A dtr não tem baixas
#1

Olá a todos 
A minha dtr está quase toda original de motor, só tem um carburador stage 6 32 mm que só tem a agulha mais larga.
Eu começo a andar com ela em primeira e vou ponto mudanças mas ela não responde nada em baixas mesmo quase nada, acelero e ela não aumenta velocidade,
não é que morra, mas parece q se afoga. Quando á alguma subida seja em que mudança for não tem força para subir, Por exemplo, vou em quarta reduzo para terceira acelero e ela perde muita velocidade e vai a morrer pela subida acima. 
Mas quando to numa mudança e a estrada é plana ou a descer começo a ouvir uma coisa metálica, que começa a fazer esse som lentamente e vai aumentando a frequência desse barulho e quando este barulho fica sem pausas( o barulho é seguido) ai a mota dispara e anda, mas anda que se farta e se eu não tiver cuidado a roda da frente levanta, numa terceira dei uns 100 km/h. 
Eu andei cerca de 30 km com ela sendo que só desparrou uma vez ou doas, não mais que isso e mal desparrava eu não andava nem 5 segundos com ela assim e diminuía logo o punho, andei nestes 30 km em média a uns 30km/hora.
Para além disso ela bebeu-me 5 litros nesta voltinha, eu pensei que pode-se ser do carburador que por só ter a agulha mais grossa( não tem a fina nem a média) então a mota mandasse muito combustível lá para dentro e engasgava a mota e só a alta rotação é que ela comesse aquilo tudo e desparra-se como uma parva. 
Se tiver a dizer algum disparate, peço desculpa que eu ainda não percebo muito disto, mas a única coisa que não está original é só mesmo o carburador. 
Agradecia imenso que me ajudassem.
Obrigado
Responder
#2

Uma pergunta: a panela de escape é de origem ou tens alguma aftermarket?

A questão pode parecer parva, mas nos meus tempos de DT, em determinada altura montei uma Giannelli que resultou num comportamento muito parecido com o que descreves.

A mota perdeu completamente as baixas, mas quando disparava em altas era um exagero e parecia querer levantar a roda.
Igualmente, o som em aceleração ficou mais "metálico" como referes. Parecia que tinha peças soltas a chocalhar dentro da panela.
Como é óbvio, o facto de só andar bem em altas, fez também com que a mota gastasse mais.

Por isso diria que os "sintomas" que descreves, não excluindo outros diagnósticos eventualmente mais certeiros, encaixam no que me aconteceu.
No meu caso o remédio foi voltar a montar a panela de origem, e ficou resolvido.

Se não estiveres nesta situação, e havendo já mexida ao nível de carburador, apontaria para aí... e também não fazia mal veres o estado da vela.
Responder
#3

(05-02-2023 às 21:13)marco.clara Escreveu:  Uma pergunta: a panela de escape é de origem ou tens alguma aftermarket?

A questão pode parecer parva, mas nos meus tempos de DT, em determinada altura montei uma Giannelli que resultou num comportamento muito parecido com o que descreves.

A mota perdeu completamente as baixas, mas quando disparava em altas era um exagero e parecia querer levantar a roda.
Igualmente, o som em aceleração ficou mais "metálico" como referes. Parecia que tinha peças soltas a chocalhar dentro da panela.
Como é óbvio, o facto de só andar bem em altas, fez também com que a mota gastasse mais.

Por isso diria que os "sintomas" que descreves, não excluindo outros diagnósticos eventualmente mais certeiros, encaixam no que me aconteceu.
No meu caso o remédio foi voltar a montar a panela de origem, e ficou resolvido.

Se não estiveres nesta situação, e havendo já mexida ao nível de carburador, apontaria para aí... e também não fazia mal veres o estado da vela.

