se não tivesses que "abrir" o ar. Isso significaria que estava com a mistura demasiado rica, o que iria resultar em consumos altos e problemas futuros.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)