Primeira moto
#1

Boas, pessoal ! Acabei de me apresentar noutro tópico e aproveito aqui para ver se me dão algumas dicas do que poderia vir a ser a minha 1a moto. Estou agora a tirar a carta A, já tenho a carta de carro há mais de 10 anos. Adoro isto... Não andei antes em 125cc ou à pendura, mas não me sinto desconfortável e queria começar.

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,65 m
- Peso: 72 kgs
- Idade: 30
- Pendura (S/N): S
- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO

- Estilo preferido: Chopper / Custom / Naked / Touring / Street (não tenho um estilo só... agrada-me mais ou menos tudos, menos trail ou as excessivamente desportivas.... O meu sonho, mais à frente, será ter uma Harley, mas por enquanto, ainda quero desfrutar e aprender, e estou consciente que o budget é limitado)
- Custo (em euro): até 4K
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diario
- Tipo de estrada: urbano
- Numero aproximado de KM:50k

RESUMO:

Olá a todos, apesar de já ter dado algumas informações antes, tenho o bichinho pelas motos faz tempo e este ano, resolvi dar o passo para tirar a carta e poder começar a desfrutar. Tenho carta de carros há 10 anos e nunca tive nenhuma mota. Mas também não me interessam as de 125cc. Queria algo sem muitas limitações, para poder desfrutar. Não vou deixar de andar de carro, até porque também tenho família, com um miúdo pequenino. E continuo a precisar do carro para viagens com ele, e utilização no trabalho. Mas queria uma moto para utilizar durante a semana, nos dias que não preciso do carro (curtas viagens urbanas, entre Lisboa e arredores de Lisboa - Cascais / Sintra / Oeiras). Para curtos passeios ao fim de semana e para fazer uma viagem ou outra durante o ano, por Portugal, e quem sabe mais? Que mota recomendam ?
Confesso-vos que, como já vos disse na descrição, sou fã das Chopper, mais particularmente, das Harley. Aquele ruído atípico faz-me vibrar. Identifico-me com esse género e estilo, mas também estou consciente que estou ainda muito fora do budget, apenas com 4k. Deve dar para uma pessoa começar a divertir-se mas ainda não para chegar ao sonho. O que, por outro lado, não me preocupa, porque quero ganhar experiência e calo, até poder conduzir tudo o que me apetecer e ter uma Harley, quando chegar a altura. 
Tenho visto pelo fórum e a tendência geral, para além de alguns amigos que já andam de moto que a mota ideal para começar seria a Honda CB500, precisamente por ser simples e completa. Mais que suficiente para começar.
Não sou grande fã das motas desportivas, onde estamos todos inclinados. Não querendo dizer com isto que me sinto bloqueado e limitado a uma mota tipo Chopper. Gosto é de motos com história, personalidade e que conseguem atravessar as idades. Já vi modelos antigos, com os quais me identifico.
A questão é que : vejo e ouço mais do mesmo: CB500, CB500 e.... CB500....
Não tenho nada contra. Mas será mesmo a única opção indicada? Não existem alternativas iguais ou melhores, que me possam aconselhar atendendo às minhas características? Tenho visto motos de 500cc até 750cc, não estando necessariamente obcecado com a questão da cilindrada.
Mas fico confuso com tanta opção. Não hei de comprar uma nova, garantidamente uma usada, mas queria boas relações qualidade-preço.
Vi Yamaha XJ600 / Fazer 600. Suzuki GS600 / Bandit 600 / Honda CB500 / CB600 /CBF600 / Kawazaki Vulcan650 / Ducati Monster....
O que acham? Algo mais adequado dentro desses modelos?
Outros modelos nos quais ainda não tenha ponderado?

Obrigado a todos.

E boas voltas
Responder
#2

Tendo em conta o teu gosto por choppers, a Vulcan é uma opção a ter em consideração. Não sei se será a melhor para uso urbano.
A CB600, ou seja, a Hornet dispensa apresentações. Mota mais nervosa desse grupo, sem dúvida.
A Bandit é uma excelente mota, com motor de guerra e baixo custo de manutenção. Tenho uma e adoro. Tem um bom comportamento, não sendo uma desportiva dá para brincar nas nota-se que encontra os limites bem antes de uma Hornet, por exemplo.
A Fazer 600 é muito boa. Não conheço quem as tenha e que dia mal. Talvez esteja muito inflacionada no mercado de usadas.
A XJ600 é das mais limitadas a nível de potência mas para uso urbano não é necessariamente mau. Mais comedida a nível de consumos que as restantes, excepto talvez que a Vulcan.
Ducati Monster terá sempre o problema do valor de peças em caso de necessidade. Sério que houve alturas na marca e mais concretamente no modelo, que padeciam de alguns "quês".
A CB500 é competente mas honestamente acho-a demasiado pão sem sal.
Entre todas, a minha escolha iria para a Hornet ou Bandit, mas pronto, tenho uma Bandit 600 logo a minha parcialidade fica afectada lol.
Em última análise, terás de escolher algo que te encha a alma. Não estás à procura de um mero meio de transporte racional, ou se assim fosse estaríamos a discutir a cor da PCX que ias comprar (que é talvez a melhor 125 urbana no mercado).
Abraço

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
Responder
#3

Boas também ando a procura da minha primeira mota se tudo correr bem irei ter a carta A em breve, e ando a namorar a versys 650 e a tracer 700, mas estou mais inclinado para a versys pela beleza da mota (para o meu gosto claro) e até porque no stand me fazem ambas ao mesmo preço mais euro menos euros mas a versys vem com mais equipamento e outro factor que me agrada mas como ainda não tenho a carta não consigo experimentar nenhuma, ando a procura de testemunhos do pessoal.

Nota: a mota é para uso urbano, mas principalmente para passear e fazer uns kms valentes,

Nota 2: se alguém tiver conhecimento, como é a manutenções, revisões e preços das mesmas? Kawasaki marca premium(valor alto)???

Desde já muito obrigado
Responder
#4

(23-09-2020 às 16:41)MaSSive Escreveu:  Nota 2: se alguém tiver conhecimento, como é a manutenções, revisões e preços das mesmas? Kawasaki marca premium(valor alto)???

Acho que estás a fazer a pergunta errada... acho que devias perguntar qual das duas é mais interessante e divertida (apesar dos conhecidos problemas de suspensão das MT/Tracer).

Mas tens aqui "fregueses" dos dois modelos no fórum que te podem dar uma opinião mais sustentada que a minha.

Entretanto deixo-te aqui "leitura" para te entreteres...
Responder
#5

vitorino... diz-me p.f. que fizeste "copy/paste" dessas listas de algum lado... e que não redigiste isso "from scratch". troll
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)