Não a mota tem um balão dep de uma yz 250, e sim ela tb faz esse barulho que parece peças soltas a rosarem lá dentro eu vou comprar um novo carburador e se o problema continuar já sei onde é que devo de ir verificar obrigado. 
Em relação á vela ela deve estar boa pk a mota deve ter andavo com uma vela nova só uns 200km.
Responder
#4

não estará entrar ar a mais algures entre carburador e o piston, pela falange?
e a posição da agulha, deve ter pelos 3 posições, já montaste agulha com aquele clipzinho na posição mais em cima? fica com menos entrada de combustivel
a vela é a correta? motas a 2 tempos, a velas quentes e frias
Responder
#5

(06-02-2023 às 11:51)7pires Escreveu:  não estará entrar ar a mais algures entre carburador e o piston, pela falange?
e a posição da agulha, deve ter pelos 3 posições, já montaste agulha com aquele clipzinho na posição mais em cima? fica com menos entrada de combustivel
a vela é a correta? motas a 2 tempos, a velas quentes e frias

o carburador não tem 3 posições só tem uma.
Responder
#6

(06-02-2023 às 10:21)dinis Escreveu:  Não a mota tem um balão dep de uma yz 250 (...)

Não tens hipótese de experimentar trocar por uma de origem e ver se o desempenho muda? É que é bem capaz de estar relacionado com isso...
Responder
#7

(06-02-2023 às 18:31)marco.clara Escreveu:  
(06-02-2023 às 10:21)dinis Escreveu:  Não a mota tem um balão dep de uma yz 250 (...)

Não tens hipótese de experimentar trocar por uma de origem e ver se o desempenho muda? É que é bem capaz de estar relacionado com isso...
eu vou te explicar tudo direitinho quando eu comprei a mota ela tinha este carburador um rotor hpi e um cilindro 170. O mecânico disse que o rotor não tinha luz e então mudei toda a tarde elétrica. Depois não tinha filtro de combustível, e parou de funcionar enquanto estava a andar. Limpou-se o carburador e a mota não pegava na mesma. O mecânico abriu o pistom e este estava todo marcado com um rolamento da biela todo bicado por cima, a cabeça tb estava bicada e estava espetado no cilindro um bocado do rolamento da biela. Lá fui eu comprar outro motor. Agora arranhou-se o motor, agora original( 125) e tinha este problema não andava em baixas, só em altas. Como o carburador estava regulado para 170 talvez seja disso, pk a mota esteve sempre com aquele escape. e
Ainda achas que o problema é do escape, que por agora ter um piton 125 não ande? Ou achas que é do carburador? 
e mesmo assim acho que não tenho hipótese que experimentar trocar por um de origem, mas vou ver se consigo arranjar alguém que me possa emprestar um. 
OBg
Responder
#8

Boas.

Logo de início comentei que o diagnóstico poderia não ser o mais certeiro, até porque sou um zé nabo no que diz respeito a mecânica. Ainda assim, até me parece natural que com o retorno à cilindrada original (125 em vez dos 170cc), a mota possa ter um comportamento diferente mantendo o mesmo sistema de escape (o mesmo se aplica à afinação do carburador, é verdade).

Só comentei esta situação da panela porque tive uma experiência com muitos dos "sintomas" que referes, em que essa era a razão, e achei que era bom teres mais uma causa possível para poderes diagnosticar e descartar. Mas honestamente já houve aí tanta mexida que pode ser difícil chegares lá.

Se te é mais fácil experimentar primeiro trocar ou afinar o carburador, siga. O importante é descobrires a causa para resolveres o problema.

V
Responder
#9

Eu tb via o escape. Por acaso o Marco mencionou algo importante.

Quando tive a minha CRM, Aquela merda tinha lá um escape manhoso e a mota mal se mexia, parecia que estava toda fodida. Quando comprei um escape original ou semelhante ao original, cum crl nem dava p acreditar, foi diferença da noite p dia. Numa mota a 2 tempos a escape faz realmente muita diferença.

E aconselho a metres tb um carburador de origem, tb tive um stress no carburador e a mota até ia abaixo quando acelerava. Se o motor já está com a cilindrada certa, o que se segue é o carburador original. Quanto mais se inventa pior é, e para o fazer tem que se perceber bem de que maneira os componentes diferentes vão alterar a performance da mota e se realmente vale a pena.

Essa merda de alterar a mota, a nível do motor, pá é só idiota. Um gajo quer uma 125 a dar 200 e dps da nessas merdas.

Se a mota não tem a performance desejada, está na altura de mudar de mota.
Responder
#10

nas motas a 2 tempos o que deferencia é balão do escape, a ponteira ter de origem ou não é pelo barulho, sendo de origem poderá entupir com execesso de oleo ao longo do tempo

[Imagem: g1eVNGy.gif]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)