24-11-2020 às 20:10
Há uns dias atrás numa brincadeira aqui do fórum deparei-me com um suposto fabricante de motos que me despertou a curiosidade: Troll Motorcycles.
Imaginando logo uma pessoa ou duas a quem poderia recomendar esta marca, mas curioso pelo facto do seu catálogo conter apenas um modelo, só a título de curiosidade fui investigar do que se tratava. As primeiras pesquisas por imagens deixaram-me algo confuso, pois parecia-me uma Ducati... Esgravatando mais um pouco no Dr. Google, surgiu a explicação e uma história interessante, que resolvi partilhar:
De facto existia uma relação com a Supermono da Ducati, uma mota de motor monocilindrico que foi produzida entre 93 e 97, período durante o qual foram fabricadas apenas 67 unidades. Esta mota foi desenhada a pensar no campeonato SOS (Sound of Singles) onde triunfou, além de ganhar um segundo lugar no TT da Ilha de Man e um primeiro lugar da sua classe no Nordwest 200. Na altura o design da mota (por Pierre Terblanche) foi considerado um dos melhores da Ducati, e foi aí que a tal empresa holandesa (Troll) decidiu criar o kit Supertwin Troll. O cliente fornecia o motor (o bicilindrico da SS) e a Troll fornecia o chassis baseado na Supermono (e um fatinho janota a acompanhar). O kit era muito caro e foram fabricadas apenas 13 unidades, sendo que em 2012 apenas havia registo de 7 motas destas a circular (algumas à venda...), todas com motores de 900cc exceto uma (a nr. 13) que tinha um motor de 1000cc.
Fontes:
Top Speed
Behance
As especificações:
Fonte: Motorcycle DB
Deixo aqui mais algumas imagens:
Imaginando logo uma pessoa ou duas a quem poderia recomendar esta marca, mas curioso pelo facto do seu catálogo conter apenas um modelo, só a título de curiosidade fui investigar do que se tratava. As primeiras pesquisas por imagens deixaram-me algo confuso, pois parecia-me uma Ducati... Esgravatando mais um pouco no Dr. Google, surgiu a explicação e uma história interessante, que resolvi partilhar:
De facto existia uma relação com a Supermono da Ducati, uma mota de motor monocilindrico que foi produzida entre 93 e 97, período durante o qual foram fabricadas apenas 67 unidades. Esta mota foi desenhada a pensar no campeonato SOS (Sound of Singles) onde triunfou, além de ganhar um segundo lugar no TT da Ilha de Man e um primeiro lugar da sua classe no Nordwest 200. Na altura o design da mota (por Pierre Terblanche) foi considerado um dos melhores da Ducati, e foi aí que a tal empresa holandesa (Troll) decidiu criar o kit Supertwin Troll. O cliente fornecia o motor (o bicilindrico da SS) e a Troll fornecia o chassis baseado na Supermono (e um fatinho janota a acompanhar). O kit era muito caro e foram fabricadas apenas 13 unidades, sendo que em 2012 apenas havia registo de 7 motas destas a circular (algumas à venda...), todas com motores de 900cc exceto uma (a nr. 13) que tinha um motor de 1000cc.
Fontes:
Top Speed
Behance
As especificações:
Citar:General information
Category: Sport
Year: 2001
Model: Troll Supertwin
Engine and Transmission Specifications
Transmission typefinal drive: Chain
Gearbox: 6-speed
Valves per cylinder: 2
Fuel system: Injection
Bore x stroke: 92.0 x 68.0 mm (3.6 x 2.7 inches)
Torque: 76.00
Power: 79.00
Stroke: 4
Engine type: V2
Capacity: 904.00 ccm (55.16 cubic inches)
Physical measures and capacities
Wheelbase: 1,415 mm (55.7 inches)
Dry weight: 177.0 kg (390.2 pounds)
Troll Supertwin dimensions and frame
Rear brakes diameter: 245 mm (9.6 inches)
Rear brakes: Single disc
Front brakes diameter: 320 mm (12.6 inches)
Front brakes: Dual disc
Rear tyre dimensions: 180/55-ZR17
Front tyre dimensions: 120/65-ZR17
Rear suspension travel: 135 mm (5.3 inches)
Front suspension travel: 120 mm (4.7 inches)
Speed and acceleration
Power/weight ratio: 0.4463 HP/kg
Top speed: 225.0 km/h (139.8 mph)
Fonte: Motorcycle DB
Deixo aqui mais algumas imagens: